Zoom indica em Smartwatch

Xiaomi Mi Band 4 vs Amazfit Bip: compare preço e ficha técnica

Smartwatch ou smartband? Descubra qual é o melhor dispositivo Xiaomi para a hora dos seus exercícios.

Xiaomi Mi Band 4
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Usuários que buscam um smartwatch ou uma smartband para monitorar atividades físicas encontram no Amazfit Bip e na Xiaomi Mi Band 4 boas opções de acessórios fitness, com preços que cabem no bolso. Esses aparelhos são alternativas com bom custo-benefício a produtos bem mais caros fabricados por marcas famosas, como Apple e Samsung.

Também chamados de “wearables”, os dispositivos vestíveis da chinesa Xiaomi contam com recursos interessantes para acompanhar esportes e treinos em academia, além das tradicionais funções que mantém você conectado sem precisar estar sempre com o celular na mão.

Para saber qual deles mais combina com o seu dia a dia, veja o comparativo a seguir e conheça detalhes sobre ficha técnica e funções do relógio/pulseira inteligente.

Leia também: Os melhores smartwatches para comprar no Brasil

Mi Band 4Mi Band 4 é a pulseira inteligente da Xiaomi com tela colorida. Imagem: VVVproduct/Shutterstock

Smartwatch vs smartband: qual a diferença entre os dispositivos vestíveis

Em geral, a principal diferença entre pulseiras inteligentes como, a Mi Band 4, e relógios inteligentes, como o Amazfit Bip, está na funcionalidade. A pulseira inteligente costuma a ser mais dependente do celular para funcionar e é projetada para ajudar a monitorar a saúde e treinamentos esportivos.

Já os relógios inteligentes são mais independentes do smartphone e possuem outras funções além das que cuidam da saúde e do desempenho esportivo. Até por isso costumam a ser mais caros.

No entanto, estes dois acessórios têm muitas similaridades e a conclusão de melhor compra acaba sendo decidida nos detalhes. A seguir, entenda mais sobre as fichas técnicas e escolha o melhor companheiro para a sua rotina de exercícios.

Telas: Mi Band 4 inova, mas Amazfit Bip tem display maior

A nova pulseira inteligente da Xiaomi é a primeira da linha Mi Band a apresentar uma tela colorida. O display AMOLED 0,95 polegadas, 39,9% maior em relação à geração anterior, a Mi Band 3. A resolução é de 240 x 120 pixels, suficiente para oferecer uma ótima experiência ao usuário.  O brilho da tela chega até 400 nits e pode ser ajustado pelo usuário. O vidro externo é temperado e tem revestimento anti-impressão digital.

Já o Amazfit Bip tem uma tela com tecnologia menos econômica, TFT LCD, e dimensões maiores: 1,28 polegadas. O painel também é colorido e tem resolução de 176 x 176 pixels. O display do Amazfit Bip é anti-reflexivo mesmo sob a luz solar, de acordo com a fabricante. Assim é mais fácil visualizar as informações enquanto faz uma corrida na praia, por exemplo.

Amazfit BipAmazfit bip tem tela anti-reflexiva. Imagem: Vladimir Pisarenko/Shutterstock

 

Em ambos os casos há diversas opções de watch faces, ou seja, da interface que mostra informações no dispositivo. Outra similaridade é a possibilidade de receber notificações do smartphone sem tirar o aparelho do bolso.

Design: Mi Band 4 é mais discreta, mas Amazfit Bip ganha pontos ao trazer visual do Apple Watch

O visual do Amazfit Bip é bem parecido com o do Apple Watch, o relógio que é a principal referência no mercado de dispositivos vestíveis. Com corpo quadrado e extremidades curvas, a pulseira é feita em silicone e pode ser encontrada em preto, branco, azul e rosa.

