Mulher virada de costas com cabelo curto platinado e colorido em fundo cinza

Tinta para cabelo colorido: 5 opções para comprar em 2021

Para madeixas coloridas com tonalidade vibrantes, uma tinta para cabelo colorido de qualidade faz a diferença

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Quem gosta de pintar o cabelo com cores vibrantes sabe o quanto uma tinta para cabelo colorido de qualidade faz diferença no resultado final. As famosas cores fantasia estão cada vez mais em alta, e várias marcas de tinta para cabelo colorido têm surgido prometendo entregar fios com tonalidades mais intensas, duradouras e brilhantes.

No entanto, antes de escolher a melhor tintura para você, é preciso considerar os prós e contras de cada opção do mercado. Você prefere uma tinta que fixa por mais tempo ou que hidrata mais os fios? O ideal é levar mais em consideração o custo-benefício ou investir em uma coloração um pouco mais cara? Esses são questionamentos a serem pensados, uma vez que a manutenção do cabelo colorido é frequente.

Vale lembrar que qualquer coloração ou tonalizante para cabelo colorido deve ser aplicada em fios descoloridos ou loiros, com base clara. Dito isso, com a ajuda da hair designer Anna Dorneles (@hair.adorneles), nós analisamos as melhores marcas de tinta para cabelo colorido e selecionamos cinco opções para comprar, destacando as vantagens e os diferenciais de cada uma. Confira abaixo!

Mulher balançando o cabelo pintado de rosa em fundo da mesma cor
Veja a nossa seleção das melhores tintas para cabelo colorido de 2021! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como escolher a coloração ideal para o cabelo?

Na hora de escolher a tinta para cabelo colorido ideal para você, é importante optar por um tonalizante com uma pigmentação elevada, para que a cor desbote menos após as lavagens. A hair designer dá a dica sobre uma das marcas mais "queridinhas" dos salões de beleza:

"Se tratando de cabelos com cores fantasia, a marca campeã entre os cabeleireiros é a Kamaleão Color, que possui pigmento com maior fixação e, consequentemente, com menos desbotamento".

1. Salon Line Color Express Fun

Tinta para cabelo colorido da Salon Line na cor Violet Fantasy
Salon Line Color Express (Imagem: Divulgação/Salon Line)

A Color Express Fun é a linha colorida de tonalizantes da Salon Line, marca popular e referência nos cuidados com os cabelos. Com apenas cinco cores na cartela (Blue Unicorn, Blue Rock, Fancy Red, Pink Show e Violet Fantasy), essa tinta para cabelo colorido Salon Line é ideal para todos os tipos de fios, desde os mais lisos até os cacheados e crespos.

Outro diferencial da marca é o alto potencial de tratamento dos tonalizantes coloridos, que contam com mais de 12 óleos nutritivos na composição. Assim, é possível tonalizar e hidratar os fios ao mesmo tempo, garantindo cabelos mais brilhosos. Existe também o Kit Mix da linha Color Express Fun, que une, na mesma embalagem, tintas rosa e azul – perfeito para quem quer ter um cabelo colorido ainda mais ousado!

Veja aqui as melhores ofertas da tinta para cabelo colorido da Salon Line!

Prós da Salon Line Color Express Fun

  • Fórmula livre de amônia e com alto potencial hidratante, com mais de 12 óleos nutritivos na composição;
  • Preço mais acessível;
  • Possui o Kit Mix: embalagem que oferece duas cores diferentes de tinta (rosa e azul).

Contras da Salon Line Color Express Fun

  • Pouca variedade de tonalidades (somente cinco cores na cartela).

2. Kamaleão Color Máscara Pigmentante

Tinta para cabelo colorido da Kamaleão Color na cor Pônei Magenta
Kamaleão Color Máscara Pigmentante (Imagem: Divulgação/Kamaleão Color)

Quem tem o cabelos colorido há algum tempo certamente já ouviu falar da Máscara Pigmentante da Kamaleão Color. Os tonalizantes da marca são muito populares, principalmente porque a cartela de cores da Kamaleão é uma das maiores, com mais de 26 tonalidades diferentes. Além disso, a Kamaleão também vende diluidores especiais para modificar a cor das tintas coloridas – produto perfeito para quem quer colorir o cabelo com cores mais claras ou em tons pastel.

Também existem duas embalagens dessa tinta para cabelo colorido Kamaleão: a tradicional, de 150ml, e o sachê, de 60g, perfeito para quem busca pintar apenas algumas mechinhas de cabelo. Outro diferencial notável da marca é que ela possui diversos produtos que auxiliam na manutenção de cabelos coloridos, como condicionadores coloridos, cremes para banho de brilho e sachês matizadores.

Confira aqui as melhores ofertas da tinta para cabelo colorido da Kamaleão Colors!

Prós da Kamaleão Colors Máscara Pigmentante

  • Marca vegana e cruelty-free, referência no mercado de tinturas;
  • Extensa cartela de cores, com mais de 26 tonalidades;
  • A marca também oferece produtos para a manutenção da cor nos cabelos coloridos;
  • Fórmula livre de amônia, chumbo ou parabenos na composição;
  • Duas opções de embalagens: de 150 e 60g, ideal para quem precisa de tinta somente para pequenas mechas de cabelo.

Contras da Kamaleão Colors Máscara Pigmentante

  • Valor um pouco mais elevado (em média R$ 49,00);
  • Fórmula não conta com muitos ingredientes hidratantes ou nutritivos.

3. Keraton Hard Colors

Tinta para cabelo colorido da Keraton na cor Ecstasy Blue
Keraton Hard Colors (Imagem: Divulgação/Keraton)

Quando o assunto é cabelo colorido, a Keraton Hard Colors é uma opção de tonalizante bastante popular. Afinal, a marca foi pioneira no mercado de tonalizantes coloridos sem amônia na composição, além de oferecer colorações com ótima fixação e alto potencial hidratante, com ingredientes como queratina na fórmula. A Keraton ainda conta com mais duas linhas, a Neon Colors (com 10 cores neon) e a Light Colors (com 5 tonalidades pastel).

Um diferencial dessa tinta para cabelo colorido Keraton certamente é a cartela de cores, que conta com 18 vibrantes tonalidades. Vale destacar a forma de aplicação desse tonalizante: é preciso pré-pigmentar os fios secos com o produto, secá-los e reaplicar outra camada de tonalizante – desta vez, para agir por até 40 minutos. É um procedimento mais trabalhoso, mas o resultado são cores vibrantes e cheias de vida.

Veja aqui as melhores ofertas da tinta para cabelo colorido da Keraton!

Prós da tinta para cabelo colorido Keraton Hard Colors

  • Marca vegana e pioneira no mercado de tonalizantes sem amônia na composição.
  • Preço mais acessível.
  • Cartela de cores com 18 diferentes tonalidades.

Contras da tinta para cabelo colorido Keraton Hard Colors

  • A forma de aplicação é um pouco trabalhosa e exige algumas etapas, como a pré-pigmentação, a secagem dos fios e a reaplicação da tintura.

4. Alfaparf Crazy Colors

Tinta para cabelo colorido da Alfaparf na cor Ice Green
Alfaparf Crazy Colors (Imagem: Divulgação/Alfaparf)

Os tonalizantes coloridos da Alfaparf Crazy Colors dão o que falar quando o tema é cabelo colorido. A marca italiana conta com uma cartela de cores diversa, que se diferencia entre tons pastel e vibrantes: existe o azul Blue Moon e o Ice Blue; o verde Sweet Green e o Ice Green; e outras tonalidades de rosa, vermelho, laranja e roxo.

Com um ótimo custo-benefício, a tinta para cabelo colorido Alfaparf é referência no mercado de tonalizantes, além de ser fácil de manusear, principalmente se você deseja uma coloração pastel mais uniforme. Isso porque a marca disponibiliza tintas em tons pastel já prontas, sem que seja necessário utilizar o diluidor para chegar à cor desejada.

Confira aqui as melhores ofertas da tinta para cabelo colorido da Alfaparf!

Prós da Alfaparf Crazy Colors

  • Tonalidades diversas, divididas entre cores vibrantes e pastel;
  • Preço mais acessível;
  • Fórmula livre de amônia e peróxidos na composição.

Contras da Alfaparf Crazy Colors

  • Fórmula não oferece muitos ingredientes hidratantes na composição.

5. Beautycolor Color Inspire

Tinta para cabelo colorido da Beautycolor na cor Sink the Pink
Beautycolor Color Inspire (Imagem: Divulgação/Beautycolors)

A Beautycolor é outra marca referência no mercado de colorações para as madeixas. E com o cabelo colorido não poderia ser diferente! Sua linha Color Inspire oferece cremes tonalizantes que pigmentam enquanto hidratam, já que as fórmulas contam com óleos vegetais e queratina, potencializando o brilho e a pigmentação da tintura.

No entanto, essa tinta para cabelo colorido Beautycolor oferece somente cinco cores em sua cartela de coloridos: Blue Moon, Bein' Green, Sink the Pink, Deep Purple e Yellow Submarine. A marca também conta com um creme diluidor para tintas coloridas, ideal para quem deseja criar sua própria cor mais clara ou em tons pastel.

Veja aqui as melhores ofertas da tinta para cabelo colorido Beautycolor!

Prós da Beautycolor Color Inspire

  • Fórmula livre de amônia, parafina, petrolatos e peróxidos na composição;
  • Promete durar até 20 lavagens (dependendo da porosidade dos fios a serem tingidos);
  • Fórmula com alto potencial de hidratação e nutrição, com óleos vegetais e queratina na composição;
  • Preço mais acessível.

Contras da Beautycolor Color Inspire

  • Pouca variedade de tonalidades (somente cinco cores).

Como cuidar do cabelo depois da coloração?

Após colorir o cabelo com a tinta colorida, é importante dar atenção à hidratação das madeixas. A hair designer explica que as cores fantasia desbotam rápido, já que o pigmento fica na camada externa dos fios. Para que a cor se mantenha por mais tempo, Anna destaca:

"Além de intercalar sessões semanais de hidratação e nutrição dos fios para manter os cabelos disciplinados, brilhosos e sem frizz, poderá ser aplicado o tonalizante colorido uma vez por semana para a cor ficar em evidência".

Veja mais sobre o universo de cabelos: