Ômega 3: benefícios do suplemento

Veja o que você precisa saber sobre o consumo e os benefícios do ômega 3

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

O ômega 3 é um lipídio da família das gorduras poli-insaturadas, consideradas "gorduras boas". Um dos benefícios do ômega 3 é ajudar a reduzir os níveis do "colesterol ruim" no sangue e, consequentemente, diminuir os riscos de doenças cardiovasculares. Essa é uma substância que não é produzida pelo organismo, mas precisa ser consumida, seja via alimentação ou suplementação.

Ele pode ser encontrado em alimentos como salmão, atum e sardinha, assim como em oleaginosas e sementes. O ômega 3 também pode ser consumido em forma de cápsulas de suplementos, vendidas em farmácias, drogarias e lojas de nutrição. Na hora da compra, entretanto, é fundamental prestar atenção se o produto cumpre alguns pré-requisitos que garantem a qualidade do suplemento.

O ideal é se manter atento à concentração de DHA/EPA e se o produto é livre de metais pesados. E assim como qualquer outra substância, o ômega 3 não deve ser consumido sem a orientação de um profissional pois, se utilizado de forma incorreta, pode oferecer riscos à saúde. A quantidade recomendada, portanto, levará em consideração as necessidades nutricionais de cada indivíduo. Quer saber quais são os benefícios do ômega 3? Veja aqui!

Novamente, não se esqueça: é fundamental consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Está interessado em saber qual é o melhor ômega 3? Explore já o nosso artigo com os melhores ômega 3 de 2021!

Entenda quais os benefícios do ômega 3 (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda quais os benefícios do ômega 3 (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ômega 3: benefícios para o organismo

No, o ômega 3 traz benefícios para a saúde, cérebro, fígado, cabelo, pele, e mais. Confira:

  • Auxilia nos processos mentais, na cognição (inteligência, de modo geral) e função neuroprotetora (proteção dos neurônios), melhorando o aprendizado e memória;
  • Em crianças, atua no desenvolvimento psicomotor e na prevenção de problemas, como o déficit de atenção (hiperatividade);
  • Em idosos, ajuda a amenizar o declínio natural das funções do cérebro;
  • Age na diminuição dos níveis de LDL e triglicerídeos (considerados tipos de gorduras "nocivas" ao organismo). Da mesma forma, melhora os níveis do HDL ("gordura boa");
  • Apresenta efeito anti-inflamatório;
  • Em obesos, minimiza o processo inflamatório que leva ao acúmulo de gordura;
  • É indicado para dores articulares e para a recuperação muscular após treinos intensos.

Nesse artigo, você conseguirá entender um pouco mais sobre o que é, para que serve, quais os tipos e como tomar ômega 3.

Ômega 3: benefícios para a saúde

Os benefícios do ômega 3 para a saúde são inúmeros, já que ele é multifuncional, ou seja, atua em diversos processos no nosso organismo.

O ômega 3 é anti-inflamatório, protege o sistema imunológico, apresenta propriedades anticoagulantes, previne doenças autoimunes e ajuda na saúde cerebral.

Ômega 3: benefícios para o cérebro

Como cerca de 60% do cérebro é constituído por gordura, o ômega 3 é um nutriente importante para garantir o funcionamento das funções cerebrais. Níveis elevados de ômega 3 estão relacionados à melhora da aprendizagem e à aceleração das respostas cerebrais.

O suplemento protege as células do cérebro, levando a um aumento de substâncias responsáveis pelas emoções, pelo humor e pelo bem-estar, como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

O ômega 3 é benéfico para o cérebro, fígado, cabelo, pele, e mais (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O ômega 3 é benéfico para o cérebro, fígado, cabelo, pele, e mais (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ômega 3: benefícios para o fígado

O ômega 3 também ajuda a melhorar o grau da esteatose hepática não-alcoólica, doença que envolve o acúmulo de gordura no fígado.

E como o suplemento apresenta ação anti-inflamatória, ele também ajuda a reduzir os triglicérides.

Ômega 3: benefícios para o cabelo

O consumo frequente de ômega 3 ajuda a proteger o couro cabeludo da radiação solar e, também, reduz as chances de possíveis inflamações na região.

O nutriente ainda é eficaz no controle da queda de cabelo e ativação da circulação sanguínea no couro cabeludo.

Os ácidos graxos presentes no ômega 3 nutrem os folículos, tornando os cabelos mais fortes e saudáveis, e seus efeitos antioxidantes podem evitar o envelhecimento dos fios.

Ômega 3: benefícios para a pele

Por fim, o ômega 3 também auxilia no tratamento e na prevenção de doenças de pele como psoríase, acne e alergias. Ele é capaz de diminuir a inflamação celular em todas as camadas da pele, reduzindo a vermelhidão, as rugas e a perda de tônus muscular.

Além disso, o suplemento influencia na produção de colágeno, uma proteína que oferece mais elasticidade e brilho à pele.

E não se esqueça de conferir a nossa lista com 10 opções de ômega 3 para você!

Veja mais: