Logo Zoom
Logo Zoom

Não basta querer usar, mas, sim, saber como usar queratina no cabelo, sabia? A forma de uso dela é o maior segredo para aproveitar ao máximo todos os benefícios que ela pode proporcionar aos fios. Aliás, para muitas pessoas, o simples falto de ouvir falar em queratina já traz aquela sensação maravilhosa de cabelo com brilho e com cara de propaganda de TV!

E, não! Isso não é um exagero como pode parecer. O fato é que a queratina é fundamental quando se trata de restaurar os cabelos, principalmente quando expostos à químicas. Mas, isso você vai entender melhor no decorrer desse conteúdo que preparamos com a colaboração da hair designer Anna Dorneles (@hair.adorneles) – vamos contar tim-tim por tim-tim sobre essa proteína!

Não sabe como hidratar o cabelo? Nós explicamos tudo o que você precisa saber para ter fios mais saudáveis!

O que é e para que serve a queratina?

A queratina no cabelo atua como uma importante proteína restaurativa (Foto: Shutterstock)

Mais do que simplesmente aplicar a queratina no cabelo, é importante entender o que ela é e qual sua finalidade! De maneira geral, a queratina consiste em uma proteína que agrega o total de 15 aminoácidos, sendo um deles mais predominante do que os demais: trata-se da cisteína. É justamente ela que assume o papel de manter a proteção dos fios, sem contar na elasticidade e resistência.

Por isso, a principal função da queratina é preservar e, ainda, proteger os nutrientes que ficam concentrados nos fios do nosso cabelo. Para ficar mais fácil, imagine uma espécie de capa, que atua de forma a impedir a constante perda de água, e que ainda promove um efeito maleável (e brilhante). Essa é a queratina!

Anna explica que o nosso fio de cabelo conta com várias composições químicas, sendo a queratina a mais importante de todas elas, já que representa quase 90% da fibra capilar. A hair designer esclarece:

"Quando os fios passam por processos químicos, eles perdem muitos nutrientes, inclusive a queratina, que é responsável pela estrutura do cabelo. Sem ela, os fios ficam muito suscetíveis à quebra".

Por que usar queratina no cabelo?

Saber como usar queratina faz toda a diferença em fios quebradiços e opacos (Foto: Shutterstock)

Saber quando e como usar queratina faz toda a diferença quando os fios não demonstram mais a vida de antes. Em geral, cabelos com a estrutura quebradiça, opacos, sem brilho e elasticidade. Isso pode ser provocado por uma série de ações, como:

  • Constante exposição dos fios ao calor, como chapinha, secador, babyliss, entre outros;
  • Radiação solar excessiva;
  • Processos químicos, como escova progressiva, coloração e outras.

Seus fios andam sem vida? Pode ser que você estejam exagerando nas ações que mencionamos acima! Neste caso, Anna afirma que fazer um tratamento de reposição de queratina é o ideal para devolver a força dos fios:

"A reposição de queratina é primordial em fios danificados, principalmente os que passaram por processos químicos, como descoloração, alisamento ou qualquer procedimento químico que mude a estrutura do fio. Fazer o tratamento de reposição de queratina é recomendado logo após ou até no mesmo dia desses procedimentos. O produto vai repor a massa capilar, reparar os danos da fibra e devolver a força e elasticidade dos fios".

Quando e como usar queratina no cabelo?

A queratina nos fios pode ser reposta por diferentes caminhos! Um deles é o uso de produtos sintéticos no cabelo, que podem ser diretamente aplicados nos cabelos para agir em sua reestruturação. Confira alguns exemplos de como usar queratina líquida nos fios abaixo:

Reconstrução: indicada para cabelos que estejam muito danificados. Esse tratamento é realizado por meio do depósito de queratina nos fios, somado a outras proteínas e até mesmo proteção e hidratação.

Cauterização: muitos a chamam de plástica capilar. O fato é que sua realização se dá por meio de uma limpeza e hidratação onde, por último, aplica-se uma carga de queratina. A finalização deve ser feita com o calor da chapinha para consolidar ainda mais o processo, bem como aplicação de silicone.

Nanoqueratização: o processo consiste na realização de uma escova acoplada em um aparelho que concentra a queratina em seu estado liquido. Dessa forma, conforme os fios são escovados, a proteína é distribuída.

Produtos à base de queratina: e, claro, há também nos mercados uma enorme gama de produtos que contribuem para a reposição gradativa da queratina nos fios. Isso inclui desde shampoos, até condicionadores e máscaras de tratamento.

A hair designer ressalta que o ideal é usar a queratina, ou linhas de tratamento que contenham queratina, logo após os procedimentos químicos (ou alisamentos). Depois, utilizá-la a cada 20 dias para manter a densidade capilar na medida certa. Anna, entretanto, faz uma ressalva:

"O uso excessivo de queratina é perigoso. Como é um produto muito potente, ele pode deixar os fios enrijecidos, estáticos, opacos e muito propícios à quebra. E eu só recomendo o uso de queratina líquida se você souber dosar a quantidade certa".
  • O uso desses produtos pode ser incluído a um cronograma capilar de 3 fases para potencializar ainda mais o tratamento e não agredir os fios. Nós já falamos por aqui sobre o cronograma capilar e como é possível montar um só para você!
  • Aproveite e monte seu cronograma com os melhores produtos para a fase de hidratação.

Dicas de produtos com queratina para cabelo

A escolha do produto ideal para passar queratina no cabelo envolve uma série de pontos importantes (Foto: Shutterstock)

O primeiro passo para entender na prática como passar queratina no cabelo, é levar em conta todas as informações que mencionamos até aqui, somado aos seus gostos pessoais! Em geral, é importante considerar se você realiza Low Poo ou No Poo por exemplo. Isso irá delimitar a escolha de produtos liberados ou não!

Além disso, para muitas pessoas é importante que a marca do produto em questão não tenha relação com testes em animais ou até mesmo seja vegana! Felizmente, é fácil obter tais informações nos dias de hoje, já que os consumidores estão mais exigentes e as marcas tiveram que se adaptar a conceder cada vez mais dados sobre suas atividades!

Seguindo esse exemplo, a carga de queratina Phyto Keratin, da marca Wide Care é um produto que não testa em animais e que aposta em elementos saudáveis e naturais para os fios – além de ser liberada. É um produto bem versátil e interessante para quem está criando seu próprio cronograma capilar!

Já a Forever Liss Queratina Hidrolisada Banho de Verniz é liberada apenas para Low Poo. Em relação ao teste em animais, não conseguimos encontrar uma resposta muito contundente da marca, o que sempre requer cuidado! Em geral, seu uso contribui bastante para aumentar a elasticidade dos fios, mas, pelo que pudemos apurar de avaliações, muitas pessoas reclamam um pouco do cheiro forte de coco. Se você é sensível a cheiros, lembre-se disso, ok?

Por fim, um bom exemplo de produto vegano e que ainda conta com proteção UV é o condicionar Keratina Viscaya. Vale ainda mencionar que estamos falando de uma marca cruelty free! Essa é uma proposta até mesmo bem prática, já que fará parte da rotina de lavagem dos seus cabelos. O produto é liberado para low poo apenas!

Veja mais sobre o universo de cabelos: