Entenda antes de comprar em Tênis

Como amaciar tênis novos? Conheça cinco dicas!

Comprou um calçado e ele ficou meio apertado? Não se preocupe, o Zoom te ajuda!

Tênis
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Amaciar os tênis novos em algumas oportunidades pode ser uma grande necessidade. Afinal, perceber que o seu calçado novinho ficou um pouco apertado é uma experiência que ninguém merece!

Para início de conversa, quando compramos um par de tênis, seja ele para a academia, caminhadas, corridas ou mesmo para os passeios do dia a dia, esperamos conforto. Se isso não aconteceu, não se preocupe, lacear o calçado que não está perfeitamente adequado é fácil.

Por isso, nós selecionamos as melhores estratégias para que o seu tênis tenha o caimento perfeito no seu pé.

Mas atenção! Se o calçado está muito pequeno, não force a barra. Lembre-se que o Código de Defesa do Consumidor garante o seu direito de fazer a troca antes do uso. Contudo, se este não é o seu caso, vamos às dicas!


Leia também:

Dica 1 – Test Drive

Sabe quando você vai comprar um carro e antes dirige um pouco para testar o modelo? Faça o mesmo com o seu tênis novo!

Antes de sair com ele para os seus exercícios ou passeios, calce-o, ande com ele pela casa, suba escadas, passe por obstáculos, faça passos mais apressados. Enfim, nada como um bom treino antes do jogo!

Dica 2 – Pés hidratados

Um hidratante sempre faz bem para a nossa pele e pode ser um bom parceiro na hora de amaciar um tênis novo. Passe o produto pelo pé, calce os tênis (sem meia) e faça pequenas caminhadas pela casa.

Os pés ficarão um pouco “soltos” dentro do calçado, e este balanço vai fazer com que o cabedal ceda um pouco, tornado o tênis bem mais confortável para a hora do seu uso verdadeiro.

Dica 3 – Pé quente

Quem disse que a expressão “pé quente” só se refere à sorte? Se você precisa amaciar o seu calçado novinho, vista uma meia grossa e calce o tênis. Você vai notar que ele ficará apertado e aí é hora de apelar para um secador de cabelo!

Aqueça o calçado aos poucos, movimentando os dedos e dando alguns passos quando os pés estiverem quentinhos. Só tome bastante cuidado, pois não queremos que os seus tênis novinhos fiquem queimados antes da estreia.

Dica 4 – Estratégia da trocadinha

Outra estratégia matadora para amaciar os calçados é a trocadinha. A ideia nesta dica é calçar os tênis por alguns minutos de cada vez até que eles “se acostumem” aos seus pés.

Funciona assim: deixe o tênis novo sempre por perto. Acordou e vai escovar os dentes? Calce-o por uns minutos. Vai arrumar a casa? Dê mais um pouco de rodagem para ele! 

Você vai notar que ao trocar o tênis velho pelo novo durante apenas alguns minutos vai deixá-lo bem mais confortável na hora do primeiro uso real.

Dica 5 – Bolas de meia

Essa é uma técnica do tempo da vovó! Pegue as suas meias, forme bolas com elas e preencha o espaço interno do tênis novo. Deixe tudo bem apertadinho.

A pressão que o calçado iria exercer sobre os seus pés vai ser feita contra as meias. Quando chegar a vez da estreia, o seu par de tênis estará bem amaciado.


Quer mais dicas sobre como cuidar dos seus tênis? Chega mais e conheça a nossa página dedicada ao assunto!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tênis