Entenda antes de comprar em Tablet

Como Usar Tablet Como Mesa Digitalizadora

O seu tablet pode servir para criar ilustrações ou tratar imagens ao ser empregado como mesa digitalizadora

como utilizar o tablet como mesa digitalizadora
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A mesa digitalizadora é um recurso essencial para muitos profissionais e até amadores. Fazer certos desenhos ou plantas é mais fácil com a transferência das ilustrações para o computador.

No entanto, nem sempre é viável adquirir esse periférico — principalmente quando a atividade não é profissional. Nesse sentido, é possível usar o tablet para desenhar. Com os recursos certos, ele pode quebrar o galho e trazer ótimos resultados.

Na sequência, veja como usar tablet como mesa digitalizadora e tire as suas dúvidas!

Conecte O Tablet Ao Computador

Uma das características da mesa digitalizadora é a transferência de imagens e ações com o computador. Os toques na superfície dela refletem no PC, e isso favorece o desempenho.

Para usar o tablet para desenhar dessa forma, a conexão é fundamental, o que exige baixar um aplicativo específico. Entre os disponíveis, estão:

O aplicativo escolhido deverá ser baixado tanto no tablet quanto no computador, então garanta que exista compatibilidade com os sistemas.

Escolha Um Programa De Edição Adequado

Em seguida, selecione qual é o melhor programa para realizar os desenhos. Há aplicativos especificamente voltados para isso nas lojas (como o Bamboo Paper), mas você também pode recorrer aos tradicionais. Alternativas como Adobe Photoshop e Lightroom estão entre as mais famosas.

Abra um novo arquivo e, com o espelhamento, você poderá fazer as modificações que desejar na tela do tablet — e elas aparecerão no computador.

Use Uma Caneta Especial

Para ter sucesso em como usar tablet como mesa digitalizadora, é essencial contar com as ferramentas certas. Uma caneta de precisão faz toda a diferença, porque a tela do dispositivo, normalmente, é mais sensível ao toque dos dedos.

Se possível, adquira um componente oficial. Para tablets Samsung, por exemplo, a SPen é a indicada. Se não estiver em busca de tanto controle, dá para utilizar uma opção genérica.

Lembre-se de que o tipo da tela influencia no resultado. As que forem resistentes ao toque precisam de uma caneta com maior área de contato. Se não funcionar de primeira, faça testes até encontrar a alternativa ideal.

Deixe A Criatividade Fluir

Com esses passos realizados, é só deixar a sua mente voar e criar tudo o que desejar. Com o uso desse conjunto, você notará que é muito mais fácil fazer esboços e desenhos. É possível, até mesmo, tratar imagens digitais, corrigir a iluminação e conseguir um resultado melhor.

Se tiver dificuldades no começo, deixe o mouse longe e treine o uso da caneta e do tablet para desenhar. Com a prática, vai ficar simples criar e colorir elementos, apagar, corrigir e cuidar da pós-produção.

Depois de explorar essas dicas, você acaba de descobrir como usar mesa digitalizadora. Ao seguir os passos, não encontrará dificuldades para dar vida a várias criações.

Para se convencer das diferenças definitivamente, veja por que tablets e mesas digitalizadoras não são a mesma coisa.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tablet