Apple Watch SE no pulso de mulher com camisa azul e calça jeans

Apple Watch SE vale a pena? Tudo sobre o smartwatch

Descubra se o Apple Watch SE é o smartwatch ideal para você! Para te ajudar, analisamos design e tela, recursos, bateria e, claro, o preço

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O Apple Watch SE não é um modelo tão novo. Ele foi lançado em setembro de 2020, mas ainda é um bom smartwatch intermediário. O aparelho conta, inclusive, com recursos presentes no modelo mais avançado da época do seu lançamento, o Apple Watch Series 6, como o seu sistema de detecção de quedas.

 Três modelos de Apple Watch SE diferentes exposto em mesa de madeira
Conheça tudo sobre o Apple Watch SE (Foto: Shutterstock)

Há muitas versões desse modelo. Elas variam de acordo com o tamanho, tendo o Apple Watch SE 44 mm e 40 mm, com o tipo de conexão, com Wi-Fi e com LTE (rede 4G) e ainda edições especiais. Quer conhecer tudo sobre este smartwatch da Apple? Então confira a nossa análise completa da ficha técnica.

Design e Tela

O Apple Watch SE tem o design muito parecido com o Apple Watch Series 6. Ele tem apenas algumas pequenas diferenças, como o material de construção da caixa. No SE, é todo construído em alumínio 100% reciclado. Ele conta com resistência à água até 50 metros, e tem versões em tamanhos diferentes, de 40 mm e 44 mm, como falamos antes. Está disponível em três cores: cinza espacial, prateada e dourado. Existem ainda edições especiais em parceria com a Nike e com a Loop, que é um tipo de pulseira sem presilhas.

Apple Watch SE preto no fundo branco
Apple Watch SE tem design identico ao Watch Series 6 (Foto: Divulgação/Apple)

A sua tela conta com 1,78 polegadas, tecnologia de retina e resolução 448 x 368 pixels (44 mm) e 324 x 394 (40 mm). Possui ainda brilho suficiente para não sofrer em dias muito iluminados, graças ao seus 1.000 nits de brilho. Além disso, tem proteção Gorilla Glass contra riscos e arranhões. Como ponto negativo, ele não conta com recurso de tela sempre ativa, presente na versão mais cara, que pode incomodar alguns usuários.

Desempenho

O Apple Watch SE conta com o processador Apple S5 SiP, de dois núcleos, que é até duas vezes mais rápido do que o usado no Series 3, mas é até 20% mais lento que o do Series 6. Ele conta ainda com 32 GB de memória interna, o que deve ser suficiente para os seus aplicativos e sai de fábrica com o sistema operacional watchOS 7.0, compatível com a Siri, assistente virtual da Apple, entre outros recursos.

Apple Watch SE branco com imagem de clipe musical e fones de ouvido brancos em fundo branco
Com Apple Watch SE, você pode ouvir suas músicas preferidas (Foto: Divulgação/Apple)

Quer conhecer outro modelo de smartwatch Apple, veja o review do Apple Watch Series 3.

Apps e Funções

O Apple Watch SE conta com diversos aplicativos e recursos voltados para a saúde e qualidade de vida, com acompanhamento para diversos tipos de atividades físicas, como corridas, caminhadas, ioga, bike, HIIT, além de ser compatível com alguns equipamentos de academias.

Para monitorar ainda melhor a sua atividade física, possui monitoramento de frequência cardíaca óptico, que alerta em caso de suspeita de arritmia, e o sistema de detecção de quedas, que faz uma ligação para um contato de emergência caso identifique que houve uma queda grave. Além disso, ele tem monitor da qualidade do sono e alerta de ruído excessivo.

Apple Watch SE com monitoramento de atividade física na tela em fundo branco
Com o Apple Watch SE, você tem monitoramento das atividades físicas (Foto: Divulgação/Apple)

O Apple Watch SE conta com alguns pontos fracos (porém esperados por ser mais em conta), como a ausência de sensores que fazem muito sucesso em outros modelos. Dentre eles, está o oxímetro, que mede o nível de oxigenação do sangue e o eletrocardiograma. Os dois sensores estão presentes no Apple Watch Series 6.

Conectividade e bateria

Como já foi falado, o Apple Watch SE conta com versões com e sem conexão LTE (4G). Nestes modelos, o smartwatch funciona totalmente independente do celular, realizando e recebendo, inclusive, ligações e mensagens. Ele possui ainda conexão Bluetooth 5.0, GPS, Wi-Fi e sistema de pagamento por aproximação (NFC).

Já em relação à bateria, tem autonomia máxima de até 18 horas de uso, o mesmo de outros modelos, como o Series 3 e o Series 6. Mas, como de costume, a fabricante não informa dados mais completos, como a potência da bateria.

Ficha técnica do Apple Watch SE

  • Tela: retina OLED com 1,78 polegadas (1,57 no 40 mm) e touch screen com resolução de 448 x 368 pixels (394 x 324 pixels no 40 mm)
  • Memória: 32GB (memória interna) e 1GB (memória RAM)
  • Processador: Dual-core Apple S5
  • Monitoramentos: oxigênio, pressão, ciclo menstrual, batimentos cardíacos, sono
  • Acompanhamento de atividades físicas: caminhada, corrida, ciclismo, HIIT, entre outros
  • Sensores: Acelerômetro, giroscópio, batimento cardíaco (2ª geração), barômetro, altímetro, bússola, SpO2, VO2max
  • Conectividade: 4G (versão LTE), Wi-Fi e bluetooth 5.0
  • Compatível com: iOS
  • Bateria: 18 horas
  • Notificação de apps: sim
  • Atende ligações: sim
  • Resistência a água: sim
  • Peso: 36.5g

Custo-benefício: vale a pena comprar o Apple Watch SE

Lançado em setembro de 2020 com preço sugerido de R$ 3.799, no modelo mais barato, atualmente se encontra com preços bem mais baixos, a partir de R$ 2.165*. Como falamos, ele conta com bons recursos, sendo uma opção intermediária entre o Watch Series 3 e o Series 6.

Portanto, se não precisa ter os melhores recursos, como oxímetro e ECG, o Apple Watch SE é um bom modelo para você. Já se considera estes recursos fundamentais, a dica é apostar no Watch Series 6. Conheça mais sobre ele, lendo a nossa análise da sua ficha técnica do Apple Watch 6.

Outra boa dica é esperar pelo lançamento do novo modelo da linha, o Apple Watch Series 7, que deve ser lançado em breve. Para saber mais sobre o que esperar deste modelo, veja nosso artigo com tudo que sabemos sobre o Apple Watch 7. Confira abaixo as ofertas do Apple Watch SE:

*Valores coletados em agosto de 2021 que estão sujeitos à mudanças

Gostou do Apple Watch SE, mas ainda não se decidiu? Conheça mais dos outros modelos da Apple. Ou ainda, conheça os modelos de outras marcas, com as nossa listas com os melhores smartwatches do ano, os mais vendidos do momento e os melhores smartwatch fitness. Não sabe a diferença entre Smartband e Smartwatch? Veja as diferenças entre smartwatches e smartbands.