Tênis Asics Nimbus 22 é bom? Veja análise do tênis de corrida

Entenda se vale a pena comprar o tênis de corrida Asics Nimbus 22

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Ter um tênis específico para corrida faz toda a diferença durante a prática desse esporte. Muito além do design, a escolha de um tênis para corrida deve ser feita pensando nas tecnologias que o modelo oferece para tornar o momento do exercício físico mais efetivo e seguro para o usuário. Nesse sentido, o Asics Nimbus 22, a nova geração do principal tênis de performance da Asics, é um dos mais queridos pelos corredores brasileiros, tendo atendido às mais altas expectativas na busca por melhores resultados. Além disso, o tênis de corrida da Asics é um dos mais buscados pelos usuários do Zoom.

A Asics é uma marca que está no mercado há mais de 70 anos com modelos diferenciados de tênis (e com tecnologias inovadoras). E o Nimbus 22 é um tênis que traz uma maior proporção de Gel para oferecer ainda mais amortecimento e conforto aos usuários. O calçado é leve, macio e procura elevar o rendimento de corridas de média e/ou longa distância. Para que você conheça um pouco mais sobre o modelo e saiba se esse é o tênis de corrida ideal para você, analisamos a pisada, o tecido, o amortecimento, o solado, o drop e o design do Nimbus 22. Dê um Zoom e veja se vale a pena comprar esse tênis para corrida da Asics!

Leia também: Como escolher o tênis de corrida ideal?

Confira a análise de ficha técnica do tênis de corrida Asics Nimbus 22! (Imagem: Divulgação/Asics)
Confira a análise de ficha técnica do tênis de corrida Asics Nimbus 22! (Imagem: Divulgação/Asics)

Ficha técnica

  • Tipo de Tênis: Corrida
  • Material do Tênis: Malha
  • Material da Sola: Borracha
  • Tamanho do Tênis: Variável
  • Altura do Tênis (Drop): 10mm (Masculino) / 13mm (Feminino)
  • Tipo de Pisada: Neutra
  • Cores Disponíveis: Preto, azul, cinza, rosa e verde

Pisada

Entender qual é o seu tipo de pisada é fundamental na hora de comprar um tênis de corrida

O Asics Nimbus 22 é um tênis para pisada neutra (Imagem: Divulgação/Asics)
O Asics Nimbus 22 é um tênis para pisada neutra (Imagem: Divulgação/Asics)

Antes de qualquer coisa, para saber se aquele tênis de corrida é ideal para você, é necessário entender qual é o seu tipo de pisada: pisada neutra, pisada pronada ou pisada supinada. A pisada neutra é caracterizada por impulsionar a passada com a parte frontal do pé. Nela, o pé atinge o solo de maneira uniforme.

Já a pisada pronada é aquela que começa do lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas ao dedão. É o típico "pisar para dentro". Por fim, a pisada supinada é justamente o contrário. Ela inicia no calcanhar e mantém o contato do pé com o solo no lado externo, terminando a pisada no dedinho.

No caso do Asics Nimbus 22, o modelo é apropriado para corredores com pisada neutra, em que o peso do corpo é distribuído pelo pé, favorecendo, assim, a absorção do impacto. Esse tênis de corrida é uma ótima opção para corredores de longa distância iniciantes e experientes, pois oferece amortecimento suave e passada reativa.

Tecido

O Asics Nimbus 22 é feito com uma malha adaptável a cada pé

O Asics Nimbus 22 tem tecido respirável e adaptável ao pé (Imagem: Divulgação/Asics)
O Asics Nimbus 22 tem tecido respirável e adaptável ao pé (Imagem: Divulgação/Asics)

O tênis de corrida Asics Nimbus 22 conta com o cabedal, ou seja, a parte de cima do tênis, em malha leve e projetada. Esse material permite que os pés mantenham a respirabilidade, mesmo nos dias mais quentes e com maior transpiração. Além disso, a palmilha removível Ortholite-X40 adiciona suporte ao arco dos pés, e sua construção macia se adapta ao formato deles.

Outro ponto é que esse tênis de corrida apresenta a tecnologia Trusstic também sob o arco dos pés. Essa é uma peça termoplástica que fornece estabilidade, reduz o peso e ainda ajuda a prolongar a vida útil do tênis, mantendo sua qualidade e efetividade. A tecnologia suporta movimentos estáveis e impede que o calçado torça, evitando o desgaste em toda a região da entressola.

Solado

O Asics Nimbus 22 foi pensado para corredores de longa distância

O Asics Nimbus 22 traz uma sola que reduz o nível geral de desgaste (Imagem: Divulgação/Asics)
O Asics Nimbus 22 traz uma sola que reduz o nível geral de desgaste (Imagem: Divulgação/Asics)

O Nimbus 22 foi projetado para corredores de alta quilometragem. Por isso, ele conta com mais espuma na entressola para reduzir a gravidade do impacto. A tecnologia de impulso Flytefoam, localizada na entressola, proporciona um percurso mais enérgico ao usuário. A espuma Flytefoam é 55% mais leve que outras padrões no mercado de tênis.

Além disso, esse tênis de corrida da Asics traz uma sola com tecnologia Ahar que reduz o nível geral de desgaste, o que permite ao corredor passar mais tempo concentrado nos exercícios em execução. As ranhuras com espuma à mostra no solado permitem a corrida em superfícies secas e molhadas, pois entregam mais aderência ao tênis.

Amortecimento

O amortecimento no tênis é fundamental para reduzir impacto e evitar lesões

O Asics Nimbus 22 conta com tecnologia em Gel para absorção de impacto (Imagem: Divulgação/Asics)
O Asics Nimbus 22 conta com tecnologia em Gel para absorção de impacto (Imagem: Divulgação/Asics)

Tanto o Asics Nimbus 22 masculino quanto o Asics Nimbus 22 feminino foram pensados para melhorar o desempenho dos corredores. O modelo traz uma unidade de amortecimento Gel no calcanhar e na parte frontal para uma excelente absorção de impacto. Essa tecnologia contribui para reduzir a fadiga muscular e está localizada justamente nas áreas de maior carga no momento do impacto.

Equipado com tecnologias para melhorar o desempenho de corredores neutros, a nova versão do icônico tênis de corrida da Asics proporciona um amortecimento suave e uma passada reativa. De acordo com o fabricante, esse é um calçado projetado para proporcionar amortecimento suave, de forma a evitar possíveis lesões do choque entre o pé e o solo.

Drop

O Asics Nimbus 22 é um tênis de corrida com drop alto

O Asics Nimbus 22 possui um drop alto, com boa resposta muscular (Imagem: Divulgação/Asics)
O Asics Nimbus 22 possui um drop alto, com boa resposta muscular (Imagem: Divulgação/Asics)

O Asics Nimbus 22 possui um drop (altura do tênis) alto, de 10mm no modelo masculino e 13mm no modelo feminino. O drop alto é ideal para quem pratica exercícios físicos de maneira constante e, por isso precisa de resposta muscular. Já o drop baixo é recomendado para quem deseja alcançar uma alta performance, pois, quanto menor o drop, mais impulso você consegue durante os movimentos.

O drop do tênis de corrida deve ser avaliado de acordo com o que o corredor está buscando naquele momento para o esporte. Se você é um corredor que aterrissa com o calcanhar, o ideal é que você corra com um tênis de drop entre 8mm e 12mm. Os tênis com drop alto concentram o amortecimento no calcanhar, como é o caso do Nimbus 22.

Design

O Asics Nimbus 22 traz um design mais chamativo, com uma enorme variedade de cores

O Asics Nimbus 22 está disponível em diversas cores, com cabedal leve (Imagem: Divulgação/Asics)
O Asics Nimbus 22 está disponível em diversas cores, com cabedal leve (Imagem: Divulgação/Asics)

O tênis de corrida Asics Nimbus 22 conta com um design diferenciado, com uma enorme variedade de cores tanto nos tênis femininos quanto nos tênis masculinos. Ele é feito com material respirável e pensando na saúde do corredor, e seu peso vai variar de acordo com cada tamanho de tênis. Seu cabedal tem como objetivo manter os pés no lugar, sem causar escoriações ou desconforto.

Ele ainda é menos estreito que outros tênis de corrida e conta com a tecnologia Guidance Line, que aprimora o movimento natural desde o calcanhar até a ponta do pé, aumentando a eficiência e a proteção. No modelo feminino, o Nimbus 22 aparece em 18 opções de cores diferentes. Já no masculino são 14 opções de cores. Ambos aparecem com um design em forma de "ondas".

Vale a pena comprar?

Descubra se vale a pena comprar o tênis de corrida Asics Nimbus 22

O Asics Nimbus 22 possui um preço mais alto, variando entre R$ 719,00 e R$ 799,00, por conta das tecnologias de amortecimento em gel. Ele é um tênis para usuários que precisam de melhores rendimentos, principalmente aqueles que demandam uma carga maior de impacto no momento da pisada.

Esse é um tênis de corrida que reduz o cansaço muscular. Vale lembrar que esse tênis está entre os mais buscados no site do Zoom e possui ótima avaliação e recomendação na internet em geral. É um tênis caro, com preço alto, mas que cumpre o que se propõe a fazer.

Prós:

  • Possui material resistente e respirável;
  • Possui amortecimento em gel;
  • Possui solado em borracha resistente;
  • Disponível em diversas cores;
  • Funciona para corredores iniciantes ou experientes.

Contras:

  • É um tênis exclusivamente para pisada neutra, podendo não favorecer usuários com outros tipos de pisada;
  • Seu preço mais alto pode não ser tão atrativo.

Leia também: