Soundbar TCL TS7010: aparelho 2.1 com suporte Dolby Digital e ótimo custo-benefício

Testamos essa soundbar para ver se ela vale a pena o investimento. Vem ver nossas impressões

Leonor MilitãoEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Assim como uma boa televisão, a soundbar já se tornou indispensável para quem gosta daquele efeito de cinema em casa. Com design minimalista e com quantidade de fios reduzida ao mínimo, o modelo TS7010 da TCL é um dos que mais se destacam no momento.

Para saber se realmente vale a pena, nós testamos essa soundbar de acordo com os critérios de avaliação aqui do Zoom: dimensões, design, potência, entre outros, para você saber se deve investir nela ou não. Já adiantamos que a nota final desse aparelho foi 8!

Quer saber como fazemos os nossos reviews de soundbars? Confira aqui como avaliamos esses aparelhos no Zoom!

Prós e contras da Soundbar TCL TS7010

Confira as diferentes ofertas da TCL TS7010:

Ficha Técnica da soundbar TCL TS7010

Design

De cara, dá para ver que essa soundbar é muito bem acabada. Embora não tenha um design totalmente premium, ela é elegante e discreta - tanto a barra quanto o subwoofer. O tamanho é perfeito para encaixar entre os pés de uma TV de tamanho médio, de 55 polegadas, por exemplo. A barra, unidade principal, tem a frente e os lados revestidos por uma grade metálica; já o topo, as costas e o fundo são de plástico fosco. Atrás, ela possui dois suportes para pendurar - mas, na minha opinião, o cabeamento vai ficar muito aparente caso você decida colocá-lo na parede. Em cima ficam 5 botões - power, volume, bluetooth e fonte. Ainda na frente, há o símbolo da TCL ao meio, em acrílico.

No topo, o soundbar TCL TS7010 tem 5 botões discretos. (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)
No topo, o soundbar TCL TS7010 tem 5 botões discretos. (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)

Já o subwoofer tem 32,8 cm de altura - não é dos menores e ainda se destaca bastante no ambiente, o que, para mim, não é o ideal. Todo ele é revestido em madeira preta - só a parte de trás é de plástico.

Só a parte de trás do subwoofer é feita de plástico (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)
Só a parte de trás do subwoofer é feita de plástico (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)

No geral, gostei - achei o design moderno e compatível com o que a marca costuma fazer.

Confira nessa matéria a lista das melhores soundbars de 2021!

Potência de som

Com potência sonora intermediária (320w), essa soundbar não deixou a desejar. O som é bem equilibrado, com agudos e graves balanceados. Para a minha sala de 25 m², os baixos performaram muito bem. As configurações não permitem fazer muitas alterações e os agudos, por vezes, saem um pouco estridentes demais para o meu gosto - tanto na música quanto em diálogos de filmes ou séries - mas nada grave.

O aparelho possui 3 modos: Cinema, Música ou Notícias, e é nítida a diferença entre eles. Para filmes ou séries, a TS7010 entrega rigor de detalhes, diálogos claros e cenas de ação com som imersivo. Na música, a qualidade também é a de um som imersivo; e no modo Notícias, a fala fica ainda mais acentuada.

O único formato suportado é o Dolby Digital, e o efeito “surround” não é lá essas coisas - afinal, não se trata de um home theater 5.1, por exemplo, que entregaria esse efeito de uma forma nítida. Porém, outras soundbars 2.1 conseguem uma melhor performance.

Conectividade

No quesito de conectividade, essa soundbar possui apenas uma entrada HDMI, uma entrada USB, uma entrada óptica e tem conexão Bluetooth, mas não dá para conectar ao Wi-Fi.

A conectividade da soundbar TCL TS7010 é satisfatória (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)
A conectividade da soundbar TCL TS7010 é satisfatória (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)

Dá para conectar a TV de 3 formas - HDMI, Bluetooth ou cabo óptico. O celular e o notebook também podem ser conectados ao aparelho por bluetooth, USB ou HDMI.

O subwoofer se conecta automaticamente à unidade principal - logo após ligar a barra à energia elétrica, eles se conectam de imediato.

Além disso, a TS7010 vem com um controle remoto simples e intuitivo, com design minimalista e elegante.

Tudo funcionou direitinho e como prometido - nada de mau contato ou delay de conexão.

Custo-benefício

Para uma soundbar na casa dos R$1000, confesso que a TCL TS7010 teve uma performance bem acima do que eu estava esperando. Embora tenha poucos recursos de configuração de som e não seja um modelo premium, essa soundbar entrega som potente, de qualidade, equilibrado e perfeito para ambientes menores, como apartamentos. O modo Cinema surpreendeu - com uma TV à altura, você realmente tem a experiência completa de estar assistindo um filme numa sala de cinema.

Veja aqui as melhores smart TVs 4K de 2021 e invista na melhor opção para criar o seu cinema em casa

Produtos similares

Outras soundbars que se assemelham a essa são a Samsung T555 e a JBL SB160 - ambas com 2.1 canais, faixa de preço parecida e conectividade sem fios, através de Bluetooth. A TCL TS7010 tem um preço mais em conta que a Samsung T555 e possui a mesma potência (320W RMS), já a da JBL é menos potente e um pouco mais cara (110W RMS).

Conclusão

Para concluir, achei essa soundbar ótima, com design bonito, boa potência e som equilibrado e excelente custo-benefício. No entanto, se você procura por um modelo mais sofisticado, por um pouco mais você investe em melhores opções. Assim, avaliamos esse aparelho com nota 8.