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Suplementos Para Engordar: Veja 6 Tipos Essenciais Para Sua Dieta!

Suplementos para ganho de massa podem ser de diferentes tipos, confira a lista!

suplementos para engordar
por Yasmin Miranda - Especialista em Moda, Beleza e Saúde.

É comum encontrarmos pessoas que travam uma verdadeira luta contra a balança em busca da perda de peso, e contam, para isso, com dietas, suplementação, medicamentos etc. No entanto, há também aqueles que lutam pelo contrário. Ou seja, indivíduos que precisam de suplementação para ganhar massa e engordar.

Esse último grupo é o foco do nosso artigo. Diferentes situações podem promover a perda de peso e dificultar o processo de recuperação, portanto, explicaremos sobre fatores determinantes para que uma pessoa escolha uma suplementação para ganho de massa e traremos uma lista com os melhores e mais indicados produtos. Confira!

Por Que As Pessoas Usam Suplementos Para Engordar?

Existem vários fatores que motivam uma pessoa a usar a suplementação para ganhar peso. O tipo físico, por exemplo, é um dos motivos mais comuns. Indivíduos abaixo do peso ou com estrutura corporal que as fazem parecer muito magras também optam pela suplementação, pois seu biótipo não permite que alcancem a massa necessária apenas com a alimentação e atividades físicas.

A autoestima também é um fator relevante para a opção pelo uso de suplementos. Pessoas que desejam um corpo mais bonito e harmônico encontram na suplementação a chance de obter o resultado desejado. O estilo de vida também entra nessa lista. Indivíduos que precisam de maior força ou seguem uma rotina de treinos, como os atletas, necessitam ter um peso adequado para garantir o maior aproveitamento dos esportes.

Além disso, há pessoas que seguem uma dieta vegetariana/vegana por conta própria, o que pode fazer com que o organismo não absorva determinados nutrientes, impedindo, assim, o ganho de massa muscular.

Algumas doenças crônicas, como a renal, quadro de intolerância alimentar, e convalescentes devido a passagem por alguma cirurgia, que compromete o organismo, também precisam de suporte alimentar por meio da suplementação.

Quais Os Suplementos Mais Indicados A Esse Propósito?

Independentemente do motivo que o levará a tomar suplementos para engordar, a escolha de bons produtos é fundamental. Confira a lista a seguir!

6. Hipercalórico: Calorias Extras Para O Ganho De Peso

O próprio nome já indica a função dos hipercalóricos. Esse suplemento traz uma dose extra de calorias, o que contribui para o aumento nutricional das dietas, especialmente quando associadas ao ganho de peso.

A composição do suplemento hipercalórico tem como base as proteínas de alto valor biológico, bem como uma alta concentração de outros elementos, como os carboidratos, aminoácidos, ômega 3, ômega 6, além de um complexo multivitamínico e sais minerais. Para aqueles que desejam obter resultados mais satisfatórios, seu uso pode ser associado ao Whey Protein.


Veja Também: Os 4 Melhores Ômega 3 Em 2019

5. Maltodextrina: Carboidrato Complexo Para Auxiliar Na Recuperação Muscular

A Maltodextrina também está na lista de suplementos para engordar. Diferentemente de outras suplementações, ela não se trata de um aminoácido, mas sim de um carboidrato complexo proveniente do amido, obtido de alimentos como milho e mandioca. A sua composição inclui glicose e, apesar de ser um carboidrato, consegue absorver os componentes do açúcar com mais facilidade.

O produto é indicado para os praticantes de atividades físicas aeróbicas de alta intensidade. Se consumida antes do treino, garante que o corpo tenha a quantidade ideal de glicose para a prática da atividade. Já no pós-treino, ajuda a repor o glicogênio muscular, evitando que as proteínas sejam utilizadas, facilitando a recuperação muscular.

A Maltodextrina é encontrada em pó ou gel e é uma alternativa para quem deseja ganhar peso com mais facilidade, pois tem uma absorção mais rápida pelo organismo.

4. Glutamina: Auxílio No Ganho De Massa Muscular

A Glutamina é outro aminoácido que está ligado ao ganho de peso. Isso acontece graças à sua transformação em glicose e por sua atuação direta nos músculos. Ou seja, não há ganho de gordura, mas sim de massa muscular. Contudo, para que isso ocorra, seu uso deve ser associado à musculação.

A necessidade de suplementação desse elemento é fundamental também para manter o sistema imunológico em pleno funcionamento, pois os exercícios intensos podem diminuir a síntese desse aminoácido no corpo.

Para melhorar a absorção pelo organismo, a Glutamina pode ser combinada com outro suplemento, a Dextrose. Assim, será possível conquistar a massa muscular desejada.

3. Creatina: Aminoácido Para Ganho De Peso

A Creatina é um tipo de aminoácido que compõe tanto alimentos de origem animal quanto o organismo, que o produz naturalmente. A reserva do elemento tem função regenerativa do trifosfato de adenosina dentro do citoplasma celular.

Portanto, entre as suas funções está a promoção do ganho de massa muscular, sendo indicado para praticantes de atividades físicas intensas. O ganho de peso com o suplemento acontece de duas maneiras: a primeira por meio do acúmulo líquido, depois do uso por algum tempo, o peso será ganho pela massa muscular.

Ele tem duas fórmulas, cápsula e pó. O uso contínuo é indicado até 90 dias, precedendo a pausa de 1 mês que precisa ser respeitada, a fim de o organismo volte a produzir a substância naturalmente.

2. BCAA: Pós-Treino Para Hipertrofia Muscular

O BCAA (Branched-Chain Amino Acids) é outro suplemento importante para a recuperação muscular no pós-treino. Mas não é só isso, ele também tem a função de evitar a desnutrição energética proteica. O consumo do suplemento aumenta a síntese proteica, reduzindo a lesão muscular pós-treino, o que poderia levar ao processo de catabolismo e a perda da massa muscular.

Por reverter esse processo, o produto estimula a produção do próprio BCAA pelos músculos, contribuindo para a hipertrofia muscular. Seu uso deve ser sempre feito com acompanhamento médico, sendo que o conselho é que seja evitado nos dias em que não haverá treinamentos físicos.

1. Whey Protein: Proteína Para Recuperação Dos Músculos

O Whey Protein é um dos principais suplementos para engordar do mercado. Geralmente, a sua base proteica é feita a partir do soro do leite. Ele possui outros elementos, como aminoácidos (leucina, glutamina e arginina).

O ganho de massa é possível graças às suas proteínas de alto valor biológico que atuam diretamente na reparação do músculo após a prática de atividades físicas. Assim, com a reparação da fibra muscular, ela tende a se tornar maior e mais forte, promovendo, assim, o ganho de massa muscular.

Vale lembrar que é importante consumir a quantidade adequada que, por sua vez, vai variar de uma pessoa para outra de acordo com o peso, idade e também a frequência e intensidade da prática de exercícios físicos.


Confira também: Os 4 Melhores Whey Protein Isolados em 2019

O uso de suplementos ajuda bastante no condicionamento físico, mas precisa estar associado a uma dieta saudável e prática de atividades físicas regulares. Lembrando sempre de que seu uso precisa ser indicado por um médico ou nutricionista, a fim de que o acompanhamento seja mais eficaz e você atinja o seu objetivo.

E então, gostou do artigo sobre suplementos para engordar? Leia também: Qual o melhor pré-treino? Confira 4 opções com bom custo/benefício!

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