Smartwatch ou smartband: qual é a diferença entre os dispositivos?

Na dúvida de qual é a melhor opção para você? Dá uma olhada

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Smartwatch ou smartband? Os dois são dispositivos wearable, isto é, dispositivos vestíveis e, apesar de suas semelhanças, não são a mesma coisa. Eles têm muitas diferenças entre si. E elas não ficam somente na parte estética: aparecem principalmente nas suas funções e outras características.

Para te ajudar a descobrir todas as diferenças entre estes dois dispositivos, nós do Zoom preparamos um artigo para tirar todas as suas dúvidas, que vai te ajudar a escolher entre quais destes dois você vai comprar. Dê um Zoom e confira as diferenças entre Smartwatch e Smartband.

O que é um Smartwatch?

Conheça as principais características do dispositivo

Um dos modelos mais famosos de Smartwatch é o Apple Watch. Shutterstock.
Um dos modelos mais famosos de Smartwatch é o Apple Watch. Shutterstock.

O Smartwatch tem um design muito parecido com um relógio comum, inclusive alguns modelos têm o display imitando um relógio analógico. Mas as semelhanças com relógios ficam só na parte estética. Eles são muito mais do que isso. Contam com inúmeros recursos, como acesso e interação com as notificações recebidas em seus aplicativos do celular, controle de aplicativos de música, possibilidade de atender as ligações, entre outros.

Um destaque importante do Smartwatch é a sua independência em relação ao celular. Com ele, você não precisa carregar o celular para todos os lugares, pois o próprio relógio inteligente é responsável por acessar os recursos, enquanto a Smartband depende exclusivamente da conexão ao smartphone para realizar as suas funções.

Conheça alguns dos modelos de Smartwatch mais vendidos do momento:

Se quiser saber um pouco mais sobre alguns modelos de smartwatch, veja abaixo a nossa lista com análises de ficha técnica:

O que é uma Smartband?

Conheça as principais características do dispositivo

O modelo mais vendido de Smartband é o Mi Band 5. Shutterstock.
O modelo mais vendido de Smartband é o Mi Band 5. Shutterstock.

A Smartband tem um design que se parece bem mais com uma pulseira do que com um relógio, mas que também conta com as funções tradicionais de um relógio (hora, despertador, cronômetro). Mas as suas principais funções têm um foco maior no monitoramento das atividades físicas. Ele até consegue receber notificações do celular, mas não consegue interagir com elas. Isso sem falar que para isso depende diretamente de conexão entre ele e o smartphone.

Como diferenciais da Smartband em relação aos Smartwatches, ficam a maior potência da sua bateria, que em alguns modelos consegue resistir até 30 dias longe das tomadas, e o seu tamanho e peso bem mais compactos, que são ideais para quem quer um dispositivo para praticar atividades físicas.

Conheça alguns dos modelos de Smartwatch mais vendidos do momento:

Diferenças entre Smartwatch e Smartband

Conheça o que muda entre um dispositivo e outro

As diferenças, como já falamos antes, começam no design. Enquanto a maioria das Smartbands se parecem muito com uma pulseira, os Smartwatches são muito parecidos com relógios comuns. O peso deles também difere muito: como o Smartwatch possui mais recursos, acaba tendo mais componentes internos, tornando-o mais pesado.

Mas as principais diferenças não ficam na parte física, e sim nos seus recursos. Eles têm até características parecidas, mas como já falamos, a Smartband não consegue trabalhar sem uma conexão direta com o celular, enquanto o Smartwatch é independente, conseguindo inclusive além de receber notificações e ligações, interagir com elas.

Mais uma diferença importante fica em relação a bateria, que nas Smartbands, é muito superior, tendo uma autonomia de até 30 dias dependendo do modelo. A bateria dos Smartwatches dura menos, pois eles têm mais recursos. O preço talvez seja uma das diferenças mais marcantes entre estes dois modelos, já que o Smartwatch é muito mais caro que a Smartband normalmente. Isso acontece por todas estas diferenças de recursos que já citamos, além da sua maior independência e um display maior.

Agora que você já entendeu as diferenças entre smartwatch e smartband, confira estas listas exclusivas para te ajudar a comprar:

Em busca de um celular para usar com sua smartband ou smartwatch? Veja abaixo listas de aparelhos:

Crie um Alerta de Preço e receba notificações quando o produto que deseja chegar ao valor que quer pagar. Saiba como aqui: