Vitamina B12: o que é e para que serve a vitamina B12?

Mais do que saber para que serve a vitamina B12, é importante entender por que ela é indispensável

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Muitas pessoas não sabem exatamente para que serve a vitamina B12. Nesse caso, é fundamental destacar que ela é uma importante aliada para promover o bem-estar. Isso porque ela ajuda na manutenção do metabolismo do sistema nervoso, além de prevenir a anemia. Essa vitamina do complexo B está presente, principalmente, em alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e laticínios, mas podendo ser obtida por meio de suplementação.

Vegetarianos e veganos podem encontrar dificuldade em consumir a quantidade ideal de vitamina B12, podendo ser necessário suplementar (mas, não só, viu?). A escolha pela vitamina B12 deve ser orientada por alguns pontos mais do que essenciais. Um deles é identificar qual o tipo de cobalamina, entender qual a dose mais adequada e considerar qual o melhor formato: em cápsulas ou tabletes sublinguais. Quer saber mais sobre o que é e para que serve a vitamina B12?

Com a colaboração da nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiel), nós explicamos o que é, para que serve a vitamina B12, quais os benefícios e como identificar sua falta no organismo!

E lembre-se que é fundamental consultar um profissional de saúde antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Não sabe qual vitamina B12 comprar? Neste artigo, nós listamos as melhores opções para você!

Entenda o que é e para que serve a vitamina B12! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda o que é e para que serve a vitamina B12! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que é vitamina B12?

A vitamina B12 é também conhecida como cobalamina. Isso porque ela é uma vitamina que faz parte do complexo B, além de contar com uma grande quantidade de mineral cobalto e cianeto. Ela desempenha uma série de funções essenciais para o organismo, sendo importante para, entre outras coisas, manter o metabolismo em funcionamento.

Quando essa vitamina está em níveis mais baixos do que o normal, o corpo começa a desencadear uma série de sintomas e desconfortos, que podem comprometer a qualidade de vida. Nesse sentido, os suplementos de vitamina B12 são fabricados com dois tipos de cobalamina: a metilcobalamina e cianocobalamina. A diferença entre eles está na origem, pois a cianocobalamina é sintética e a metilcobalamina é natural.

Trata-se também de uma vitamina que pode ser facilmente metabolizada e absorvida pelo corpo. Ela ainda é fundamental para as funções biológicas, como a manutenção do sistema sanguíneo e cardiovascular, e a produção de glóbulos vermelhos no sangue. Por fim, a vitamina B12 pode ser encontrada em cápsulas e tabletes sublinguais com sabor.

Para que serve a vitamina B12?

A vitamina B12 também auxilia na saúde dos neurônios e na oxigenação do corpo (Imagem: Divulgação/Shutterstock)
A vitamina B12 também auxilia na saúde dos neurônios e na oxigenação do corpo (Imagem: Divulgação/Shutterstock)

Afinal, para que serve a vitamina B12? A vitamina B12 apresenta funções diretas para a saúde e o bem-estar. Isso se refere à melhora do condicionamento físico, principalmente por contribuir para a oxigenação do corpo por meio da produção de hemácias, favorecendo, ainda, a saúde dos neurônios. Ela é uma aliada na preservação cognitiva, sendo benéfica para idosos.

"A vitamina B12 também atua como coenzima. Ou seja, ela participa de uma série de processos metabólicos. Por isso, ela tem papel no desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso central; replicação de células vermelhas; e absorção e funcionamento de outras vitaminas", afirma Bruna.

Essa vitamina atua na replicação das células do sangue, especialmente nas células vermelhas, prevenindo a anemia megaloblástica. Além de fortalecer a imunidade, ela opera na preservação do sistema nervoso e na reparação do DNA (sofrer danos no DNA é um dos fatores de risco para o câncer). Por isso, manter os níveis adequados de vitamina B12 no organismo é tão importante.

Quais os benefícios da vitamina B12?

A extensa lista de benefícios da vitamina B12 é o que justifica sua popularidade. Ela garante o funcionamento do organismo de maneira geral, e isso se torna ainda mais evidente se tratando dos sistemas nervoso, sanguíneo e cardiovascular. Vale mencionar que a ausência desse composto no corpo também pode resultar em sintomas de cansaço e até mesmo sensação de improdutividade.

"Ela auxilia na disposição, auxilia no sistema circulatório e auxilia no sono. A suplementação deve ser iniciada em pessoas que apresentam os níveis séricos de vitamina B12, homocisteína e outros alterados, associados aos sinais e sintomas de cansaço, como mencionado anteriormente", diz Bruna.

Após entender para que serve a vitamina B, confira aqui alguns benefícios dessa vitamina:

  • Preserva e repara o DNA;
  • Aumenta o colesterol bom;
  • Protege o sistema nervoso central;
  • Previne a anemia megaloblástica;
  • Regenera os músculos;
  • Diminui os riscos de depressão;
  • Proporciona um bom funcionamento dos sistemas sanguíneo e cardiovascular;
  • Melhora o sono;
  • Entrega mais energia e disposição.

O que causa a falta de vitamina B12?

A vitamina B12 baixa pode comprometer habilidades cognitivas e motoras (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A vitamina B12 baixa pode comprometer habilidades cognitivas e motoras (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A deficiência de vitamina B12 no organismo pode apresentar sintomas nocivos. Em cenários mais severos, a falta de vitamina B12 pode resultar em quadros de demência e comprometimento de habilidades cognitivas, depressão, anemia, problemas associados à coordenação motora e até mesmo trombose. Portanto, manter em equilíbrio os níveis de vitamina B12 pode afastar quadros graves e, em alguns casos, irreversíveis.

É importante frisar que apenas um profissional capacitado, com a análise dos exames corretos, poderá diagnosticar se você realmente está com a vitamina B12 baixa ou não. Também é o seu médico que irá determinar o melhor tipo de tratamento, com base no seu histórico pessoal e particularidades que precisam ser levadas em consideração.

A quantidade de vitamina B12 para a suplementação vai depender das suas reais necessidades. No entanto, segundo Bruna, a ciência estipula um valor conforme a idade:

  • 0 a 6 meses - 0,4 mcg;
  • 7 a 12 meses - 0,5 mcg;
  • 1 a 3 anos - 0,9 mcg;
  • 4 a 8 anos - 1,2 mcg;
  • 9 a 13 anos - 1,8 mcg;
  • 14 anos até o final da vida - 2,4 mcg;
  • Gestação - 2,6 mcg;
  • Amamentação - 2,8 mcg.

Quais são os sintomas da falta de vitamina B12?

De acordo com Bruna, "a vitamina B12 tem como função a produção de hemácias, síntese de neurotransmissores, proteção e regeneração dos nervos, produção de energia nas mitocôndrias e são coenzimas em mais de 100 reações químicas em nosso corpo". Por isso, alguns sintomas podem ser identificados pela falta de vitamina B12 no organismo:

"Sua deficiência no organismo causa sintomas como cansaço, falta de concentração e memória, formigamento nas extremidades, irritabilidade e depressão", explica a nutricionista.

Veja aqui quais são os outros sintomas da falta de vitamina B12 no corpo:

  • Fadiga;
  • Indisposição;
  • Tonturas, principalmente depois de algum esforço;
  • Desordem mental e alucinações;
  • Anemia;
  • Problemas relacionados à coordenação motora;
  • Pele amarelada (icterícia);
  • Falta de ar;
  • Inflação no estômago, intestino ou boca;
  • Palidez;
  • Unhas arroxeadas e mucosas.

Existe um horário ideal para tomar vitamina B12?

A vitamina B12 baixa pode comprometer habilidades cognitivas e motoras (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A vitamina B12 baixa pode comprometer habilidades cognitivas e motoras (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para essa pergunta, Bruna responde que "não existe uma regra ou um horário específico". No entanto, a nutricionista alega ser interessante que essa suplementação seja realizada junto a uma refeição. Ela esclarece:

"Nas principais refeições (almoço e jantar) é onde contém a maior parte de vitaminas e minerais, principalmente ácido fólico e ferro (verdes-escuros). Por isso, são horários interessantes para auxiliar na absorção da vitamina B12".

Qual é a melhor vitamina B12?

Agora que você já sabe para que serve a vitamina B12, nada mais justo do que entender como adquirir o produto ideal. A escolha pela melhor vitamina B12 deve ser orientada para cada tipo de necessidade. Vale lembrar que consultar um profissional de saúde antes de começar a suplementação é mais do que essencial. Somente ele poderá orientar acerca do suplemento e da dose para suprir a carência dessa vitamina.

Dito disso, é válido certificar qual o tipo de cobalamina utilizada na composição, entender se o produto traz a dose adequada para você e considerar qual o formato que mais te agrada: em cápsulas ou tabletes sublinguais. Para os veganos, o ideal é confirmar se o suplemento não possui nenhum composto de origem animal na fórmula.

Neste artigo, nós selecionamos as melhores vitaminas B12 do mercado!

Veja mais sobre o universo dos suplementos: