Suplementos para ganho de massa em pó e em cápsula em cima de uma mesa

Os melhores suplementos para ganhar massa muscular, de acordo com uma nutricionista

Whey Protein, Creatina, BCAA... Saiba quais são as marcas de suplemento para ganhar massa muscular que mais se destacam segundo a profissional

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

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Você começou a treinar e não vê a hora de melhorar o shape com mais definição nos músculos? Se sim, provavelmente a pergunta "O que devo tomar como suplemento para ganhar massa muscular?" já tenha surgido na cabeça. Ainda mais considerando o tanto de produtos disponíveis no mercado com essa finalidade, né? Essa dúvida também bateu por aqui e, por isso, pedimos a indicação de uma especialista, a nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela).

Ela não só explicou quais são os melhores tipos de suplementos para quem treina e quer tonificar os músculos, como também nos ajudou a listar os melhores produtos do mercado para essa finalidade. Confira as dicas da profissional abaixo, mas não se esqueça: o ideal é utilizar os suplementos para ganhar massa muscular apenas após uma avaliação completa do seu nutricionista, ok?

Medidor de suplemento muscular cheio de whey protein ao lado de cápsulas
Foto: Reprodução Shutterstock

Quais são os suplementos indicados para ganhar massa muscular?

Basta entrar num site ou loja de suplementos para ver a quantidade quase infinita de produtos para ganho de massa. Por isso, pode até parecer confuso escolher o melhor num primeiro momento. Mas você sabia que nem todos são, de fato, eficazes para essa tarefa? De acordo com Bruna, quem está começando a fazer uma atividade física com foco em ganho de massa magra deve procurar por:

  • Whey Protein
  • Creatina
  • BCAA
  • Maltodextrina
  • Albumina

No entanto, a nutricionista reforça que BCAA, maltodextrina e albumina são suplementos que podem auxiliar no ganho muscular e manutenção de massa magra. Ainda assim, na prática, eles não são específicos para essa finalidade. Dentre todos, o Whey e a Creatina são os dois mais estudados como reais aliadas do ganho de massa! Dito isto, que tal descobrir qual são as melhores marcas de cada um? A gente te conta abaixo!

Whey Protein é um dos melhores suplementos para hipertrofia

Homem preparando shake de whey protein
Foto: Reprodução Shutterstock

Ou você já ouviu falar do Whey Protein ou nunca pesquisou sobre ganho de massa magra antes. É ou não é assim? O Whey Protein é o suplemento para ganhar massa muscular mais famoso entre atletas e fãs de academia que querem tonificar os músculos do corpo. Ele tem como base a proteína do soro do leite, e atua dando justamente uma dose extra de proteína ao corpo, o que ajuda a potencializar a formação de massa magra e a recuperação muscular após os exercícios.

Na prática, o suplemento Whey Protein pode ter três versões: o Whey hidrolisado, que consegue ser absorvido mais rapidamente pelo corpo, o Whey isolado, que tem menos gorduras e lactose na composição, e o Whey concentrado, que tem mais gorduras. Aqui abaixo, separamos as melhores opções de Whey Protein segundo a nutricionista!

1. Whey Protein Hidrolisado Dux Nutrition

Por que é bom? Este é um produto com ótima qualidade, de uma marca vem ganhando espaço no mercado graças a suas altas concentrações de proteína. Por porção, é possível ingerir 25g de proteína e 6,1g de BCAA. Além disso, os sabores são palatáveis, podendo ser na versão chocolate ou baunilha.

Palavra da nutri: "Além da vantagem na quantidade de proteína por porção e uma alta concentração de BCAA associado ao suplemento, esse Whey Protein também apresenta uma boa quantidade glutamina (4,6g)."

2. Whey Protein Isolado Max Titanium

Por que é bom? Enquanto suplemento para ganhar massa muscular, mesmo tendo alta concentração de proteínas, ele conta com baixa concentração de carboidratos. Isso pode ajudar a equilibrar algumas dietas para perda de peso. Além disso, o Whey Protein Isolado da Max Titanium tem proteína de alto valor biológico e de ótima digestão e absorção no pós treino. Em uma porção de 30g, 26g são proteínas e 5,1g são BCAA.

Palavra da nutri: "A quantidade de carboidrato baixa é ideal para se adequar a dietas mais restritivas de carboidrato, e a alta concentração de proteína cumpre com o objetivo de aumento de massa magra."

3. Whey Protein Concentrado Integralmedica (Whey 100% Pure Pouch)

Por que é bom? Esse produto entra na lista como uma opção de suplemento para ganhar massa muscular bem equilibrada de proteínas, BCAA e Glutamina por porção. Prova disso é que em uma porção diária de 30g, é possível encontrar 21g deproteína, 4,7g de BCAA e 3,3g de glutamina.

Palavra da nutri: "É o melhor custo e benefício até o momento, e tem uma boa proporção de proteínas, BCAA, glutamina e carboidrato por porção. Atende muito bem pessoas e atletas que treinam com intensidade alta."

4. Proteína Vegana Sport Protein - Mother

Por que é bom? Se você aderiu a dieta vegana, vale a pena dar uma chance a esse suplemento para ganhar massa muscular. Mesmo não tenho nada de origem ou derivado de animal, ele tem ótimas concentrações de proteínas e baixas de carboidrato. Na prática, em uma porção de 31g, você ingere 23g de proteína, 2,3g de carboidrato e 5g de BCAA.

Palavra da nutri: "É uma boa opção vegana, criada a partir da proteína de ervilha. Tem ótima quantidade de proteína por porção (23g em 31g) e uma baixa concentração de carboidrato, além da adição de óleo de chia (rico em ômega-3). A única ressalva está na adição de stévia, o que melhora a palatabilidade do produto e aceitação."

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Creatina é uma ótima opção de suplemento para ganhar massa muscular

Pote de creatina ao lado de medidor cheio de creatina
Foto: Reprodução Shutterstock

Junto ao Whey Protein, a Creatina é um dos produtos mais populares entre pessoas que treinam e buscam opções de suplemento para ganhar massa muscular. Ele tem função principalmente focada na performance de quem treina, justamente porque age fornecendo energia para o corpo durante os exercícios.

Assim, a creatina é recomendada como suplemento para quem busca aumento de força, resistência e, claro, ganho de músculos. Mas, afinal, qual é a melhor creatina? A Nutricionista fez uma seleção que você confere abaixo:

1. Creafort (VitaFor)

Por que é bom? Essa é uma opção de creatina para quem busca marca renomada e ótimo custo-benefício. Ela auxilia no aumento de força em exercícios de alta intensidade em curta duração - o que ajuda bastante nos treinos. Vale destacar que a versão em pó possui uma recomendação de dose diária de 3g, mas essa porção deve ser orientada por um nutricionista, individualmente.

Palavra da nutri: "Esse é um suplemento puro, 100% creatina monohidratada simples mais pura e de ótima qualidade. Além disso, tem o selo internacional (Creapure), que ajuda a garantir ainda mais qualidade e segurança."

2. Creatine Creapure Evolution Series - Athletica Nutrition

Por que é bom? Também reconhecida com o selo Creapure, essa opção de creatina vem se mostrando promissora. Estudos com a marca indicam o aumento de massa muscular e auxilia na manutenção da massa magra - uma informação animadora para quem quer ter mais segurança antes de investir no produto.

Palavra da nutri: "Se trata de um produto certificado que ele também conta com 100% creatina monohidratada simples mais pura. A marca oferece uma durabilidade interessante de 3 meses, segundo o fabricante."

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3. Creatina em cápsula Probiótica (Creatina Caps Probiótica)

Por que é bom? Se você tem dificuldade em tomar esse suplemento para ganhar massa muscular na versão em pó, vale dar uma chance para a probiótica em cápsula. Ela é do tipo creatina micronizada - ou seja, que passa por um processo de “quebra” dos seus cristais em partículas até 10x menores do que a versão monohidratada. Por isso, inclusive, ela tem um custo mais elevado. A dose recomendada pelo fornecedor é de 4 cápsulas por dia, durante o período de um mês e meio.

Palavra da nutri: "É uma alternativa de creatina para pessoas que possuem alguma resistência ao consumo da creatina em pó. Além disso, uma ótima opção para treinos de curta duração com alta intensidade, auxiliando no aumento de músculos e manutenção de massa magra."

BCAA é o aliado para melhorar o desempenho nos treinos e tonificar músculos

Mulher segurando copo de água e cápsulas
Foto: Reprodução Shutterstock

Já ouviu falar no BCAA? Segundo Bruna, ele é composto por leucina, isoleucina e valina - todos aminoácidos que não são produzidos pelo organismo. Eles ajudam a melhorar o desempenho de quem pratica atividades físicas, evitando a fadiga durante os treinos.

Importante lembrar que o composto presente no BCAA costuma ser adquirido por meio da alimentação - e por esses aminoácidos estarem presentes em carnes, ovos, feijões, leites e derivados, boa parte das necessidades já são supridas no dia a dia. No entanto, em situações específicas, pode ser necessário investir nesse suplemento para ganho de massa muscular - se esse for o seu caso, veja só as indicações da profissional na lista abaixo!

"Só é importante lembrar que se já houver o consumo de Whey Protein, a suplementação de BCAA provavelmente não será necessária. Boa parte das marcas de Whey Protein já contém os aminoácidos (BCAA) na composição. Vale olhar a embalagem para tirar a dúvida", destaca Bruna.

1. BCAA Max Titanium Cápsula (BCAA 2400 Max Titanium)

Por que é bom? Embora o investimento seja um pouco alto, a marca Max Titanium é considerada confiável e segura. Uma boa aliada para quem busca esse tipo de suplemento para ganhar massa muscular. Com o uso contínuo, ela melhora a resistência e desempenho durante os treinos, o que ajuda a acelerar o processo de ganho de massa magra e músculos.

Palavra da nutri: "Essa é uma marca renomada no mercado e, especificamente falando sobre o BCAA, é um bom negócio. Vale destacar que esse suplemento possui uma ótima quantidade leucina por porção. Em 4 cápsulas, você ingere 1g de leucina de uma vez."

2. BCAA ApisNutri Vegan

Por que é bom? Para quem tem restrição de produtos com ingredientes de origem animal, esse BCAA entra como uma boa alternativa. No entanto, vale só destacar que ele tem a quantidade de leucina um pouco inferior a outros suplementos para ganho de massa muscular (6 cápsulas entregam 0,8g do aminoácido).

Palavra da nutri: "A quantidade de leucina é um pouco inferior comparada aos outros produtos de origem animal, mas ele traz ainda uma dose de Vitamina B6 que pode ser bem vantajosa para o metabolismo."

3. BCAA Black Line da Optimum Nutrition

Por que é bom? Para quem busca um versão em pó do BCAA, essa é de qualidade ótima. O Black Line da Optimum Nutrition aumenta resistência e auxilia na prevenção do catabolismo - processo em que o corpo tira energia dos músculos, perdendo massa magra. O legal é que basta uma dose de 3g para ter 1g de leucina na alimentação.

Palavra da nutri: "A quantidade de leucina por cápsula é mais baixa, porém, dependendo das necessidades, é possível aumentar a ingestão e, assim, aumentar a dosagem de leucina. Outra vantagem é que ele também possui vitamina B6 na composição."

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Maltodextrina é o suplemento para ganhar massa muscular que ajuda a repor energia

Maltodextrina e um medidor repleto do suplemento em superfície azul
Foto: Reprodução Shutterstock

A maltodextrina é uma fonte pura de carboidrato muito comum no meio esportivo quando há necessidade de uma rápida reposição de energia. Ela é um amido hidrolisado que consegue ser absorvido bem rapidamente pelo corpo, dando energia para os músculos enquanto estamos no treino.

Importante lembrar que, junto a isso, esse suplemento para ganhar massa muscular ajuda a diminuir o cansaço, os danos musculares após o treino e dá uma força para a recuperação pós-atividades físicas. Está em busca de hipertrofia e quer encontrar a melhor marca de maltodextrina? Confira só a indicação da profissional.

1. Athletica Nutrition Maltodextrin

Por que é bom? Sabia que esse produto pode ser combinado a outros suplementos, como o Whey Protein? Juntos, eles ajudam no processo de ganho de músculo, garantindo um treino mais eficiente, com resultados cada vez mais visíveis.

Palavra da nutri: "Esse produto pode ser uma melhor opção para pessoas com dificuldade de encaixar a maltodextrina na dieta. Isso porque ele é um suplemento com diferentes opções de sabores, facilitando a sua aceitação e variação de preparação e utilização."

2. Max Titanium New Up Gel Power

Por que é bom? Quem precisa de mais praticidade no dia a dia podem aproveitar essa opção de maltodextrina. Tudo porque, por ser em gel, ela é bem fácil de armazenar e usar. Em cada sachê contém 30g, sendo 51 mg de potássio e 13 mg de vitamina C.

Palavra da nutri: "Este é um suplemento rápido, de absorção rápida e com facilidade de uso por ser sachê. Uma opção prática em gel que é ótima para praticantes de algumas modalidades, como o ciclismo, por exemplo."

Essa opção é mais prática para você? Então confira aqui no link as ofertas do Max Titanium New Up Gel Power

Albumina ajuda no ganho de massa magra e recuperação dos músculos

Pó de albumina em mesa branca com medidor ao lado
Foto: Reprodução Shutterstock

Outro suplemento para ganhar massa muscular pra lá de famoso é a albumina. Ela é constituída por vários aminoácidos essenciais e, por isso, podemos obtê-la ou pela alimentação, ou pela suplementação.

A albumina é uma proteína que facilita o transporte dos aminoácidos direto para o tecido muscular, auxiliando na construção e recuperação dos músculos. Ou seja, ideal para a hipertrofia!

De acordo com a nutricionista Bruna, a suplementação da albumina em pó, especificamente, favorece bastante ganho de massa - tudo por conta da facilidade no transporte dentro do corpo. Então, que tal ver as melhores opções de albumina? Confere só o que indica a profissional!

1. Max Titanium Albumina Albumax

Por que é bom? Dentre as opções de albumina, essa é uma das alternativas com melhor custo-benefício. O Albumax da Max Titanium pode ser encontrado em sabores diversos (o ajuda pessoas que não conseguem consumir a versão neutra desse suplemento para ganho de massa muscular); Em uma dose de 22,5g, você consome 17g de proteína e 1,2g de carboidrato.

Palavra da nutri: "A quantidade proteína por dose é razoável, porém a quantidade de carboidratos por dose é baixa. Sendo assim, ele se torna um bom suplemento para pessoas que não precisam de uma reposição tão alta de proteínas."

2. Albumina Pro-Fit

Por que é bom? Este é um produto de qualidade, que possui um bom parâmetro de proteínas - sendo 21g por porção. Para quem busca na albumina uma boa alidada como suplemento para ganhar massa muscular, a opção da marca Pro-Fit é uma das mais indicadas. Além disso, importante lembrar que esse produto ainda é enriquecido com Biotina (Vitamina B7).

Palavra da nutri: "Esse produto possui sabores como chocolate, morango, doce de leite, paçoca e natural. Isso facilita muito a vida de pessoas que possuem resistência ou alguma intercorrência ao consumir suplementos para ganhar massa muscular."

Segundo o Código de Ética (Conselho Federal de Nutrição): ‘’Art. 59 É direito do nutricionista fazer uso de embalagens para fins de atividades de orientação, educação alimentar e nutricional e em atividades de formação profissional, desde que utilize mais de uma marca, empresa ou indústria do mesmo tipo de alimento, produto alimentício, suplemento nutricional e fitoterápico e que não configure conflito de interesses’.’