Glutamina branca ao lado de pote preto

Para que serve a glutamina? Conheça os benefícios desse suplemento

Entenda o que é, como tomar a glutamina e como ela pode te ajudar nos treinos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você é praticante de algum esporte ou realiza treinos intensos? A glutamina é um suplemento que pode auxiliar na sua recuperação muscular e te auxiliar no retorno à atividade sem nenhuma lesão. Mas esse não é o único benefício desse produto. Além de ser um aliado para os praticantes de atividades físicas, a glutamina serve para aumentar a imunidade do corpo.

Atualmente, existem muitas opções do produto no mercado e os fabricantes costumam recomendar uma dose de acordo com o produto, que pode ser consultado no rótulo da glutamina. Mas, importante ressaltar que um médico deve ser consultado antes do consumo do suplemento. Se você deseja conhecer mais sobre o produto e para que serve uma glutamina, confira esta matéria feita com ajuda da nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela) e aproveite!

Leia mais: Termogênico: para que serve, quais os benefícios e como tomar

O que é a glutamina?

A glutamina ou L-glutamina, diferente de outros aminoácidos, é um aminoácido não essencial ao organismo. Isso significa que o nosso corpo consegue produzir essa substância através da própria alimentação. Mas, atenção: não ser essencial não é o mesmo do que dizer que ela não é importante!

"A glutamina é o aminoácido mais abundante no organismo (plasma e tecido muscular). Ele é um aminoácido não essencial, ou seja, pode ser produzido pelo nosso organismo a partir de outros aminoácidos", reforça Bruna.

Esse aminoácido é de extrema importância, pois ele serve como fonte de energia para os órgãos do corpo. A glutamina promove o transporte de amônia e nitrogênio entre os tecidos, mantém o equilíbrio entre ácido/básico, além de contribuir para a absorção dos nutrientes.

"Existem algumas situações em que é necessário a suplementação de glutamina, como em casos de queimaduras, cirurgias de grande porte, traumas e exercícios de alta intensidade", explica a especialista.

Para que serve uma glutamina?

O suplemento serve para diferentes funções, sendo uma das mais buscadas pelas pessoas que treinam para auxiliar na construção de músculos e na recuperação muscular. Confira abaixo uma lista com outros benefícios, não tão conhecidos, da glutamina.

Benefícios da glutamina:

· É fonte energética

· Combate o catabolismo

· Reduz a dor muscular após os exercícios físicos

· Contribui na performance e aumento da massa magra

· Melhora o funcionamento do intestino

· Melhora o humor

· Limita o desejo de açúcar e álcool

· Melhora os sintomas da diabetes

· Aumenta a resistência a infecções

· Promove a desintoxicação corporal do nitrogênio e da amônia

Mulher caucasiana recuperando fôlego após atividade física
A glutamina reduz a dor muscular após os treinos intensos (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como tomar a glutamina?

Os médicos e nutricionistas costumam recomendar a glutamina em pó para os seus pacientes. A recomendação da dose diária pode variar de acordo com o peso da pessoa, as características do seu treino e com o seu objetivo.

Atualmente, não existe uma recomendação diária definida pela Anvisa, por isso o suplemento deve ser consumido sob recomendação médica ou de um nutricionista. "A contraindicação normalmente é para pacientes renais e hepáticos, grávidas e lactantes. Mas, sempre ressaltando: a suplementação é individualizada, ou seja, nunca deve ser feita sem orientações profissionais e pode conter exceções", reforça a nutricionista.

É melhor tomar a glutamina antes ou depois do treino?

A maioria dos nutricionistas recomendam o consumo do suplemento pós treino ou antes de dormir, mas a dose e a indicação do melhor horário devem ser orientadas apenas pelo profissional de saúde.

"Não há horários específicos para ingerir a suplementação, já que não há diferença em relação à absorção e resultados. Só é importante estar alinhado com as orientações do nutricionista e entender em qual momento a suplementação será melhor aproveitada de acordo com o planejamento", explica Bruna.

Normalmente, quando consumido pós-treino, o suplemento contribui para a recuperação muscular, já quando consumido antes de dormir, a glutamina ajuda na produção do hormônio do crescimento, fazendo com que os músculos permaneçam em estado anabólico.

A glutamina engorda?

Não! A glutamina não contém açúcar quando isolado, portanto, ela não soma calorias na sua dieta. Porém, vale ressaltar que o consumo sem uma orientação pode levar a um quadro de resistência à insulina, podendo deixar o corpo mais propenso a acumular gordura.

Se você está procurando por uma glutamina, confira as opções abaixo:

Glutamine (300g) - Gaspari Nutrition Gaspari Nutrition

A glutamina em pó é uma excelente opção

Você tem uma rotina intensa de treinos? Então, a Glutamine, da marca Gaspari Nutrition, uma das empresas líderes na venda de ”suplementos baseados em pesquisas científicas” e qualificada como uma das melhores do mercado norte americano, é indicada para você. Isso porque a Glutamine ajuda na manutenção e recuperação muscular, também ajuda a aliviar as dores causadas pelo esforço físico nos treinos mais intensos.

O produto é uma glutamina pura e vem em pó em um pote de 300g. O fabricante recomenda uma dose diária de 5g diluídas em 500ml de água, mas você sempre deve buscar uma orientação médica antes de consumir o produto.

Prós da Glutamine (300g) - Gaspari Nutrition Gaspari Nutrition:

· Glutamina pura

· Marca líder na venda de suplementos

· Não é o produto mais caro do mercado, mas também não é o mais barato

Contra da Glutamine (300g) - Gaspari Nutrition Gaspari Nutrition:

· Não foram encontrados pontos negativos do produto

Glutamine Black Line (300g), Optimum Nutrition

Essa é uma das marcas queridinhas dos usuários

Para quem procura por uma glutamina que tenha outros benefícios além da recuperação muscular, a Glutamine Black Line, da marca Optimum Nutrition, pode ser uma excelente opção. Isso porque o produto além de aumentar a construção de músculos, reduz o catabolismo, eleva os níveis de hormônio do crescimento, aumenta a resistência e a força, diminui os riscos de overtraininge fortalece o sistema imunológico e mental.

A Glutamine Black Line vem em pó em um pote de 300g e deve ser diluído em líquido para o consumo. Com tantas propriedades nutritivas, o produto possui um ótimo custo-benefício. De acordo com o fabricante, o produto é recomendado para pessoas que possuem uma rotina de treinos intensos ou por aquelas que estejam passando por períodos de estresse.

Prós da Glutamine Black Line (300g), Optimum Nutrition:

· Ajuda além da recuperação muscular

· Fortalece o sistema imunológico

· Possui um bom custo-benefício

Contras da Glutamine Black Line (300g), Optimum Nutrition:

· Não foram encontrados pontos negativos do produto

Veja mais sobre o universo dos suplementos:

BCAA: como tomar o suplemento?

Melhor colágeno hidrolisado de 2021: 12 opções para comprar

Melhor creatina de 2021: 8 opções para comprar