Produtos e novidades em Tablet

Apple anuncia iPadOS, um sistema pensado para as telas maiores

Sistema exclusivo para iPads traz nova tela inicial, além de melhorias em multitarefa e no gerenciamento de arquivos.

ipados
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Apple anunciou, nesta segunda-feira (03), o iPadOS, um sistema operacional exclusivo para os iPads. A empresa, que é líder mundial em vendas de tablets, trouxe uma solução bastante semelhante ao iOS 13, plataforma revelada para iPhones durante WWDC 2019, mas que conta com melhorias pensadas em telas maiores, com foco em produtividade.

Entre os destaques do iPadOS está o novo modo de divisão do display e as melhorias na função de arrastar e soltar. Além disso, a tela inicial foi redesenhada e permite que o usuário veja mais aplicativos em cada página. A seguir, confira os principais recursos do sistema que aproximam mais os dispositivos de “mini-notebooks”.

Leia também: Apple lança novo iPod Touch e existem motivos para comprá-lo em 2019

iPadOS tela inicial

Nova tela inicial do iPadOS permite visualizar mais apps - Foto: Divulgação/Apple

Split View: multi-janela em um mesmo aplicativo

O novo Split View melhora a produtividade nos iPads. O recurso permite abrir duas janelas de um mesmo app na tela, simultaneamente. Assim, é possível executar o Microsoft Word e exibir ao mesmo tempo dois documentos diferentes, o que é ideal para revisar textos enquanto se consulta uma referência, por exemplo. A função é compatível tanto com aplicativos da Apple quanto com apps de terceiros.

A Apple apresentou ainda o App Exposé, que torna mais fácil visualizar todas as janelas de um app em execução, basta tocar sobre um aplicativo no Dock da tela de multitarefa para que a grade de gerenciamento apareça.

Slide Over e gestos: maior praticidade em multitarefa e na edição de textos

Slide Over do iPadOS

Slide Over permite gerenciar facilmente apps abertos - Foto: Divulgação/Apple

Com o recurso de arrastar e soltar (Slide Over), você pode deslizar o dedo para visualizar ou trocar de app no iPad, além de mover um conteúdo entre documentos ou notas.

Aliás, os gestos estão com tudo novo sistema: é possível selecionar um texto ao deslizar o dedo e copiá-lo fazendo o movimento de pinça, com três dedos. Para colar, basta movê-los inversamente (em sentido de separação, em vez de aproximá-los) em alguma parte do app.

Arquivos: maior facilidade para trabalhos colaborativos

Arquivos no iPadOS

Novo gerenciador de arquivos conta com pré-visualização em alta resolução - Foto: Divulgação/Apple

O gerenciador de arquivos do iPad também recebeu upgrade com compatibilidade para compartilhamento de pasta no iCloud Drive. Suporte a pendrive, cartão SD, HDs/SSDs externos também é uma novidade.

Com o iPadOS será possível até importar arquivos diretamente para apps de terceiros. O exemplo utilizado durante o evento foi o de enviar fotos diretamente para o Adobe Lightroom.

O app Arquivos também traz uma coluna de pré-visualização em alta resolução, para facilitar a navegação.

Apple Pencil mais ágil e integrada

A Apple Pencil, caneta eletrônica da Maçã, ganha uma integração ainda maior com o iPadOS. É possível fazer anotações em páginas completas de forma simples, graças à nova paleta de ferramentas. Utilizar a Apple Pencil também deve ficar mais agradável já que a fabricante conseguiu diminuir o tempo de resposta da caneta para 9 milisegundos (antes eram 20 ms).

iPadOS com Apple Pencil

Apple Pencil ganhou maior integração com o iPadOS - Foto: Divulgação/Apple

Safari: toda a comodidade de um navegador para desktop

O Safari, navegador da Apple, apresentará websites em versão desktop nos iPads com o novo sistema operacional. A mudança terá adaptação para o tamanho da tela do tablet da Maçã, incluindo otimizações para a função touch.

Uma das novidades no browser é o gerenciador de downloads, o que traz mais comodidade para usar o iPad como um computador. Há ainda melhorias no gerenciamento de guias e 30 novos atalhos de teclados compatíveis.

(Muitos) Outros recursos

O iPadOS também conta com o Dark Mode (Modo Escuro) que chegou com iOS 13. Outra novidade é a possibilidade de instalar fontes personalizadas no sistema, tal como é feito em notebooks e desktops – mais uma prova da tentativa de aproximação dos iPads a dispositivos mais robustos. As fontes estarão disponíveis na App Store.

Por outro lado, pensando na mobilidade, a digitação com uma mão ficará mais fácil com o novo teclado flutuante, que tem seu tamanho e posição adaptados de acordo com a necessidade do usuário.

O app Fotos ganhou ferramentas mais intuitivas para edição e exibição, e a maioria está disponível também para vídeos, como a rotação. A Apple também trouxe melhorias no Mapas, com recursos para facilitar a navegação para lugares frequentes, e otimização na App Store que, entre outros destaques, reduz cerca de 50% o tamanho de downloads de apps no iPad e facilita o lançamento de aplicativos.

Modelos compatíveis e disponibilidade

A versão de testes do iPadOS chega hoje aos uusários do programa de desenvolvedores da Apple. A versão Beta pública estará disponível ainda este mês para membros registrados em beta.apple.com.

O iPadOS chega no segundo semestre de 2019 como atualização para os seguintes modelos:

Encontre as melhores ofertas para iPads no Zoom:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tablet