Amazfit BipAmazfit Bip tem visual semelhante ao do Apple Watch. Imagem: Roman Arbuzov/Shutterstock


Já a Mi Band 4 tem um formato oval, mais fino e discreto, e as pulseiras são feitas em material emborrachado. Há uma grande variedade de cores disponíveis, desde as tradicionais preta e cinza até cores bem mais vivas e alegres.

Funções para quem quer cuidar da saúde e melhorar o desempenho esportivo

Na questão da saúde e do controle do sono há um empate entre os dois dispositivos. Ambos os aparelhos contam com monitoramento contínuo de frequência cardíaca e alertas de inatividade, inclusive com gráficos analíticos o monitoramento.

No quesito monitoramento esportivo, o Amazfit Bip tem modos de acompanhamento de treinos para corrida ao ar livre, corrida em esteira, ciclismo e caminhada, com estatísticas, como mapas GPS para rastrear tempo, velocidade, ritmo, comprimento da passada, zona de frequência cardíaca, altitude e calorias queimadas.

Mi Band 4Xiaomi Mi Band 4 conta com monitoramento cardíaco. Imagem: Kira Budaieva/Shutterstock

 

Já a Mi Band 4 tem seis modos de treino direto: esteira, exercício, corrida ao ar livre, ciclismo, caminhada e natação. Aliás, a pulseira suporta até 5 ATM de profundidade, ou seja, 50 metros, reconhece cinco tipos diferentes de nado e entrega 12 tipos de relatório.

O smartwatch da Xiaomi tem menor resistência à água, já que a sua certificação IP68 aguenta “apenas” submersão em 1,5 metro de água por até 30 minutos.

A favor do Amazfit Bip está o fato de ele contar com GPS embutido, diferente da Mi Band 4. Para corredores e atletas mais dedicados, isso pode ser um diferencial definitivo.

Compatibilidade e conectividade

A compatibilidade com smartphones não deve gerar dores de cabeça na maioria dos usuários. Ambos se conectam sem problemas a celulares com Android a partir da versão 4.4. Se você tem um iPhone, o Amazfit Bip suporta o sistema iOS a partir da versão 8.0, enquanto a Mi Band 4 suporta o iOS a partir do 9.0.

A conectividade da pulseira é garantida pelo Bluetooth 5.0, mais moderna e eficiente do que a versão 4.0 apresentada pelo relógio inteligente.

Passe muito tempo longe das tomadas

Os dois aparelhos têm incrível duração da bateria, mas o Amazfit Bip promete aguentar mais mais tempo longe das tomadas. De acordo com a fabricante, o relógio permite até 30 dias de uso com uma única carga de 2,5 horas, mas se o usuário não forçar muito, ela pode chegar a até 45 dias.

A Mi Band 4 perde na comparação, oferecendo uma bateria que dura até 20 dias. Quando for necessário recarregar, 2 horas na tomada são suficientes para uma carga completa.

Mi Band 4Mi Band 4 promete até 20 dias de uso longe das tomadas. Imagem: Vera Aksionava/Shutterstock

Preço e custo-benefício: qual wearable é a melhor compra?

Quando comparamos aparelhos diferentes como uma smartband e um smartwatch é bem difícil chegarmos a uma conclusão sobre a melhor compra. Ainda assim, é possível apegar-se a algumas características das fichas técnicas da pulseira e do relógio para avaliar que cada um é mais recomendado para públicos diferentes.

A Mi Band 4 é mais barata, e isso já é uma grande vantagem. A tecnologia superior da tela é um ponto a ser levado em conta, assim como a presença de rastreamento de treinos de natação.

Por outro lado, o GPS embutido no Amazfit Bip faz do relógio uma melhor opção para monitoramento de exercícios ao ar livre. O design mais tradicional também agrada àqueles que querem um dispositivo para ser usado durante todo o dia, seja no trabalho ou no lazer.

Encontre as melhores ofertas para a Xiaomi Mi Band 4 e o Amazfti Bip no Zoom:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em smartwatch