Logo Zoom
Logo Zoom

A albumina nada mais é do que uma proteína que pode ser identificada em abundância no nosso organismo, sabia? Aliás, ela também pode ser encontrada em alguns tipos de alimentos como o leite e a clara do ovo. No entanto, seu uso enquanto suplemento já é bastante difundindo entre atletas de diferentes níveis, já que pode agregar uma série de benefícios.

Um dos principais consiste no ganho de massa muscular, além de apresentar um custo-benefício mais atraente quando comparada a outras proteínas concorrentes. Por outro lado, há quem ame ou não a albumina: isso porque ela possui um sabor bem evidente de ovo. Para entender melhor as vantagens, diferenciais e finalidade, siga adiante nesse conteúdo feito com a ajuda da nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela)!

Prefere outras opções de suplementos na rua rotina? Então saiba como escolher o Whey Protein ideal para suas necessidades e perfil.

O que é albumina?

A albumina e uma proteína encontrada na clara de ovo (Foto: Shutterstock)

Mas, afinal, o que é albumina? Como já mencionamos no comecinho desse conteúdo, ela nada mais é do que uma proteína proveniente da clara do ovo – mas, que pode ser encontrada em nosso organismo e em outros alimentos, como o leite, por exemplo.

"Importante dizer que a albumina é constituída por aminoácidos essenciais. É uma proteína sintetizada pelo fígado, abundante no plasma do sangue humano", complementa a nutricionista.

Enquanto suplemento, ela é submetida a alguns processos para ser comercializada. Isso inclui a desidratação e também a pasteurização. O resultado é um pó que entrega um elevado teor proteico. Além disso, a albumina pode ser vendida com sabor artificial (como baunilha, chocolate, morango e outros) ou in natura.

Há ainda a possibilidade de encontrar essa proteína em cápsulas ou até mesmo como um dos ingredientes de outros alimentos proteicos como é o caso das barrinhas, por exemplo.

Albumina: para que serve?

Em linhas gerais, a albumina tem como principal finalidade contribuir para o ganho de massa muscular. Isso se dá justamente pelo elevado valor proteico. Por isso, é interessante realizar seu consumo depois das atividades físicas, que é quando os músculos demandam uma maior quantidade de nutrientes e, principalmente, proteínas.

"Esse ganho de massa magra se dá pela capacidade de promover maior promoção de células musculares. O consumo é recomendado para quem não consegue obter uma boa quantidade dessa proteína só pela alimentação - e é ideal para quem tem intolerância a lactose. Lembrando que o uso de suplementação deve ser realizado com orientação de um nutricionista e de forma individual", destaca Bruna.

Vale ainda mencionar que ela é capaz de fornecer aminoácidos que são fundamentais para o metabolismo. Por fim, ela favorece ainda o fornecimento de energia – algo que é primordial para uma rotina de treinos.

Falando em treinos, conheça as melhores opções pré-treino para obter resultados satisfatórios o quanto antes!

Como tomar albumina? Veja como inserir na dieta

A albumina pode ser consumida como pré-treino ou durante as refeições do dia (Foto: Shutterstock)

Embora a recomendação de como tomar albumina seja sempre após os treinos, há outras formas de manter a proteína na rotina do dia a dia. Uma alternativa é distribuir entre as refeições, ou seja, no café da manhã, lanches, na janta, entre as refeições e, por aí vai! Tudo poderá depender, basicamente, da sua rotina e até mesmo plano alimentar.

De acordo com a nutricionista, não existe uma regra sobre melhor horário, por exemplo - mas é preciso tomar cuidado nas preparações.

"Importante não usar a versão do suplemento em pó em preparações quentes (ou seja, não esquentar). Prefira utilizar em smoothie, vitaminas, sucos, água de coco", explica.

Além disso, como forma de aproveitar essa absorção e melhorar os resultados em recuperação muscular, a nutri indica que ele pode ser ingerido junto a um alimento fonte de carboidrato. "Preparações  como vitaminas são interessantes (exemplo: banana, leite, água de coco, farelo de aveia)", aconselha Bruna.

