Suplementos para engordar: 6 tipos essenciais para a dieta

Suplementos para ganho de massa podem ser de diferentes tipos; conheça os melhores suplementos para engordar

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

É comum encontrarmos pessoas na luta contra a balança em busca da perda de peso e que contam, para isso, com dietas, suplementação e até medicamentos. No entanto, há também aqueles que lutam pelo contrário. Ou seja, indivíduos que precisam de suplementação para ganhar massa e engordar. Os suplementos para engordar são uma alternativa para aumentar o peso de forma saudável, obtendo massa muscular ao invés de gordura.

São diversas as situações que podem promover a perda de peso e dificultar o processo de recuperação. E se você está no grupo de quem precisa ganhar peso e não sabe como, preparamos esse artigo para explicar um pouco mais sobre os suplementos para engordar. Entre eles, abordaremos os hipercalóricos, a maltodextrina, a glutamina, a creatina, o BCAA e, o mais "queridinho", Whey Protein. Dê um Zoom e conheça os suplementos para engordar mais famosos do mercado!

Leia também: Melhor colágeno hidrolisado de 2021: 7 opções para comprar

Conheça os suplementos para engordar mais famosos do mercado! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Conheça os suplementos para engordar mais famosos do mercado! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que é suplemento?

Os suplementos para engordar devem agir para aumentar a massa muscular

Os suplementos para engordar aumentam a massa muscular (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Os suplementos para engordar aumentam a massa muscular (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os suplementos para engordar são ricos em proteínas ou aminoácidos essenciais para o crescimento dos músculos, de forma a aumentar a massa corporal. Eles também podem trazer substâncias que abrem o apetite para que você sinta mais vontade de comer.

É fundamental mencionar que o uso desses suplementos deve ser combinado a uma rotina de exercícios físicos para que o resultado seja ainda mais eficaz. Combinado a uma atividade física, a ingestão de proteínas ou aminoácidos ajuda a crescer os músculos.

Outro ponto importante é que os suplementos para engordar mais eficazes devem ser trabalhados de acordo com as características do seu corpo. Se a proteína ou o aminoácido leva em consideração como o seu organismo funciona, o efeito será melhor.

Por que as pessoas usam suplemento para engordar?

Os suplementos para engordar são usados por motivações diferentes

Os suplementos para engordar podem ser usados por conta do tipo físico (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Os suplementos para engordar podem ser usados por conta do tipo físico (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Existem vários fatores que motivam uma pessoa a optar pelo uso dos suplementos para engordar. O principal e mais comum desses motivos é o tipo físico. Indivíduos abaixo do peso ou com estrutura corporal muito magra escolhem usar suplementação, pois seu biótipo não permite que alcancem a massa necessária apenas com alimentação e exercícios físicas.

A autoestima também é um fator relevante na hora de usar os suplementos para engordar. Pessoas que desejam um corpo robusto ou musculoso encontram na suplementação a chance de obter o resultado desejado. O estilo de vida também entra nessa lista. Indivíduos que seguem uma rotina de treinos intensa, como os atletas, necessitam ter um peso adequado para garantir o maior aproveitamento do esporte.

Além disso, há quem siga uma dieta vegetariana ou vegana, o que pode fazer com que o organismo não absorva determinados nutrientes, impedindo, assim, o ganho de massa muscular. Por fim, algumas doenças crônicas, como a renal, ou pessoas com quadro de intolerância alimentar ou que já passaram por grandes cirurgias, também podem precisar de suporte alimentar por meio da suplementação.

Qual é o melhor suplemento para engordar?

O melhor suplemento para engordar depende das necessidades reais e dos objetivos pessoais de cada um. Para escolher o melhor suplemento para engordar, é preciso avaliar as características do seu corpo e/ou organismo. Listamos os seis tipos de suplementos para engordar mais conhecidos do mercado. Confira!

Ah, e não se esqueça de sempre conversar com o seu nutricionista antes de iniciar o uso de qualquer suplementação alimentar.

1. Hipercalórico: calorias extras para o ganho de peso

O hipercalórico é um suplemento para engordar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O hipercalórico é um suplemento para engordar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O hipercalórico é um suplemento para engordar que oferece uma dose extra de calorias, o que contribui para o aumento nutricional das dietas, especialmente quando associadas ao ganho de peso. Como o próprio nome já explica, ele oferece ingredientes focados em hipertrofia. Para aqueles que desejam obter resultados mais satisfatórios, seu uso pode ser associado ao Whey Protein.

A composição do suplemento hipercalórico traz como bases proteínas de alto valor biológico, bem como uma concentração mais elevada de elementos como os carboidratos, aminoácidos, ômega 3 e ômega 6, além de um complexo multivitamínico e sais minerais.

O hipercalórico é indicado para quem deseja ter um aumento de massa magra. Além do ganho de energia, ele ajuda o atleta no avanço do desempenho muscular.

Confira aqui todas as nossas ofertas de hipercalóricos!

Veja mais: Melhor hipercalórico de 2021: 7 opções para comprar

2. Maltodextrina: carboidrato complexo para auxiliar na recuperação muscular

A maltodextrina é um suplemento para engordar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A maltodextrina é um suplemento para engordar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A maltodextrina é um suplemento para engordar que, diferentemente de outras suplementações, não se trata de um aminoácido, mas de um carboidrato complexo proveniente do amigo, obtido de alimentos como o milho e a mandioca. Sua composição inclui a glicose e, apesar de ser um carboidrato, ela consegue absorver os componentes do açúcar com mais facilidade.

O suplemento é indicado para praticantes de atividades físicas aeróbicas de alta intensidade. Se consumida antes do treino, a maltodextrina garante que o corpo tenha a quantidade ideal de glicose para a prática da atividade. Já no pós-treino, ela ajuda a repor o glicogênio muscular, evitando que as proteínas sejam utilizadas, facilitando a recuperação muscular.

A maltodextrina é encontrada em pó ou gel e é uma alternativa para quem deseja ganhar peso com facilidade, pois apresenta uma absorção mais rápida pelo organismo.

Veja aqui todas as nossas ofertas de maltodextrina!

3. Glutamina: auxílio no ganho de massa muscular

A glutamina é um suplemento para engordar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A glutamina é um suplemento para engordar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A glutamina é um suplemento alimentar que, na verdade, é um aminoácido ligado ao ganho de peso. Isso acontece graças a sua transformação em glicose e a sua atuação direta nos músculos. Ou seja, não há ganho de gordura, mas de massa muscular. Para que isso ocorra, entretanto, seu uso precisa ser combinado com a musculação.

A necessidade de suplementação desse elemento também é fundamental para manter o sistema imunológico em pleno funcionamento, pois os exercícios intensos podem diminuir a síntese desse aminoácido no corpo. Para melhorar a absorção pelo organismo, a glutamina pode ser combinada com outro suplemento, a dextrose. Dessa forma, será possível conquistar a massa muscular desejada.

Confira aqui todas as nossas ofertas de glutamina!

4. Creatina: aminoácido para o ganho de peso

A creatina é um suplemento para engordar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A creatina é um suplemento para engordar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A creatina é um suplemento para engordar que também é um tipo de aminoácido. Ela oferece diversos benefícios para quem busca o ganho de peso, já que melhora a performance nos treinos, aumenta a massa muscular e fornece energia para as células. Esse suplemento pode ser encontrado em forma de pó ou cápsula.

O ganho de peso com a creatina acontece de duas maneiras. A primeira, por meio do acúmulo de líquido. Depois do uso por algum tempo, o peso será ganho pela massa muscular. Seu uso contínuo é indicado para até 90 dias, precedendo a pausa de um mês que precisa ser respeitada, a fim de que o organismo volta a produzir a substância naturalmente.

Veja aqui todas as nossas ofertas de creatina!

Leia também: Melhor creatina de 2021: 7 opções para comprar

BCAA: pós-treino para hipertrofia muscular

O BCAA é um suplemento para engordar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O BCAA é um suplemento para engordar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O BCAA (Branched-Chain Amino Acids) é um suplemento para engordar importante para a recuperação muscular no pós-treino. Ele contribui para evitar a desnutrição energética proteica. Seu consumo aumenta a síntese proteica, reduzindo a lesão muscular pós-treino, o que poderia levar ao processo de catabolismo e a perda da massa muscular.

Por reverter esse processo, o suplemento estimula a produção do próprio BCAA pelos músculos, contribuindo para a hipertrofia muscular. Seu uso deve ser sempre feito com acompanhamento médico, sendo que o conselho é que ele seja evitado nos dias em que não haverá treinamentos físicos.

Confira aqui todas as nossas ofertas de BCAA!

Veja mais: Melhor BCAA de 2021: 7 opções para comprar

Whey Protein: proteína para recuperação dos músculos

O Whey Protein é um suplemento para engordar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O Whey Protein é um suplemento para engordar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Whey Protein é um dos principais suplementos para engordar do mercado. Geralmente, sua base proteica é feita a partir do soro do leite. No entanto, ele também possui outros elementos, como aminoácidos (leucina, glutamina e arginina). Além de ajudar no ganho de massa, ele amplia a energia para as atividades físicas, garantindo melhor rendimento nos treinos.

O ganho de massa é possível graças às proteínas de alto valor biológico, que atuam diretamente na reparação do músculo após a prática de exercícios físicos. Dessa forma, com a reparação da fibra muscular, ela tende a se tornar maior e mais forte, promovendo, assim, o ganho de massa muscular.

Vale lembrar que é importante consumir a quantidade adequada que, por sua vez, vai variar de uma pessoa para outra de acordo com o peso, idade e a frequência e intensidade dos treinos.

Veja aqui todas as nossas ofertas de Whey Protein!

Leia também: Melhor Whey Protein de 2021: 7 opções para comprar

Leia também