Colágeno hidrolisado: qual o melhor horário para tomar colágeno?

Explore já qual o melhor horário para tomar colágeno hidrolisado

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

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Saber como tomar colágeno é o primeiro passo para que os resultados associados ao seu consumo sejam alcançados. O colágeno é um aliado para minimizar a flacidez e os sinais provenientes do envelhecimento. Além disso, ele também pode agregar benefícios para a saúde e o bem-estar de um modo geral. Nesse sentido, o ideal é entender como aproveitar os benefícios do colágeno por meio do uso correto.

A suplementação com colágeno contribui na prevenção do envelhecimento da pele, unhas, cabelos, ossos e articulações. Isso porque essa é uma proteína que está presente no organismo com a função de sustentar e manter as células unidas. Quer saber mais sobre qual é o melhor horário para tomar colágeno hidrolisado? Dê um Zoom e confira!

E lembre-se que é fundamental consultar o seu nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Já sabe qual é o melhor colágeno hidrolisado? Explore já o nosso artigo com os melhores colágenos hidrolisados de 2021!

Veja qual é o melhor horário para tomar colágeno (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja qual é o melhor horário para tomar colágeno (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que é colágeno?

O colágeno ajuda na elasticidade e na resistência da pele, cabelos e unhas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O colágeno ajuda na elasticidade e na resistência da pele, cabelos e unhas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A formação do colágeno é composta de proteínas e aminoácidos. Juntos, eles têm a função de manter as células unidas, ou seja, preservar a flexibilidade e a mobilidade do nosso corpo. Com a idade, o organismo passa a produzir uma quantidade menor dessas células. Logo, a reposição através de suplementação é indicada para auxiliar na formação do sistema de fibras.

O colágeno refere-se a uma proteína com capacidade de rápida absorção e que pode ser identificada naturalmente no organismo. Essa proteína apresenta papel fundamental na manutenção da elasticidade e resistência da pele, cabelos e unhas.

Por outro lado, essa proteína também é capaz de constituir as fibras que mantém a sustentação de outros tecidos do corpo, como os ossos, tendões, músculos e articulações.

É importante destacar que a atividade associada a essa proteína em nosso corpo é estabelecida por dois tipos de colágeno. Veja alguns exemplos:

  • Colágeno tipo 1: associado à firmeza e à elasticidade da pele;
  • Colágeno tipo 2: encontrado na cartilagem e nas articulações.

Para que serve o colágeno?

O colágeno auxilia a prevenir o envelhecimento precoce (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O colágeno auxilia a prevenir o envelhecimento precoce (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se você está se perguntando para que serve o colágeno, a resposta é justamente promover a elasticidade e a resistência. O colágeno é responsável pela formação e sustentação da pele, tecidos e ossos. Na juventude, o corpo o produz em quantidade suficiente, mas, com o envelhecimento, essa produção diminui. Com isso, surgem as rugas, a flacidez e as celulites ficam mais aparentes.

A suplementação com colágeno é indicada a partir dos 25 anos, como prevenção aos resultados negativos que sua falta implica. Entre os 25 e 30 anos, a produção de colágeno no corpo humano sofre uma diminuição natural. Por isso, é interessante entender como tomar colágeno e fazer a reposição dessa proteína não somente pelo valor estético, mas pela saúde e funcionamento das cartilagens.

Entenda melhor para que serve e quais os benefícios do colágeno nesse artigo que preparamos para você!

Quais são os benefícios do colágeno?

O colágeno traz benefícios para pele, cabelos, unhas e articulações (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O colágeno traz benefícios para pele, cabelos, unhas e articulações (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A extensa lista de benefícios do colágeno é o que justifica sua popularidade. Ele contribui com a melhora da saúde da pele, ajuda a aliviar dores nas articulações, pode impedir a perda óssea, age na massa muscular e promove a saúde do coração. Tudo isso somado ao fato de que ele pode ser indicado para pessoas diagnosticadas com problemas de artrite, osteoporose e artrose, por exemplo.

Existem diversos benefícios associados à suplementação alimentar com colágeno. Entre os mais evidentes, podemos destacar:

  • Aspecto da pele mais bonito e com mais hidratação e firmeza;
  • Unhas fortalecidas;
  • Cabelos também fortalecidos;
  • Contribui para tratar os efeitos da flacidez;
  • Ajuda na proteção e evita o desgaste das articulações;
  • Permite minimizar os efeitos do envelhecimento precoce;
  • É um aliado no tratamento da osteoporose e outras patologias.

É importante lembrar que todos esses benefícios do colágeno podem ser potencializados com a união de hábitos saudáveis na rotina. Isso inclui, por exemplo, uma alimentação equilibrada e a realização de atividades físicas.

Qual é o melhor colágeno?

O melhor colágeno deve atender às suas necessidades reais (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O melhor colágeno deve atender às suas necessidades reais (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Caso você queira entender qual é o melhor colágeno, saiba que o melhor colágeno é justamente aquele que atende aos seus objetivos pessoais e, principalmente, necessidades reais. Existem suplementos disponíveis no mercado que reúnem diferenciais e ingredientes que potencializam ainda mais os resultados.

Além disso, é possível encontrar suplementos com colágeno tipo 2, hidrolisado, em cápsulas ou em pó. Outra variedade são os cremes hidratantes, que investem na proteína em sua composição. Veja algumas dicas para encontrar o melhor colágeno para seus objetivos e necessidades:

  • Na hora de saber como tomar colágeno, prefira aqueles que possuam peptídeos de colágeno. Essa opção é mais eficiente, uma vez que permite uma rápida absorção. Isso acontece porque os peptídeos de colágeno resultam da quebra das proteínas em partículas reduzidas;
  • Fórmulas com vitaminas e ausência de corantes, açúcares e carboidratos agregam mais benefícios e uma absorção eficiente, principalmente se tratando das vitaminas A, B e C.

Quer saber qual é o melhor colágeno hidrolisado? Descubra aqui 7 opções para você!

Como tomar colágeno?

O colágeno pode ser tomado, principalmente, em pó ou em cápsulas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O colágeno pode ser tomado, principalmente, em pó ou em cápsulas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O colágeno é apresentado, principalmente, de duas formas: em cápsula e em pó. A diferença predominante é a concentração de colágeno por porção, que é maior nas opções em pó. Além disso, o suplemento em pó é mais fácil de ser consumido, basta misturá-lo em bebidas e refeições de sua preferência. Já as vantagens do colágeno em cápsulas é que ele é mais barato e fácil de transportar.

E como tomar colágeno? A quantidade de proteína de colágeno que deve ser ingerida varia de pessoa para pessoa. Por isso, é necessário conversar com o seu nutricionista para saber se o seu corpo realmente precisa dessa suplementação. De maneira geral, estima-se um uso menor em quantidade para fins estéticos e um uso maior em quantidade para o fortalecimento das articulações.

Qual é o melhor horário para tomar colágeno?

O colágeno deve ser tomado à noite, após a última refeição do dia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O colágeno deve ser tomado à noite, após a última refeição do dia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O melhor horário para tomar colágeno costuma ser na parte da noite, logo após o jantar, a última refeição do dia. Segundo especialistas, seus componentes têm melhor absorção pelo organismo durante esse período. Aqui, aproveitamos para lembrar que uma alimentação balanceada, uma rotina de exercícios físicos e uma boa noite de sono são importantes na efetividade do colágeno em seu corpo.

Alguns alimentos com vitaminas A e C, assim como gelatinas e carnes vermelhas ou brancas, podem ajudar no êxito do composto e garantir mais eficácia no uso a longo prazo. Tudo isso para favorecer a sua saúde e bem-estar. Ah, e não se esqueça de procurar o seu nutricionista antes de iniciar qualquer medicação contínua, viu?

Nesse artigo, nós explicamos um pouco mais sobre como tomar colágeno, bem como a quantidade ideal e o horário certo. Confira agora!

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