Então, todo mundo pode consumir a albumina? Tem contraindicação?

Na verdade, é importante dedicar atenção a alguns pontos muito importantes a respeito da albumina. Isso porque, pessoas que tenham alergia ao ovo não podem realizar seu consumo de forma alguma. Do contrário, é comum que os efeitos nocivos tenham relação com problemas na pele, vômito, náuseas, tosse e outros. Para saber se você pode consumir esse suplemento, procure um nutricionista!

Além disso, vale dizer que a suplementação de albumina é realizada em atletas de alto rendimento, porém, a especialista detalha que existem outros casos onde ela é indicada - como em dietas que necessitam de um aporte maior de proteínas. Sempre, claro, com a orientação especializada.

"Assim como qualquer outra substância, mesmo que benéfica, deve ser restringida a doses seguras e que só tragam vantagens e não malefícios ao corpo. No caso da albumina, ela é metabolizada no fígado. Por isso, este é um dos órgãos que mais sofre se a suplementação for feita por muito tempo ou em doses acima das indicadas e sem orientação de um profissional", explica.

Aproveite para conhecer quais os melhores suplementos para ganhar massa muscular.

O glúten é uma preocupação para o consumo dessa proteína?

Para começar, a albumina não possui glúten em sua composição natural. Entretanto, algumas marcas de suplementos podem ser contaminadas (contaminação cruzada) no seu processo industrial. Isso pode acontecer quando o produto é processado por equipamentos que recebem insumos como o trigo, centeio e a cevada.

Por isso, quem possui restrição em relação ao glúten deve sempre ter máxima atenção sobre esse aspecto.

Aproveitando, se você quiser investir na albumina e em outros melhores suplementos na Black Friday, separamos 10 opções para facilitar sua decisão de compra.

Melhores opções de albumina para considerar

A albumina, enquanto suplemento, é consumida em pó para ser misturada ao leite, à água, ao suco ou em outra bebida similar. No mercado, existem algumas opções com preço em conta e diferentes sabores, ajudando na paleatabilidade do produto. Que tal conhecer algumas delas? Veja abaixo:

Albumina Naturovos - Sabor Baunilha

Uma boa opção de albumina é a Naturovos - que pode ser encontrada em diferentes sabores, além da versão in natura. Ela é feita da clara de ovo em pé e indicada para quem procura aumento da massa muscular ou precise consumir grandes quantidades de proteína. Isso porque ela entrega 22g de proteína por porção, além de efeito anticatabólico.

Albumina Profit - Sabor Morango

Por outro lado, aalbumina da Profit pode ser uma opção mais barata e bem eficiente. Essa marca é a que possui uma das maiores quantidade de proteína, sendo 30g por porção, combinado à menor quantidade de carboidratos por dose. Além disso, ela pode ser encontrada em diferentes sabores, tais como chocolate, morango, baunilha e natural. Mas, atenção: o sabor natural possui a melhor composição nutricional desse suplemento.

Albumina Super Albumin Probiótica Pro

Outra opção em conta é a Albumina Super Albumin da Probiótica. No entanto, vale destacar que ela tem a menor dosagem de proteína por porção da lista, fornecendo 11g de proteína por dose. Ainda assim, vale dizer que esse suplemento é adicionado de biotina e pode ser indicado para ser tomado após o treino. Se você não precisar de uma dosagem diária tão alta da albumina, essa opção atenderá perfeitamente!

Afinal, é melhor tomar albumina ou whey protein?

Se bateu a dúvida entre a albumina ou o whey protein, a dica é entender quais são as suas necessidades. Eles são suplementos diferentes - com velocidade de absorção distintas - e a escolha dependerá de cada objetivo, de acordo com a nutricionista.

"A qualidade da proteína composta no whey protein e a velocidade de absorção são melhores, porém ele possui um custo maior. Por outro lado, a albumina possui uma velocidade de absorção lenta e em algumas pessoas pode gerar desconfortos abdominais", explica Bruna.

Considere esses fatores antes de escolher o melhor suplemento para o seu caso - mas, claro, sempre tome a decisão de forma conjunta com o nutricionista!