Logo Zoom
Logo Zoom

O uso de suplementos para emagrecer é um assunto que ainda gera dúvidas (e polêmicas) entre os consumidores. Usados por aqueles que buscam mudanças mais aceleradas no corpo, essas substâncias surgem como uma alternativa extra para garantir a perda de peso rápida. Nesse caso, o resultado promete ser conquistado através da aceleração do metabolismo - que contribui para a queima calórica.

Mas, afinal, será que apenas o consumo do suplemento para emagrecer é suficiente? O produto precisa mesmo ser combinado à alimentação e treinos para alcançar bons resultados? Pensando em esclarecer essas e outras dúvidas, nós reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto - incluindo a opinião sincera da nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela). Veja a seguir!

Querendo melhor o seu treino e ainda economizar? Explore a nossa lista com os melhores suplementos para investir nessa Black Friday!

Saiba como funciona o suplemento para emagrecer (Foto: Reprodução/Shutterstock)

É possível perder peso usando suplementos para emagrecer?

É normal associar perda de peso rápida e sem grande esforço ao uso de suplementos para emagrecer. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, essas substâncias exigem a combinação de outras medidas para garantir um bom resultado. De acordo com uma análise publicada na revista Diabetes, Obesity and Metabolims, as substâncias não garantem um efeito pronunciado.

Sendo assim, o emagrecimento não será efetivo e saudável se você utilizar o suplemento para emagrecer de maneira isolada. "Isso porque os suplementos com foco em emagrecimento não possuem evidências científicas sobre a ação deles", ressalta a nutricionista.

Por outro lado, quando aliado à uma dieta balanceada, atividades físicas de alta intensidade como a musculação, e com indicação e supervisão de um nutricionista, a eficácia dos suplementos para emagrecer pode ser bem maior - mas tudo depende do tipo de suplemento.

O V-Fort, por exemplo, é um produto de baixa caloria que pode contribuir para o emagrecimento saudável. Feito à base de cafeína, creatina, vitaminas e minerais, ele contribui para o desempenho do metabolismo, sendo ideal para o consumo no pré-treino.

Não sabe como montar o seu pré-treino? Veja o que comer antes das atividades físicas e aumente o seu desempenho!

Suplementos para emagrecer não funcionam sem déficit calórico

Quando o assunto é perda de peso, existem alguns suplementos para emagrecer que, de fato, podem ajudar. Isso porque, além de melhorar o desempenho do metabolismo, existem alguns produtos que funcionam como inibidores de apetite. Nesse caso, eles fazem com que a sensação de saciedade dure por mais tempo - o que reduz a ansiedade durante a dieta.

O Cromo Picolinato Ultra Concentrado, por exemplo, ajuda a diminuir consideravelmente a vontade de comer doces. Além disso, esse suplemento para emagrecer participa ativamente do metabolismo de carboidratos e lipídios, favorecendo a perda de peso.

Por outro lado, existem algumas opções de suplementos para emagrecer que alegam ajudar na queima de calorias. Com a ação direcionada para área abdominal, o Morosil tem a proposta de ser uma opção para quem deseja uma ajudinha extra na hora de emagrecer. Trazendo a ação do ação da antocianina para o organismo, ele é, segundo o fabricante, um suplemento que contribui para a perda de peso de maneira saudável.

No entanto, a nutricionista Bruna Ribeiro reforça que não indica o uso de suplemento para emagrecer. Para a profissional, a perda de peso e emagrecimento se dá pela combinação de práticas de atividade física e alimentação saudável.

"Suplementos para emagrecer não possuem evidências científicas sobre efeitos. E vale ressaltar que não existe um produto ou alimento milagroso que promove a perda de peso e emagrecimento", destaca.

Além disso, importante dizer que nada adianta escolher o melhor suplemento para emagrecer, se o déficit calórico não for considerado. O termo, que é utilizado quando uma pessoa consome menos calorias do que gasta, é o grande responsável pelo emagrecimento.

Embora pareça simples, esse tipo de processo não deve ser feito por conta própria - principalmente quando se pratica musculação ou outras atividades físicas. Por isso, o ideal é consultar um nutricionista e um personal trainer antes de tomar qualquer decisão.

Boa alimentação e rotina de exercícios são o caminho mais seguro e saudável para emagrecer

Combinar o uso de suplemento para emagrecer a alimentação balanceada é fundamental (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Mudar a rotina para ter hábitos mais saudáveis nem sempre é uma tarefa fácil, certo? Mas, certamente, é a melhor escolha para quem deseja um emagrecimento saudável. Uma boa maneira de garantir bons resultados é investindo em uma rotina de exercícios, assim como em uma alimentação balanceada.

Se você é adepto a musculação, uma saída para não fugir dos treinos é montar a sua própria academia em casa. Assim, você não terá mais desculpas para abrir mão das atividades. Por outro lado, a alimentação é uma questão que deve ser acompanhada e recomendada por um profissional qualificado. Afinal, apenas um nutricionista será capaz de definir a quantidade certa e os alimentos coringas para conquistar o resultado desejado.

Já que o assunto é emagrecer, que tal conferir dicas de alimentos e exercícios para perder barriga?