MCT extraído do coco no formato líquido dentro do frasco

MCT: o que é e para que serve o suplemento?

Entenda o que é MCT, principais benefícios do suplemento e quais opções comprar

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você sabe para que serve o suplemento MCT? O composto feito de triglicerídeos de cadeia média, em tradução livre para o português, é uma fonte de energia essencial para dietas low carb ou cetogênicas. Dentre os benefícios estão o fornecimento de energia e absorção de vitaminas. Mas, não se preocupe, vamos explicar tudo nos detalhes aqui embaixo!

Para te ajudar a entender melhor sobre o MCT, conversamos com a nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela). Veja para o que o suplemento é indicado, quem pode tomar, quais são os benefícios e mais. De quebra, confira boas opções disponíveis no mercado para comprar. Vamos lá conferir?

Buscando opções de proteína? Veja 12 suplementos proteicos para investir em 2022

O que é e para que serve o MCT?

Como adiantamos, o MCT é um termo em inglês para TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média). Sua formulação inclui, basicamente, os ácidos caprílico (C8) e cáprico (C10), uma fonte de gordura que estimula o estado de cetose. Isso é, quando o organismo faz uso da própria gordura corporal como fonte de energia e não o carboidrato.

“O MCT é uma fonte de gordura que estimula o estado de cetose, fazendo com que o organismo utilize essa gordura como fonte de energia. É importante lembrar que o uso deve ser orientado por um profissional nutricionista. Dependendo da forma de ingestão e quantidade de doses, pode levar ao aumento do peso corporal”, explica a nutricionista.

Para quem ele é indicado?

Em linhas gerais, o MCT (TCM) é indicado para quem faz dietas cetogênicas ou low carb, já que o suplemento não possui carboidrato em sua composição.

“O MCT é uma fonte rápida de energia que pode ser incluída em momentos em que não haverá oferta de carboidrato. Ele é indicado em situações específicas e individualizadas, como atletas de alta performance”, diz Bruna.

Quem não pode tomar MCT?

É importante lembrar que todo e qualquer suplemento exige orientação de um profissional. E, assim como os demais, o MCT também possui contraindicações.

“Normalmente, a contraindicação é para pacientes diabéticos descompensados, indivíduos em estado de acidose e cirrose hepática. Consulte seu nutricionista antes de ingerir qualquer tipo de medicamento ou componente. A suplementação não deve ser uma regra, mas, uma pontualidade”, alerta a nutricionista.

Precisando ganhar massa? Veja 6 kits suplementos para ganhar massa muscular e potencialize o resultado do seu treino

Quais são os benefícios desse suplemento?

Se você ainda tem dúvida de quais são os benefícios do MCT, chegou ao lugar certo. O suplemento apresenta dois grandes benefícios: a absorção de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, e o fornecimento de energia, sem aumentar os níveis de glicose no sangue.

Além disso, alguns estudos indicam que o MCT ajuda a melhorar a composição corporal, reduzindo o ganho ou estoque de gordura, aumenta a sensação de saciedade e ainda reduz os níveis de colesterol total e LDL-C e, consequentemente, os riscos vasculares.

Como ingerir o MCT? Existe um horário mais indicado?

Apesar de haver uma orientação, não existe uma regra para a ingestão do suplemento, mas o mais comum é como pré-treino. No entanto, ele também pode ser usado após a prática das atividades.

"Quando usado no pós-treino, é interessante adicionar o suplemento em vitaminas ou sucos. No formato líquido, pode ser adicionado em sopas, cremes e no próprio café (bulletproof coffee). Já para quem tem problemas com o sabor, as opções em cápsulas são as mais recomendadas", detalha.

Você sabe o que é e para que serve a taurina? Leia o nosso artigo e conheça os benefícios do suplemento

4 opções de TCM para comprar

Agora que você já sabe o que é, para que serve e quais são os principais benefícios do TCM, chegou a hora de ver as melhores opções disponíveis no mercado. Bruna lembra que existem algumas formas de MCT no mercado - e, independentemente da escolha, é importante ficar de olho na composição.

"Algumas marcas em pó possuem fontes de carboidratos e proteínas. Se você for vegano ou vegetarino, fique ainda mais atento, pois muitos dos componentes do MCT são fontes de origem animal”, indica a nutricionista.

1. Brain TCM – Pura Vida

A primeira indicação da nossa lista é o Brain TCM da marca Pura Vida. Extraído do óleo de coco virgem através de hidrólise enzimática, o TCM não possui cheiro ou sabor e está em sua forma integral. O produto tem a proporção ideal entre os principais triglicerídeos de cada média, o C8, com 80% e o C10, com 20%.

Enquanto o C8 é absorvido de forma rápida e fornece energia imediata, o C10 proporciona energia estável e duradoura. O Brain TCM está disponível em embalagens de 300ml.

Características do Brain TCM – Pura Vida:

  • Disponível em embalagens de 300ml
  • Não tem cheiro
  • Não tem gosto
  • Extraído do óleo de coco virgem
  • Possui 80% de C8 e 20% de C10

2. MCT Vitafor

O MCT da Vitafor é um produto composto por triglicerídeos de cadeia média, sendo 45% de ácido cáprico e 65% de ácido caprílico. O item não possui sabor e pode ser adicionado nas mais diversas receitas, sejam doces ou salgadas. O produto pode ser ingerido de forma oral ou enteral, e está disponível em embalagens de 500ml.

Características do MCT Vitafor:

  • Disponível em embalagens de 500ml
  • Não possui sabor
  • Possui 45% de ácido cáprico e 65% de ácido caprílico
  • Pode ser ingerido via oral ou enteral

3. MCT Atlhetica Nutrition Cleanlab

O terceiro item da lista é da Atlhetica Nutrition Cleanlab. Disponível em potes de 250g, esse MCT é composto de 40% de ácido cáprico e 60% de ácido caprílico, assim como os demais. O produto em questão não contém açúcar, glúten, corantes, aromas ou adoçantes artificiais.

Características do MCT Athletica Nutrition Cleanlab:

  • Não possui glúten
  • Não contém açúcar ou adoçantes artificiais
  • Não possui aroma
  • Contém 40% de ácido cáprico e 60% de ácido caprílico

4. MCT Oil Powder Go Vegan

Por fim, o último produto da nossa lista é o MCT Oil Powder da Go Vegan. Esse produto está disponível na versão em pó, em embalagens de 300g. O MCT Go Vegan é retirado da parte branca do coco. Sua composição é de 70% de ácido caprílico e 30% de ácido cáprico, e possui alta solubilidade e estabilidade, podendo ser misturado às receitas. Ele não tem adoçantes artificiais, glúten ou aromatizantes artificiais. Vegano, o produto não tem sabor.

Características do MCT Oil Powder Go Vegan:

  • Composto por ingredientes funcionais
  • Não contém glúten
  • Não possui adoçantes artificiais ou aromatizantes artificiais
  • Sem sabor
  • Vegano

É vegano? Então confira as melhores opções de whey protein vegano disponíveis no mercado