Zoom indica em Tablet

Blackberry Playbook 16GB ou Positivo Ypy 7: descubra o seu tablet ideal

Dois tablets super completos para facilitar sua vida.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.
 

BlackBerry Playbook 16GB

 Positivo Ypy 7

Conectividade

 

 

Entretenimento

 

 

Mobilidade

 

 

Sistema operacional

 

 

Conectividade

Logo no primeiro quesito, o Playbook 16GB já dá de goleada no Positivo Ypy 7. Com conexão 3G, Wi-Fi, USB, HDMI e Blackberry Bridge, que permite conectar o tablet direto ao smartphone da mesma marca sem fio algum, o Playbook oferece tudo o que há de mais avançado em conectividade em um só aparelho. O Positivo Ypy 7 também conta com WiFi, USB e HDMI, mas a possibilidade do 3G só está presente na versão mais cara. Se você quer saber de diversidade de conexões, não tenha dúvidas de que o Blackberry Playbook leva a melhor.

Entretenimento

No que diz respeito a entretenimento, tanto a Positivo quanto a Blackberry estão de parabéns. Recheados de recursos para garantir o melhor vídeo, a melhor resolução de tela e o melhor som, as duas marcas criaram bons tablets nesse sentido. Ambos possuem câmera dianteira e traseira para videoconferências e chamadas, bem como loja de aplicativos e ferramentas para gerenciar todo esse conteúdo.

Voltado mais para o mundo dos negócios, o Playbook tem ótimas soluções de mídia, inclusive com possibilidade de captar filmes em HD, mas ainda não é tão bom quanto o Ypy 7. Até por ser voltado para outro tipo de público, o Ypy investiu pesado nas ferramentas de diversão e criou um mega portal chamado Mundo Positivo, onde o consumidor encontra grande variedade de conteúdo exclusivo em português. Além disso, ele já vem carregado com 50 aplicativos e tela com maior resolução para jogos, sem falar no formato 4:3 especialmente pensado a leitura de livros e revistas no próprio tablet.

Mobilidade

Em relação a mobilidade, o Playbook e o Ypy 7 empatam, mas cada um com seu ponto forte. Enquanto o tablet da Blackberry ganha em relação à espessura, o Positivo vence quando se fala em bateria: são 9 horas de funcionamento garantido. A bateria do Blackberry não é ruim; porém, graças a sua multiplicidade de recursos, tende a durar um pouco menos. No entanto, se a sua prioridade é ocupar menos espaço, o Playbook é o ideal. A diferença não é grande, mas quando se fala em poucos milímetros, mesmo um ponto pode fazer a diferença. Em relação ao peso, ambos são bem leves, com pouco mais de 400 gramas – o que se tornou o padrão para os modelos de 7 polegadas.

Sistema Operacional

Na hora de comparar o sistema operacional Android, do Ypy 7, ao sistema operacional Blackberry OS, do Playbook, a coisa fica mais complexa. Ambos sistemas são bastante competentes, cada um com as suas especificidades. O trunfo em comum é serem adaptados ao formato Flash de vídeos e animações, já que muitos tablets no mercado ainda cometem o pecado de não ser.

A versão de Android do Ypy 7 não é a melhor do mercado, mas tem um grande diferencial: é totalmente adaptada para o consumidor brasileiro, com textos inteiramente em português. Porém, essa é quase que a única vantagem sobre o sistema do Playbook, que tem navegação mais intuitiva, multitarefas mais eficiente e interface bem parecida com a dos populares smartphones Blackberry.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tablet