Mulher negra segurando um comprimido de vitamina

Vitamina para crescer cabelo: 8 melhores opções para tomar

Conheça as melhores ofertas de vitamina para crescer cabelo e veja como ela pode ser uma aliada dos cabelos longos e saudáveis

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Se a missão é ter cabelos longos e saudáveis, mas os obstáculos são fios opacos e fracos, a vitamina para crescer cabelo pode ser uma ótima aliada. Sabia que cabelos visivelmente mais ralos ou quebrando com mais facilidade podem ser um sinal de falta de nutrientes? Nesses casos, começar o uso de suplementos vitamínicos específicos é a melhor forma de estimular o crescimento, força e saúde dos fios.

Hoje, já existem diferentes tipos de produto para melhorar a aparência dos fios, mas que tal conhecer quais são as melhores opções de vitamina para crescer o cabelo? Separamos uma lista com as ofertas e, além disso, completamos o texto com dicas da especialista Anna Dorneles (@hair.adorneles), que é cabeleireira, para você ficar de olho na hora da compra. Aproveite!

Tem cabelos cacheados? Aposte também no cuidado diário com os melhores cremes para esse tipo de fio indicados neste link

Tipos de vitaminas para o cabelo crescer que você deve procurar nos produtos:

Antes de fazer uma compra de uma vitamina para crescer cabelo, é importante ter em mente quais tipos procurar na composição dos suplementos.

"O cabelo necessita de determinadas vitaminas e nutrientes para crescer saudável - e a falta deles pode causar queda e deixar o crescimento mais lento", destaca Anna.

E você, sabe quais são esses nutrientes? Algumas vitaminas atuam diretamente na nutrição dos fios, e podem reduzir a queda, aumentar o volume ou até mesmo retardar o surgimento de fios brancos. Abaixo, confira algumas das principais vitaminas para crescer cabelo indicadas pela especialista a e entenda como elas atuam no organismo:

- Vitamina A ou retinol: tem papel importante na renovação celular e crescimento dos fios;

- Vitamina B7 ou biotina: responsável por ajudar na absorção de nutrientes e têm influencia no fortalecimento e crescimento saudável dos cabelos e das unhas;

- Vitamina D: tem função antioxidante e anti-inflamatória e atua na saúde do couro cabeludo, bem onde os fios se desenvolvem;

- Vitamina C: também tem função antioxidante e é uma das principais responsáveis pela formação dos fios de cabelo no couro cabeludo;

- Vitamina E: ajuda a evitar o envelhecimento das células que são responsáveis pela saúde do cabelo e do couro cabeludo.

Quer saber mais sobre a Biotina? Clique aqui e veja o que é, para que serve, quais os benefícios e como tomar!

Qual a melhor vitamina para o cabelo crescer mais rápido?

Agora que você já sabe o que procurar na composição dos suplementos para cabelos, chegou a hora de conhecer alguns deles. As opções variam bastante em diferentes aspectos, especialmente no preço. Para ajudar na escolha, confira os exemplos na lista com as melhores vitaminas para crescer cabelo do mercado:

1. Pantogar

De acordo com a bula, Pantogar exerce um efeito positivo sobre o crescimento dos cabelos e das unhas, assim como sobre a cor dos cabelos. Ele é indicado para pessoas que percebem o cabelo enfraquecido, fino, quebradiço ou opaco; que estejam com cabelos danificados pela luz do sol e que queiram estimular o crescimento das madeixas. Na prática, a duração média do tratamento é de 3 a 6 meses.

Principais vitaminas e nutrientes do produto: queratina, cistina, ácido paraminobenzoico, nitrato de tiamina e pantotenato de cálcio;

Indicação de uso: 1 cápsula, 3 vezes ao dia (sem ultrapassar esse limite diário!);

Contras:

- Não é indicado para alérgicos a qualquer um dos componentes da fórmula;

- O tratamento não é dos mais baratos e requer um pouco mais de investimento.

2. Lavitan Hair

Quem busca uma vitamina para crescer cabelo de uso adulto (para homens e mulheres) pode considerar o Lavitan Hair na lista de opções. O suplemento é indicado para ajudar no crescimento do cabelo saudável, redução da queda, além do fortalecimento dos fios e unhas. Uma das maiores vantagens do Lavitan, por sinal, é o preço mais acessível.

Principais vitaminas e nutrientes do produto: Vitamina B6, biotina, zinco, selênio e cromo;

Indicação de uso: 1 cápsula por dia

Contras:

- Não é indicado para gestantes e lactantes.

3. Imecap Hair

Outra opção para quem busca uma vitamina para crescer o cabelo com preço em conta é o Imecap Hair. No entanto, é importante dizer que esse produto promete agir no bulbo capilar - ou seja, a diferença será notada nos fios que vão nascer durante o tratamento. Assim, ele é ideal para quem quer estimular o crescimento dos cabelos, aumentando o volume e combatendo a queda.

Principais vitaminas e nutrientes do produto: Vitamina B6, biotina, zinco, selênio e cromo;

Indicação de uso: 1 cápsula por dia

Contras:

- Mulheres grávidas e que estejam amamentando só devem tomar a vitamina com orientação de um médico ou nutricionista.

5. New Hair

O New Hair é a opção indicada para quem quer um suplemento com componentes 100% naturais. Segundo a bula, a ação do suplemente acelera o crescimento do fio em até 4x - o que pode levar a um crescimento de 4cm por mês durante o tratamento. Além disso, ele também promete ajudar a fortalecer as madeixas, o que é uma boa solução para acabar com a quebra dos fios ao escovar os cabelos, por exemplo.

Principais vitaminas e nutrientes do produto: Niacina, Biotina, Ferro, Zinco, Selênio, Cromo, Cobre, Vitaminas Complexo A, B, C, D e E, Ácido Pantotênico, Ácido Fólico e Colágeno.

Indicação de uso: 1 cápsula por dia, após a primeira refeição;

Contras:

- Precisa ter um pouco mais de grana para investir no tratamento.

- Apesar de ser composto de ingredientes naturais, não é recomendado o uso a gestantes e lactantes sem recomendação médica.

6. Fortalize Kera D

Quem procura uma vitamina para crescer cabelo porque está percebendo os fios mais finos e frágeis pode optar pelo Exímia Fortalize Kera D. Em sua bula, ele é indicado para cabelos com redução do crescimento e que se quebram facilmente, além de ajudar também na saúde das unhas.

Principais vitaminas e nutrientes do produto: A, complexo B, C, D, E, biotina, zinco, magnésio, ferro, ácido fólico e magnésio;

Indicação de uso: 1 cápsula por dia, após a refeição;

Contras:

- Caso você esteja usando algum tipo de medicamento ou suplemento, é importante verificar com um médico se o Fortalize Kera D poderá ser tomado ao mesmo tempo.

- Requer um investimento um pouco mais alto em relação às outras vitaminas para crescer cabelo.

7. Biotina Maxinutri

Já conhece a Biotina Maxinutri? Com preço intermediário, ela é um tipo de vitamina para crescer cabelo indicada para pessoas com queda capilar. De acordo com o fabricante, esse produto também pode ajudar na prevenção da calvície, incentivando o crescimento dos fios na região. Por sinal, esse produto pode até dar uma força no combate aos cabelos brancos.

Principais vitaminas e nutrientes do produto: Biotina (Vitamina H), Pantotenato de Cálcio (Vitamina B5), Tiamina (Vitamina B1) e Ácido Fólico.

Indicação de uso: 2 cápsulas por dia, junto com as refeições;

Contras:

- Pode ser mais eficiente para queda capilar do que para rápido crescimento e volume dos fios em si;

- É indicada para grupos de pessoas maiores ou iguais a 19 anos.

8. Puritan's Pride Hair, Skin & Nails

Se você estiver disposto a investir em uma opção de vitamina para crescer cabelo mais cara, o Puritan's Pride Hair, Skin & Nails entra na lista. No entanto, ele se propõe a ser um suplemento não só focado nos fios, mas na saúde dos cabelos, unhas e pele como um todo. Uma boa alternativa para quem quer aproveitar o tratamento para um cuidado de beleza completo.

Principais vitaminas e nutrientes do produto: Vitamina A, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E, Tiamina, Riboflavina, Niacina, Vitamina B-6, Ácido Fólico, Vitamina B-12, Ácido Pantotênico, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Zinco, Manganês e Colagéno.

Indicação de uso: 1 cápsula por dia;

Contras:

- Não é indicada a utilização por pessoas menores de 18 anos;

- Grávidas e lactantes precisam consultar profissionais médicos antes do uso;

- Não é específico para cabelos, embora ajude na saúde e crescimento dos fios.

Invista em cuidados extras junto à vitamina para crescer cabelo

É claro que a vitamina para crescer cabelo ajuda (e muito!) na missão de ter cabelos longos e saudáveis, mas também existem outros cuidados necessários na rotina.

"Geralmente, o cabelo, os pelos e a barba crescem em média de 1 a 1,5 centímetros por mês. No entanto, existem algumas dicas que podem fazê-los crescer um pouco mais, como manter uma dieta balanceada com os nutrientes que o corpo precisa para formar os fios e melhorar a circulação sanguínea", explica Anna.

As principais dicas do que fazer para o cabelo crescer mais rápido são:

- Procure um médico dermatologista: com ajuda profissional, você conseguirá ser ainda mais assertiva na escolha da melhor vitamina para crescer cabelo. Além disso, vale lembrar que fraqueza ou queda capilar podem indicar deficiência de vitaminas, problemas hormonais ou mesmo psicológicos. Também é importante investigar o motivo do seu problema;

- Crie um cronograma capilar: sabia que intercalar o uso de produtos de tratamentos para nutrição, hidratação e reconstrução pode ajudar a renovar a saúde dos cabelos? O segredo aqui é apostar em linhas adequadas para sua textura de cabelo, seja liso, ondulado, cacheado ou crespo. Por sinal, se quiser dicas sobre como fazer hidratar o cabelo em casa, clique nesse link aqui!

"Massagear o couro cabeludo e pentear o cabelo também ativam a circulação sanguínea local e estimula o crescimento dos fios", reforça a cabeleireira.

- Hidrate o seu corpo: quantos litros de água você bebeu hoje? Aproveite o momento do tratamento para criar o hábito de beber bastante água. Isso ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes;

- Melhore seus hábitos: experimente fazer uso das vitaminas para crescer o cabelo junto a uma alimentação balanceada, rotina de exercícios e hábitos saudáveis. Juntos, esses hábitos vão equilibrar a produção hormonal e melhorar o organismo como um todo.

"A alimentação tem grande peso para manter o bom funcionamento do organismo. Comer alimentos ricos em proteínas, são fundamentais na formação da matriz capilar, que dá origem ao cabelo", destaca a especialista.

- Evite o uso de chapéus: parece um hábito inofensivo, mas utilizar bonés ou chapéus em excesso pode abafar a raiz e aumentar a chance de proliferação de fungos no couro cabeludo. Isso definitivamente não te ajudar na missão de crescimento saudável dos cabelos, certo? Então, experimente usar esses acessórios com menos frequência.

Que tal ver mais conteúdos sobre o universo dos suplementos?