Termogênico: para que serve, quais os benefícios e como tomar

Entenda para que serve o termogênico e veja quais os benefícios desse suplemento

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Você sabe o que é, como tomar ou para que serve um termogênico? O termogênico é um dos suplementos mais "queridinhos" quando o assunto é definição muscular ou gordura corporal. Ele traz substâncias, como a cafeína, que aceleram o metabolismo e, por consequência, turbinam a queima calórica. O suplemento é desenvolvido para abordar múltiplos mecanismos de ação que levam ao emagrecimento.

Se você está pensando se o termogênico é o suplemento ideal para você, é importante, antes de mais nada, entender seus diferentes tipos, funções específicas e benefícios variados. Por isso, vale lembrar que o termogênico deve ser utilizado como um apoio à atividade física e à dieta balanceada. Quer entender um pouco mais sobre o que é, como tomar e para que serve o termogênico? Vem com a gente!

E não se esqueça: é imprescindível consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Já sabe qual é o melhor termogênico? Explore aqui o nosso artigo com os melhores termogênicos de 2021!

Entenda para que serve, o que é e quais os benefícios do termogênico (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda para que serve, o que é e quais os benefícios do termogênico (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Termogênico: o que é?

O termogênico é um suplemento ideal para quem busca queimar a gordura corporal. Ele pode ser um auxiliador de uma dieta balanceada ou ajudar em uma atividade física de alta intensidade, já que atua acelerando o metabolismo, proporcionando mais energia e, consequentemente, colaborando no emagrecimento. Isso acontece porque, através da ação de diferentes substâncias, o termogênico proporciona a termogênese.

A termogênese nada mais é do que o estímulo de produção de calor, que eleva o metabolismo do corpo. Sendo assim, essa ação confere disposição, diminui a retenção de líquidos e queima calorias. Dentre as substâncias mais usadas nos termogênicos, podemos destacar a cafeína, a capsaicina e a sinefrina. De origem natural ou sintética, elas possuem propriedades estimulantes, que podem auxiliar a queima de gordura e entregar mais energia para a atividade física.

Nesse artigo, nós explicamos a funcionalidade do termogênico. Será que o suplemento emagrece ou engorda? Confira já!

Termogênico: para quem é indicado?

O termogênico é indicado para quem quer queimar gordura corporal (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O termogênico é indicado para quem quer queimar gordura corporal (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O termogênico deve ser consumido cerca de 30 minutos antes da atividade física. No entanto, é importante lembrar que esse suplemento pode prejudicar o sono. Sendo assim, as fórmulas que contêm cafeína devem ser ingeridas, de preferência, no período da manhã até o início da tarde. Em geral, todos os termogênicos podem ser administradas junto às refeições, mas devemos sempre lembrar que eles carecem da indicação de um nutricionista.

Também é fundamental ressaltar que os termogênicos devem ser evitados por alguns grupos de pessoas. Pacientes hipertensos não devem usar nenhum suplemento termogênico, uma vez que esses produtos podem acelerar os batimentos cardíacos e elevar a pressão arterial. Suplementos desse tipo são contraindicados para diabéticos e mulheres grávidas ou lactantes.

Termogênico: quais são os tipos?

Basicamente, existem dois tipos de termogênicos: em cápsulas e em pó. Dentro deles, existem variações que vão de acordo com as substâncias contidas em cada um. Optar pelas cápsulas é ideal para quem apresenta uma rotina corrida e precisa de praticidade. Para quem não gosta de sentir o sabor dos suplementos, o termogênico em cápsulas também pode ser a melhor opção.

O termogênico em pó geralmente contém sabor e pode ser misturado na água, sucos e vitaminas. Optar por esse tipo de termogênico é ótimo para quem busca uma bebida que dê saciedade e disposição no pré-treino. Entretanto, os termogênicos em pó são mais difíceis de ser encontrados no mercado.

Termogênico: para que serve?

O termogênico serve para queimar gordura e melhorar o rendimento físico (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O termogênico serve para queimar gordura e melhorar o rendimento físico (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O termogênico apresenta uma série de benefícios para quem pratica exercícios físicos. Confira:

Queima de gordura

Por acelerar o metabolismo, o termogênico é vendido com esse viés, uma vez que aumenta o gasto calórico do corpo e pode contribuir, dessa forma, para o emagrecimento.

Melhora do rendimento físico

Isso se dá geralmente pela presença da cafeína na composição do termogênico. Essa substância age no sistema nervoso central, ajudando o atleta a treinar com mais intensidade

Nutrição

Alguns termogênicos, como o Whey Protein, podem, através da proteína, ajudar no ganho de peso em pessoas desnutridas ou com problemas para ganhar e manter o peso.

Termogênico: quais são os benefícios?

Os benefícios do termogênico consistem em ajudar no emagrecimento e a melhorar o desempenho nos treinos. Veja:

Ajuda no emagrecimento

Por aumentar a produção de calor, o termogênico acaba promovendo um maior gasto calórico e, consequentemente, o emagrecimento. Além disso, alguns nutrientes presentes no termigênico também aumentam a diurese, o que diminui a retenção de líquidos.

Melhora o desempenho nos treinos

Várias substâncias que compõem os termogênicos são estimulantes naturais. Sendo assim, elas auxiliam no aumento da disposição para treinos mais intensos. Algumas substâncias são também antioxidantes, o que melhora o processo de recuperação para os próximos treinos.

Termogênico: como tomar?

O termogênico deve ser ingerido, de preferência, durante o dia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O termogênico deve ser ingerido, de preferência, durante o dia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O termogênico deve ser utilizado em determinados momentos do dia, mas dependendo de sua formulação. Quando o termogênico não possui estimulantes, como a cafeína, ele pode ser usado tanto durante o dia quanto à noite.

Já os suplementos com estimulantes na fórmula são recomendados o consumo durante o dia, uma vez que seu uso à noite pode trazer insônia. Eles devem ser consumidos, prioritariamente, antes do treino físico.

Termogênico: qual é o melhor?

A escolha do melhor termogênico deve corresponder às suas necessidades reais e objetivos pessoais. Além disso, no mercado de suplementação, existem diversas marcas, e com propostas diferentes. Por isso, é essencial que você consulte um especialista antes de começar o uso.

No entanto, para auxiliar na sua escolha, vamos indicar abaixo alguns dos melhores termogênicos de 2021:

1. Termogênico Lipo 6 Black: para auxiliar na queima de gorduras

O termogênico Lipo 6 Black possui cafeína e sinefrina em sua composição que, como já comentamos, entrega uma eficiente queima de gorduras. Ele também combate o inchaço proveniente da retenção de líquidos e o acúmulo de gorduras presentes na musculatura.

Um dos principais diferenciais desse termogênico é que ele realiza uma espécie de alerta aos receptores responsáveis por captar estímulos, justamente buscando evitar que eles armazenem gorduras indesejadas.

2. Termogênico Kimera Thermo: para ajudar na redução das medidas

O termogênico Kimera Thermo também é considerado um termogênico eficiente para contribuir no processo de queima de gorduras. Ele é produzido à base de cafeína, gengibre, extrato de chá-verde e citrus. Todos esses componentes aceleram o metabolismo.

Além disso, a fórmula desse termogênico conta com 300mg de cafeína para cada dose. Isso contribui para o estímulo da lipólise e, por conta da quebra de gordura, esse termogênico entrega mais energia na hora de praticar exercícios físicos.

3. Termogênico Integralmédica Therma Pro Hardcore: para mais energia no dia a dia

O termogênico Integralmédica Therma Pro Hardcore é um termogênico natural. Isso porque, em sua composição, o principal ingrediente é o extrato de guaraná somado a uma alta concentração de cafeína, o que faz dele um grande aliado na perda de peso.

Esse termogênico é o suplemento ideal para praticantes de atividade física que desejam, mais do que perder peso, aumentar o rendimento e a performance dos treinos. Ele também atua como um estimulante que oferece mais energia para o dia a dia.

Veja mais: