Tênis Nike Downshifter 10 é bom? Confira análise do tênis de corrida

Pensando em comprar o Nike Downshifter 10? Veja a análise de ficha técnica desse tênis para corrida

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Ter um tênis para corrida que atenda às suas necessidades é um passo para a efetividade do exercício físico, independente se você for um corredor amador ou profissional. Na hora de escolher um modelo, é importante levar em consideração alguns fatores, como o tipo de pisada, o material do calçado e o sistema de amortecimento, por exemplo, que influenciam diretamente na performance desejada. Nesse sentido, o Nike Downshifter 10 aparece como uma atualização de um tênis para corrida já conhecido e "queridinho" pelos usuários.

A Nike é dos nomes mais fortes de mercado esportivo no Brasil e no mundo, com calçados para atender a todos os tipos de necessidades. O Nike Downshifter 10 é um modelo de tênis para corrida que faz parte da linha de entrada da marca. Com ótimo custo-benefício, ele proporciona aos corredores amadores uma sensação de resposta à corrida, além de trazer estabilidade, conforto e amortecimento. Quer saber se o Nike Downshifter 10 é bom? Dê um Zoom e veja a análise que preparamos deste tênis para corrida da Nike!

Leia também: Como escolher o tênis de corrida ideal?

Veja a análise de ficha técnica do tênis para corrida Nike Downshifter 10! (Imagem: Divulgação/Nike)
Veja a análise de ficha técnica do tênis para corrida Nike Downshifter 10! (Imagem: Divulgação/Nike)

Confira o canal do Zoom no YouTube:

Ficha técnica

  • Tipo de Tênis: Corrida
  • Material do Tênis: Sintético e Têxtil
  • Material da Sola: Borracha
  • Tamanho do Tênis: Variável
  • Altura do Tênis (Drop): 10mm
  • Tipo de Pisada: Neutra
  • Cores Disponíveis: Preto, verde, roxo, azul, branco, chumbo, cinza e vermelho (Masculino) | Preto, branco, amarelo, dourado, pink, cinza e prata (Feminino)

Veja mais: Tênis Nike para corrida: 8 modelos para comprar em 2021

Pisada

Saber qual é o seu tipo de pisada é fundamental na hora de comprar um tênis para corrida

O Nike Downshifter 10 é um tênis para pisada neutra (Imagem: Divulgação/Nike)
O Nike Downshifter 10 é um tênis para pisada neutra (Imagem: Divulgação/Nike)

Antes de qualquer coisa, para saber se aquele tênis para corrida é ideal para você, é necessário entender qual é o seu tipo de pisada: pisada neutra, pisada pronada ou pisada supinada. A pisada neutra é caracterizada por impulsionar a passada com a parte frontal do pé. Nela, o pé atinge o solo de maneira uniforme.

Já a pisada pronada é aquela que começa do lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas ao dedão. É o típico "pisar para dentro". Por fim, a pisada supinada é justamente o contrário. Ela inicia no calcanhar e mantém o contato do pé com o solo no lado externo, terminando a pisada no dedinho.

No caso do Nike Downshifter 10, a pisada ideal desse tênis para corrida é a pisada neutra. Seu encalce favorece a absorção do impacto pelo corpo sobre as articulações. Esse tênis para corrida é uma ótima opção para corredores amadores, sendo indicado para corridas de curtas distâncias, caminhadas, academia e uso casual. Devido a sua versatilidade, ele é um tênis da Nike bom e barato.

Tecido

O Nike Downshifter 10 é produzido em Mesh, o que garante respiração e conforto aos pés

O Nike Downshifter 10 é feito em Mesh para mais respirabilidade (Imagem: Divulgação/Nike)
O Nike Downshifter 10 é feito em Mesh para mais respirabilidade (Imagem: Divulgação/Nike)

Tanto o Nike Downshifter 10 masculino quanto o Nike Downshifter 10 feminino trazem o cabedal, ou seja, a parte de cima do tênis, em material sintético, com Mesh no antepé, o que proporciona suporte, circulação de ar e respirabilidade leve para os pés. O Mesh apresenta propriedades elásticas, responsáveis por melhorar a ventilação dos pés durante a corrida.

O acolchoamento no calcanhar também contorna os pés para ainda mais conforto e maciez. O Nike Downshiter 10 possui um formato justo e estreito, que garante adaptabilidade e segurança para os pés ao longo do treino. No entanto, isso pode causar um certo desconforto para pés mais largos ou gordinhos.

Solado

O Nike Downshifter 10 traz um solado de borracha resistente, conferindo tração e aderência

O Nike Downshifter 10 possui um solado com tecnologia de absorção e impulsão (Imagem: Divulgação/Nike)
O Nike Downshifter 10 possui um solado com tecnologia de absorção e impulsão (Imagem: Divulgação/Nike)

Em um tênis para corrida, o mais importante é que o solado apresente uma adaptação qualitativa ao pé, e que permite uma boa tração e estabilidade, ou seja, uma boa aderência. Isso possibilita o uso do tênis para corrida em diferentes ambientes. O Nike Downshifter 10 conta com um solado de borracha resistente, garantindo uma tração durável em diversas superfícies, como no asfalto ou na esteira, por exemplo.

Além disso, o solado do Nike Downshifter 10 traz cortes profundos adicionais que ajudam os pés a se movimentarem mais naturalmente. A entressola, por sua vez, em espuma de EVA flexível, proporciona uma sensação responsiva e amortecida, o que faz com que o corredor obtenha resposta ágil durante as passadas.

Amortecimento

O Nike Downshifter 10 oferece amortecimento confortável, mas sem perder em suporte e estabilidade

O Nike Downshifter 10 tem amortecimento leve e estável (Imagem: Divulgação/Nike)
O Nike Downshifter 10 tem amortecimento leve e estável (Imagem: Divulgação/Nike)

O amortecimento é uma das partes mais importantes do tênis para corrida, pois é ele que irá ajudar na absorção do impacto gerado entre o corpo e o solo, de forma a evitar possíveis lesões. No Nike Downshifter 10, o sistema de amortecimento é feito em TPU (poliuretano termoplástico), que oferece conforto, mas sem perder suporte e estabilidade.

Nessa atualização do tênis para corrida da Nike, a grande mudança foi na entressola e, consequentemente, no sistema de amortecimento. Ela está maior e melhor. Isso porque ranhuras extras foram criadas para melhorar a dissipação de energia gerada durante a corrida. Dessa forma, o Nike Downshifter 10 está mais responsivo que suas versões anteriores. Ele promove um bom amortecimento para corredores iniciantes.

Drop

O Nike Downshifter 10 é um tênis para corrida com drop alto

O Nike Downsfhiter 10 é um tênis com drop alto (Imagem: Divulgação/Nike)
O Nike Downsfhiter 10 é um tênis com drop alto (Imagem: Divulgação/Nike)

O drop é a diferença de altura entre a parte da frente e a parte traseira do calçado. O Nike Downshifter 10 possui um drop alto, de 10mm. Um tênis com drop mais alto auxilia justamente os corredores que pisam mais com o calcanhar e que querem treinar de forma constante.

Já um tênis com drop mais baixo favorece os corredores que tendem a pisar mais com o antepé e que desejam alcançar alta performance. É importante ressaltar que, se você decidir mudar o drop do calçado, o ideal fazê-lo de forma gradativa.

Design

O Nike Downshifter 10 conta com com design moderno e diversas opções de cores

O Nike Downsfhiter 10 conta com um design moderno e minimalista (Imagem: Divulgação/Nike)
O Nike Downsfhiter 10 conta com um design moderno e minimalista (Imagem: Divulgação/Nike)

Com design moderno e geométrico, o Nike Downshifter 10 traz cadarços achatados, mas que não desamarram com frequência e permitem melhor ajuste. Sua lingueta está com menos acolchoamento, o que também não causa desconforto ou escoriações no peito do pé. O modelo é fácil de calçar e retirar, além de entregar uma sensação de "abraço" aos pés.

Esse tênis para corrida da Nike pode ser encontrado em diversas cores, como preto, branco, cinza, azul, amarelho, e mais. Seu peso é de aproximadamente 200g, o que pode variar de acordo com o tamanho do próprio calçado. Por fim, Nike Downshifter 10 traz versões do tênis para os públicos masculino e feminino.

Vale a pena comprar o Nike Downshifter 10?

Descubra se vale a pena comprar o tênis para corrida Nike Downshifter 10

O Nike Downshifter 10 é um tênis de corrida com ótimo custo-benefício para quem busca um tênis para corrida barato e de entrada, que serve para correr, caminhar e praticar atividades físicas de forma confortável e segura. Tanto na versão masculina quanto na versão feminina o preço varia entre R$ 179 a R$ 254.

Com diversas opções de cores, amortecimento equilibrado, respirabilidade leve e boa durabilidade, o Nike Downshifter 10 é um bom tênis para quem quer começar no mundo da corrida. No entanto, o custo-benefício ainda é o motivo que o faz ser um dos calçados mais vendidos da Nike no Brasil.

Prós:

  • Custo-benefício
  • Diversas opções de cores
  • Boa respirabilidade para os pés
  • Conforto, leveza e durabilidade
  • Disponível nas versões masculina e feminina

Contras:

  • Tênis estreito para pés mais largos ou gordinhos
  • É um tênis exclusivamente para pisada neutra, podendo não favorecer usuários com outros tipos de pisada

Leia também: