Termogênico: emagrece ou engorda?

Entenda como o termogênico emagrece e saiba tudo sobre esse suplemento

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Quem está querendo perder peso já deve ter ouvido falar no termogênico. O termogênico é um suplemento que promete acelerar o metabolismo e, dessa forma, auxiliar na queima de gordura. A partir disso, é possível que você se pergunte: "Será que o termogênico emagrece de verdade?". Sozinho, o termogênico não opera milagres.

Para um melhor resultado, o termogênico deve ser associado a uma dieta balanceada e a atividades físicas regulares. Esse suplemento pode ser encontrado no formato de cápsulas, tabletes ou em pó, sendo consumido com água, suco ou vitamina. Seu uso incorreto, entretanto, pode trazer alguns problemas de saúde.

Portanto, lembre-se: é necessário consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Quer saber qual é o melhor termogênico? Explore aqui o nosso artigo com os melhores termogênicos de 2021!

Entenda se o Whey Protein engorda ou emagrece (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda se o Whey Protein engorda ou emagrece (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que o termogênico faz no corpo?

O termogênico aumenta o metabolismo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O termogênico aumenta o metabolismo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

No termogênico, existem substâncias que aumentam a termogênese, processo metabólico que produz calor por meio da queima de calorias. E a aceleração do metabolismo ajuda a queimar as gorduras estocadas no nosso corpo, além de conferir disposição e diminuir a retenção de líquidos.

As principais substâncias usadas nos termogênicos são a cafeína (presente no café), a capsaicina (que dá o sabor picante à pimenta vermelha) e a sinefrina (retirada da laranja amarga).

No Brasil, a Anvisa autoriza que os termogênicos contenham também catequinas, resveratrol, curcumina, gingerol, L-carnitina, óleo de coco, óleo de peixe, óleo de cártamo e ácido linoleico conjugado (CLA).

Caso você queira saber mais sobre os benefícios, o que é e para que serve o termogênico, nós explicamos nesse artigo!

Termogênico emagrece?

O termogênico pode ajudar no emagrecimento (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O termogênico pode ajudar no emagrecimento (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como a principal função do termogênico é aumentar o metabolismo do corpo, o suplemento auxilia na queima de gordura corporal, ajudando na perda de peso e no emagrecimento. No entanto, ele é incapaz de apresentar resultados satisfatórios sozinho.

Estudos científicos mostram que o termogênico só auxilia na queima de gordura corporal e perda de peso quando associados a uma rotina de exercícios físicos e a uma alimentação balanceada.

Por isso, é fundamental receber orientação médica ou nutricional para incluir o uso de termogênicos na sua rotina de treinos e dieta. Até porque, o ideal é saber se você pode mesmo ou não tomar esse suplemento.

Como o termogênico elimina a gordura?

O termogênico ajuda na eliminação da gordura através da termogênese. Este é um processo natural do corpo humano que é ativado sempre que há necessidade de produzir calor. Uma das formas de ativá-lo é através da ingestão de alimentos e, é claro, suplementos que ajudam a acelerar o metabolismo.

Quando ingerimos suplementos ou alimentos termogênicos, nosso organismo passa a gastar mais calorias para digerir o que foi consumido, aumentando, assim, a queima de gordura corporal. Nesse processo, as calorias são transformadas em calor.

Termogênico engorda?

Alguns termogênicos podem conter óleo em sua composição (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Alguns termogênicos podem conter óleo em sua composição (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Grande parte das substâncias que formulam os termogênicos possuem quantidades irrelevantes de carboidratos. Porém, produtos ou alimentos termogênicos que contêm óleo em sua composição adicionam calorias à dieta.

Portanto, dependendo do termogênico que você escolher, ele pode auxiliar no ganho de peso. Isso caso o consumo não seja adequado ou inserido em uma dieta balanceada e planejada, associada à prática de atividade física regular.

Como o termogênico pode fazer mal?

A maioria das substâncias utilizadas nos termogênicos são estimulantes. Dessa forma, seu consumo em excesso pode, sim, fazer mal à saúde. Estudos mostram, por exemplo, que o consumo excessivo de chá-verde pode causar danos graves ao fígado (hepatotoxidade).

O consumo de cafeína em doses acima de 9mg por quilo de peso também pode provocar um rápido aumento dos batimentos cardíacos, além de prejudicar o fígado.

Pacientes hipertensos não devem consumir suplementos termogênicos, já que esses produtos podem acelerar o ritmo cardíaco e aumentar a pressão arterial. Diabéticos que normalmente têm hipertensão associada também não devem consumir termogênicos.

Não se esqueça: todo mundo deve se consultar com um médico ou nutricionista antes de consumir suplementos termogênicos.

Qual é o melhor horário para tomar termogênico?

O ideal é não tomar o termogênico no período da noite (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O ideal é não tomar o termogênico no período da noite (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Geralmente, a recomendação é tomar o termogênico cerca de 30 minutos antes de iniciar a atividade física. Esse é um tempo razoável para que o organismo comece a sentir os efeitos do aumento do metabolismo.

No entanto, os termogênicos à base de cafeína devem ser evitados no período da noite, já que podem prejudicar o sono. Os demais podem ser consumidos em qualquer horário, inclusive junto às refeições.

Antes de começar o uso de um termogênico, procure a orientação de um médico ou nutricionista, já que o consumo inadequado desse suplemento pode trazer efeitos colaterais graves para o seu organismo.

Veja mais: