Colágeno hidrolisado: o que é e como tomar

Saiba mais sobre como tomar colágeno hidrolisado, qual a quantidade e o horário ideal

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Prevenir a flacidez da pele e as dores nas articulações é uma preocupação que pode ser resolvida com a ingestão do colágeno hidrolisado. Esse suplemento alimentar apresenta como função principal estimular a produção de colágeno no organismo, proteína de rápida absorção que mantém a elasticidade da pele e a firmeza das unhas, cabelos, ossos e articulações. E você sabe como tomar colágeno hidrolisado?

Existem duas formas de tomar o colágeno hidrolisado: em pó ou em cápsulas. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados na hora de decidir como amenizar os resultados dessa diminuição (natural) de colágeno produzida pelo corpo. Quer saber mais sobre como tomar, o que é, qual a quantidade certa e o horário ideal para ingerir o colágeno hidrolisado? Veja aqui!

E não se esqueça: é fundamental consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Já sabe qual é o melhor colágeno hidrolisado? Explore já o nosso artigo com os melhores colágenos hidrolisados de 2021!

Entenda como tomar colágeno hidrolisado (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda como tomar colágeno hidrolisado (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Colágeno hidrolisado: o que é?

O colágeno hidrolisado é um suplemento que ativa a elasticidade da pele (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O colágeno hidrolisado é um suplemento que ativa a elasticidade da pele (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo e classificada em duas atividades diferentes: do tipo 1 e 2. O colágeno tipo 1 é a proteína que ativa a elesticidade e firmeza da pele, promovendo o crescimento de novas células. Já o colágeno tipo 2 é responsável por constituir as fibras que sustentam as articulações, músculos e cartilagens, entregando resistência e flexibilidade.

No entanto, com o processo de envelhecimento do corpo, o organismo começa a diminuir gradualmente a produção de colágeno, tornando mais aparentes as marcas de expressão, como as rugas, flacidez e celulites. Por essa razão, a suplementação com colágeno hidrolisado é indicada a partir dos 25 anos. O colágeno hidrolisado traz esse nome porque a quebra das proteínas do colágeno presentes no suplemento acontecem por meio de um processo denominado hidrólise térmica.

Nesse artigo, você entenderá um pouco mais sobre o que é, para que serve, quais os tipos e os benefícios do colágeno hidrolisado. Veja aqui!

Colágeno hidrolisado: como tomar?

O colágeno hidrolisado pode ser tomado em pó ou em cápsulas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O colágeno hidrolisado pode ser tomado em pó ou em cápsulas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Agora que você já sabe o que é, como tomar colágeno hidrolisado? O suplemento pode ser ingerido de duas maneiras diferentes: em cápsulas ou em pó. A escolha entre elas é pessoal e a única diferença é a concentração de colágeno por porção, que é mais alta no formato em pó.

Alguns alimentos com vitaminas A e C, assim como gelatinas e carnes vermelhas ou brancas, podem estimular a absorção e eficácia no consumo a longo prazo do colágeno hidrolisado. Abaixo, nós listamos algumas maneiras de incluir o colágeno hidrolisado na sua dieta:

Colágeno hidrolisado: como tomar em pó?

O colágeno hidrolisado em pó, além de ter maior concentração de colágeno por porção, é também o mais fácil de ser consumido. Vale misturá-lo em bebidas, como batidas, leite e sucos, e até em refeições de sua preferência, desde iogurte até sopas.

Nesse sentido, o colágeno hidrolisado Sanavita é um dos melhores colágenos em pó, pois apresenta uma fórmula exclusiva com peptídeos bioativos de colágeno Verisol. A presença de vitaminas A, C e E promovem uma nutrição de dentro para fora, fortalecem as unhas e os cabelos e aumentam a elasticidade da pele.

Colágeno hidrolisado: como tomar em cápsulas?

Já o colágeno hidrolisado em cápsulas costuma ser mais barato que a opção em pó, e se apresenta como mais versátil. Isso porque você pode escolher engolir a cápsula com o líquido de sua preferência, ou abrir a cásula para ingerir o pó que que tem dentro.

Uma das melhores opções desse suplemento é o colágeno hidrolisado Naära. O diferencial desse produto é a variação de sabores, além de ser rico em vitaminas, zinco e minerais. Outras vantagens que merecem destaque são sua fácil diluição e baixa ingestão de calorias.

Colágeno hidrolisado: qual quantidade tomar por dia?

A quantidade ideal de colágeno hidrolisado vai depender da sua própria necessidade (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A quantidade ideal de colágeno hidrolisado vai depender da sua própria necessidade (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A quantidade diária de colágeno hidrolisado que deve ser ingerida varia conforme a necessidade de cada pessoa. Sendo assim, é necessário conversar com o seu nutricionista para saber o quanto desse suplemento o seu corpo realmente precisa.

Estima-se que o uso do colágeno hidrolisado em menor quantidade é direcionado para fins estéticos, enquanto o uso em quantidade mais elevada vale para o fortalecimento das articulações. Lembre-se apenas que tudo isso vai variar de acordo com a sua necessidade e, é claro, os componentes da fórmula.

Colágeno hidrolisado: qual é o melhor horário?

O melhor horário para tomar colágeno hidrolisado é à noite (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O melhor horário para tomar colágeno hidrolisado é à noite (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Segundo especialistas, o horário mais indicado para tomar colágeno hidrolisado é pela noite, logo após a última refeição do dia. De acordo com eles, os componentes têm melhor absorção pelo organismo durante esse período. Aqui, aproveitamos para lembrar que esse horário também pode variar de acordo com a pessoa. Por isso, consulte um médico antes.

Além disso, fatores como uma alimentação balanceada, uma rotina de exercícios físicos e uma boa noite de sono são cruciais na eficácia de qualquer suplemento, inclusive o colágeno hidrolisado, em seu corpo.

Nesse artigo, nós explicamos um pouco mais sobre o horário ideal de tomar colágeno hidrolisado. Confira agora!

Veja mais: