Em uma superfície plana está um quadro negro escrito “ vegan protein” com diversos vegetais e leguminosas ao redor dele.

Proteína vegana: qual a melhor e como escolher? Conheça 6 opções!

Saiba os benefícios da proteína vegana e veja como escolher o suplemento ideal

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você possui uma dieta livre de alimentos de origem animal e está em busca de complementar a sua alimentação com alguma proteína vegana, então, veio ao lugar certo. Essa tarefa pode ser mais simples do que parece, ok? E para provar, em parceria com a nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela), elaboramos um conteúdo com informações super relevantes sobre o tema. Além disso, trouxemos uma lista com alguns produtos para você conhecer. Continue a leitura e aproveite!

O que é e quais os diferenciais da proteína vegana?

Quando se fala em dieta vegana ou vegetariana, muitas pessoas trazem à tona uma preocupação com a ingestão de proteína. Isso porque, quando falamos em proteína, a maioria delas pensam nas de origem animal. Contudo, existe a proteína vegana, cujo diferencial é ser à base de proteína vegetal.

“Esse tipo de proteína vegetal pode ser incluída em dietas de indivíduos veganos, vegan estritos, vegetarianos e também de pessoas que possuem alguma intolerância à lactose, por não possuir nenhuma fonte de origem animal (lácteo)”, complementa Bruna.

Ou seja, é possível encontrá-la em diversos grãos, leguminosas e também suplementos alimentares.

Quem deve e quem não deve consumir proteína vegana?

Sabia que a proteína vegana não é recomendada apenas para quem leva um estilo de vida vegano e vegetariano? Na verdade, a proteína vegana também pode ser uma ótima sugestão para quem tem intolerância à lactose, já que não contém essa substância em sua composição. Ela também é recomendada para adultos saudáveis e idosos que desejam ou fazer manutenção do ganho de massa magra.

“Não existe nenhuma contraindicação ao uso. Porém vale ressaltar, que o uso de suplemento proteico, vegano ou não, deve ser realizado a partir da obtenção de um profissional nutricionista e a partir da individualidade",

Você conhece os termogênicos? Entenda para que serve um termogênico e quais os benefícios desse suplemento!

Como escolher uma proteína vegana de qualidade?

Mulher prepara um shake de frutas com proteína vegetal
Nutricionista dá dicas do que analisar na hora de escolher a proteína vegana ideal! (Imagem: Shutterstock)

Agora que você já sabe que qualquer pessoa pode fazer uso da proteína vegana, vamos falar sobre alguns detalhes importantes de levar em consideração na hora de escolher a proteína vegana que irá consumir. Segundo a nutricionista, por questões de segurança, é imprescindível observar se a marca é autorizada pelos órgãos públicos, como a ANVISA.

Outra coisa importante é verificar a lista de ingredientes, segundo ela, quanto menos melhor. Principalmente no que diz respeito à adição de conservantes e aromatizantes. Além disso, vale checar a concentração e dose que oferece:

“Um bom exemplo é concentração de 27g de proteínas em 30g por dose. As concentrações de proteínas variam entre 20g e 30g de proteína/dose)", detalha Bruna.

Além disso, a nutri lembra que é interessante verificar a quantidade de carboidrato por dose, pois quanto maior a concentração de carboidrato, menos a de proteína e vice-versa. "O ideal é ter uma concentração de até 8g de carboidrato por dose", explica a especialista. Do mesmo modo, deve-se atentar a quantidade de sódio por dose, não ultrapassando de 200mg de sódio.

E uma dica final da nutri:

"Dentro da composição das proteínas veganas, é importante que contenha aminoácidos, como Leucina, Isoleucina e Valina (composição de BCAA), que auxiliam no aumento de massa muscular, entre 3g e 6g por dose”, explica.

6 dicas de proteína vegana para você escolher

Vamos conhecer alguns dos melhores suplementos de proteína vegana do mercado? São 6 produtos diferentes, pertencentes as marcas mais relevantes do mercado. Trouxemos suas principais características e benefícios para você tomar a melhor decisão de compra.

A seleção foi feita através de uma avaliação criteriosa por parte dos nossos especialistas. A lista mescla custo-benefício, qualidade reconhecida por nós e pelos usuários. Além de, é claro, também ser baseada nos produtos que mais fazem sucesso no site. Aproveite!

1. Proteina Vegana Life Vegan Vitafor

Nossa primeira sugestão de proteína vegana é a Life Vegan Vitafor, um alimento proteico com 80% de proteína, divididas em proteína isolada de ervilha e de arroz. Além disso, essa proteína vegana possui Vitamina A, Vitamina B12, Vitamina E, B12, e aromas naturais. Fora o sabor natural de banana, é possivel encontrar os sabores cacau, banana com canela e adoçado com stévia e xilitol.

Características da Proteina Vegana Life Vegan Vitafor

  • 24g de proteína por porção
  • 4,4g de BCAA por porção
  • Livre de açúcar
  • Não contém glúten

2. Proteína Vegana Mother Sport Protein

Como segunda sugestão, trouxemos a proteína vegana Mother Sport Protein que é um produto feito com proteína isolada e microfiltrada de ervilha, rico em aminoácidos, fonte natural de BCAA e Ômega-3 de origem vegetal. A proteína Mother possui excelente digestibilidade e fica ótima quando combinada com frutas e grãos. Segundo a marca, ela é um excelente pós-treino.

Características da Proteína Vegana Mother Sport Protein

  • 23g de proteína isolada por porção
  • 630mg de Ômega-3 extraído do óleo vegetal de chia
  • Livre de açúcar
  • Não contém glúten
  • Sem textura de areia

3. Proteína Vegana Fresh Vegan Dux Nutrition

Feita com 4 tipos de proteína vegetal, nossa terceira sugestão leva as proteínas do arroz, chia, ervilha e abóbora. Em uma fórmula limpa e pura, com 100% dos ingredientes naturais, a Fresh Vegan da Dux Nutrition entrega uma variedade de aminoácidos, vitaminas e minerais importantes para a nutrição do organismo.

Características da Proteína Vegana Fresh Vegan Dux Nutrition

  • 20g de proteína por porção
  • 4,5g de BCAA por porção
  • Contém glúten
  • Sem ingredientes artificiais

4. Proteína Vegana Essential Nutrition

Nossa quarta indicação é a proteína vegana Essential Nutrition, um produto que leva a combinação de apenas 2 ingredientes: a proteína isolada da ervilha e a proteína isolada da amêndoa. Com BCAA naturalmente em sua composição, essa proteína vegana não contém conservantes e nem derivados de soja, e também não tem cheiro. Além disso, possui textura cremosa e pode ser usada tanto em receitas doces quanto salgadas.

Características da Proteína Vegana Essential Nutrition

  • 22g de proteína por porção
  • Não contém glúten
  • Livre de açúcar
  • Zero carboidratos

5. Proteína Vegana Body Protein Equaliv

A Body Protein da Equaliv é uma proteína vegana à base de colágeno hidrolisado, ou seja, foi repartido em partes menores pelas moléculas da água para ser melhor absorvido pelo organismo. Sua fórmula exclusiva, que leva a tecnologia alemã bodybalance, é rica em aminoácidos e BCAA naturalmente em sua composição. Além disso, pode ser preparada com bebidas quentes ou frias, sendo também um ótimo pós-treino.

Características da Proteína Vegana Body Protein Equaliv

  • 15g de proteína por porção de 20g
  • Não contém glúten
  • Zero carboidratos
  • Livre de açúcar

6. Proteína Vegana One Vegan Nutrition Pura Vida

Nossa última, mas não menos importante sugestão, é a proteína vegana One Vegan Nutrition da Pura Vida. Sua fórmula foi elaborada com proteínas vegetais de 92% de biodisponibilidade, ou seja: alto desempenho. O produto é um complexo nutritivo de verduras, legumes e frutas que passaram pelo processo de liofilização, tecnologia que desidrata a frio para manter as propriedades nutritivas dos ingredientes.

Características da Proteína Vegana One Vegan Nutrition Pura Vida

  • 24g de proteínas por porção
  • Não contém glúten
  • Com um complexo de vitaminas A, C, E, H, B1, B2, B3, B6 e B12.
  • Livre de açúcar
  • Sem conservantes e trangênicos