Whey Protein: como tomar o suplemento?

Para emagrecer, engordar, antes ou depois do treino? Entenda como tomar Whey Protein

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

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Levar um estilo de vida mais saudável é uma preocupação nos dias de hoje. Por isso, é possível que você já tenha ouvido falar em Whey Protein. O Whey Protein é um suplemento com base na proteína do soro do leite. Ele é uma mistura de proteínas com rápida absorção pelo organismo e que atuam nas células musculares, favorecendo o ganho de massa muscular. Mas, você sabe como tomar Whey Protein?

A indicação do uso de Whey Protein é para pessoas que já têm uma alimentação balanceada e desejam aumentar seu aporte de proteínas de qualidade. Ele também é visto como uma opção de suplemento alimentar para quem não consegue ingerir as proteínas que necessita diariamente, como atletas e até mesmo idosos. Quer entender um pouco mais sobre como tomar Whey Protein? Vem com a gente!

E não se esqueça: é fundamental consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Gostaria de saber qual é o melhor Whey Protein? Explore já o nosso artigo com os melhores Whey Protein de 2021!

Entenda como tomar Whey Protein (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda como tomar Whey Protein (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Whey Protein: como tomar?

O Whey Protein deve ser ingerido em um horário próximo à prática de atividades físicas. Dessa forma, aproveitamento para a construção muscular será ainda maior. No entanto, essa regra pode mudar quando falamos de objetivos pessoais: emagrecer, engordar ou ganhar massa muscular.

Outras ideias para o consumo é fazer o uso de Whey Protein para substituir a colação (lanche da manhã), o lanche da tarde ou a ceia. Porém, é importante ressaltar que o suplemento não deve substituir as refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar. O ideal que sua ingestão seja feita cerca de três horas antes ou depois dessas refeições.

Whey Protein: como tomar para emagrecer?

O Whey Protein pode ser consumido para auxiliar no emagrecimento (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O Whey Protein pode ser consumido para auxiliar no emagrecimento (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ao contrário do que a crença popular acredita, o Whey Protein não é um suplemento que ajuda no emagrecimento sozinho. Pelo contrário, ele é fonte de calorias. Ou seja, aqueles que estão em processo de emagrecimento, principalmente se não estiverem orientados por um profissional, devem evitar consumi-lo.

No entanto, para os que estão seguindo uma dieta sob orientação de nutrólogo ou nutricionista, seu uso pode ser benéfico na hora de alcançar os objetivos desejados. Isso se dá porque o Whey Protein é um suplemento de alta qualidade, além de exercer efeitos antioxidantes e metabólicos, que comprovadamente ajudam no emagrecimento.

Para ganhar mais energia, emagrecer e conservar os músculos, o Whey Protein deve ser utilizado durante o dia. Dessa forma, será possível repor a quantidade certa de proteína que o organismo precisa, sem catabolizar os músculos.

Já se perguntou se o Whey Protein engorda? Confira aqui a nossa explicação para saber se o suplemento engorda ou emagrece!

Whey Protein: como tomar para engordar?

O Whey Protein também pode ser utilizado para ganhar massa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O Whey Protein também pode ser utilizado para ganhar massa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

É comum encontrarmos quem está na luta contra a balança em busca da perda de peso e que, para isso, fazem dietas com suplementação. Entretanto, há também quem está na luta pelo contrário. Ou seja, um público que encontra na suplementação uma forma de ganhar massa e, dessa forma, engordar.

O Whey Protein é uma alternativa para aumentar o peso de forma saudável, obtendo massa muscular ao invés de gordura. Ele é considerado um dos principais suplementos para engordar do mercado. Além da sua base proteica, feita do soro do leite, ele também possui outros elementos, como aminoácidos (leucina, glutamina e arginina).

Isso tudo ajuda no ganho de massa e amplia a energia para as atividades físicas, garantindo um melhor rendimento nos treinos. O peso, portanto, aumenta através da massa muscular. Vale lembrar que é importante consumir a quantidade de Whey Protein de acordo com o peso, idade, frequência e intensidade dos treinos.

Whey Protein: como tomar para ganhar massa muscular?

O Whey Protein é comumente usado para o ganho de massa muscular (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O Whey Protein é comumente usado para o ganho de massa muscular (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Não foi à toa que o Whey Protein ganhou o posto de "queridinho" por quem treina pesado. Isso acontece, principalmente, porque ele oferece todos os aminoácidos essenciais para a recuperação e construção muscular. Ou seja, o Whey Protein favorece o ganho de força e hipertrofia, que é o aumento da massa magra.

O suplemento fornece os aminoácidos não produzidos pelo organismo. Além disso, ele é rico em BCAA — aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina), importantes para a produção de fibras musculares. Quem deseja maximizar o ganho muscular, geralmente toma o Whey Protein após o treino.

Como as proteínas são essenciais para o reparo e a construção da massa magra após o exercício físico, o Whey Protein é indicado tanto para a recuperação de atletas que praticam esportes aeróbicos de longa duração, como a corrida, quanto para pessoas que buscam hipertrofia, ganho de força e potência muscular.

Whey Protein: antes ou depois do treino?

Apesar de o consumo em nenhum dos dois horários ser considerado "errado", a resposta mais adequada é: depois do treino. Justamente pela riqueza em aminoácidos não produzidos pelo corpo, o Whey Protein ajuda na recuperação muscular pós-treino. Uma de suas vantagens é que ele traz uma estrutura fácil de ser digerida e absorvida pelo organismo.

No entanto, diferentemente do que muitos pensam, não existe a necessidade de consumir o Whey Protein imediatamente após o exercício físico para obter os resultados desejados. O mais importante é ingerir a quantidade de proteína diária recomendada, que varia de pessoa para pessoa, de acordo com o peso, altura, biotipo, etc.

Whey Protein: qual tomar?

Para escolher o Whey Protein ideal para você, é importante saber que esse suplemento pode ser encontrado em três tipos: o Whey Protein Isolado, com menos gorduras e lactose, o Whey Protein Concentrado, com mais gorduras e sabor forte, e o Whey Protein Hidrolisado, com maior velocidade de absorção.

É fundamental se destacar que ao, escolher o Whey Protein que melhor atenda os seus objetivos, deve-se levar em consideração fatores como o tipo de proteína e o nível do treino que você exerce. Para te ajudar nessa escolha, selecionamos os melhores Whey Protein isolados para comprar em 2021.

Nesse artigo, você conseguirá entender um pouco mais sobre o que é, para que serve, quais os tipos e os benefícios do Whey Protein. Descubra aqui!

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