Melhores vitrolas e toca-discos de 2021: 7 modelos para comprar

Conheça os melhores toca-discos e vitrolas para quem está pensando em entrar de cabeça na onda do vinil

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A volta do vinil já é uma realidade. Os LPs conseguiram manter um público fiel ao longo das décadas e, nos últimos anos, é possível enxergar um crescimento desse setor. Anualmente, milhares de discos de vinil nacionais e internacionais são lançados no mercado. Com essa re-popularização, a vitrola e o toca-discos ganham ainda mais notoriedade, principalmente por serem os equipamentos capazes de reproduzir esse formato de mídia.

Todo o prazer que apenas uma vitrola ou um toca-discos proporciona, com o ritual de acompanhar as músicas nos encartes, curtir a arte das capas e ter a experiência de virar o lado do disco, gera uma onda nostálgica que agrada (e muito!) tanto a quem pegou essa fase quanto a amantes da música em geral. Sendo assim, se você está em busca da sua primeira vitrola ou toca-discos, separamos alguns modelos que podem agradar a todos os gostos. Dê um Zoom e confira!

Leia também: Melhor caixa de som Bluetooth em 2021: 10 modelos para comprar no Brasil

Veja a nossa seleção dos melhores toca-discos e vitrolas de 2021! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja a nossa seleção dos melhores toca-discos e vitrolas de 2021! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Afinal, qual a diferença entre vitrola e toca-discos?

A vitrola e o toca-discos cumprem a mesma função, e sua única diferença está na saída do som. A vitrola é um aparelho completo, que une o prato giratório para o disco e a caixa de som em um só equipamento. Já o toca-discos surgiu como uma evolução da vitrola, separando as duas funções em componentes diferentes. Ou seja, a caixa de som é separada do equipamento que "lê" o vinil. Por conta dessa separação, o toca-discos costuma ter uma potência sonora bem superior.

Para quem busca uma qualidade de som perfeita, o toca-discos pode ser uma boa opção de compra. Mas, se a sua intenção é apenas poder curtir um som de vinil despojado em casa, uma vitrola vai te atender muito bem. Na hora de escolher, também é interessante prestar atenção nos diferentes níveis de rotação do aparelho (RPM): LPs diferentes podem exigir diferentes velocidades de rotação. Portanto, quanto maior a variação de RPM em um equipamento, mais discos serão compatíveis com a sua vitrola ou toca-discos.

1. Raveo Sonetto

A Sonetto é uma vitrola da Raveo disponível em cores diferentes

Raveo Sonetto (Imagem: Divulgação/Raveo)
Raveo Sonetto (Imagem: Divulgação/Raveo)

A vitrola Raveo Sonetto é o modelo de vitrola mais buscado da Raveo, marca nacional especializada em vitrolas, toca-discos e caixas de som. O formato de maleta se tornou um clássico em diversas marcas, e essa vitrola está disponível em diversos acabamentos e cores diferentes para você escolher a que melhor se encaixa na decoração da sua casa.

Além de ser uma vitrola portátil e compacta, a Raveo Sonetto possui três velocidades diferentes de rotação de discos, além de entrada de áudio auxiliar e USB, que também permite que você grave o áudio de seus LPs em formato digital.

Confira aqui algumas ofertas da vitrola Raveo Sonetto!

2. Raveo Stadio

A Stadio é uma vitrola da Raveo com design mais retrô

Raveo Stadio (Imagem: Divulgação/Raveo)
Raveo Stadio (Imagem: Divulgação/Raveo)

A vitrola Raveo Stadio é uma vitrola retrô que está entre os modelos mais buscados pelos amantes da música em vinil. Inspirada nos primeiros modelos de vitrola da década de 1940, essa vitrola vintage é um equipamento completo, para além do design diferenciado.

Além de ter três velocidades de rotação diferentes, a Raveo Stadio também possui player para CDs, fitas cassete e entrada e saída para áudio auxiliar, conexão via Bluetooth, USB e cartão SD. Ela suporta a maioria dos formatos de áudio disponíveis no mercado, permite que você grave seus LPs, CDs, e K7s em formato digital, e também possui rádio FM com dial de 87,5 a 108 MHz.

Veja aqui algumas ofertas da vitrola Raveo Stadio!

3. Raveo TR-1000

O TR-1000 é um toca-discos da Raveo de alta tecnologia

Raveo TR-1000 (Imagem: Divulgação/Raveo)
Raveo TR-1000 (Imagem: Divulgação/Raveo)

O toca-discos Raveo TR-1000 é ideal para quem busca montar um sistema de som de alta qualidade. Com duas velocidades de rotação, esse toca-discos clássico pode ser adquirido sozinho ou como parte do sistema de som Raveo Concert One.

Ele foi desenvolvido para ser um equipamento de alta tecnologia e garantir excelência na reprodução dos seus LPs. Esse toca-discos da Raveo traz braço metálico, contrapeso de precisão, sistema anti-skating e tampa de acrílico que pode ficar fechada durante o funcionamento para proteger o seu vinil de qualquer exposição.

Confira aqui algumas ofertas do toca-discos Raveo TR-1000!

4. Sonata Stadio

A Stadio é uma vitrola da Sonata com rádio FM e conexão Bluetooth

Sonata Stadio (Imagem: Divulgação/Sonata)
Sonata Stadio (Imagem: Divulgação/Sonata)

A vitrola Sonata Stadio é outro modelo de vitrola retrô dessa lista. Fabricada pela Uitech, essa vitrola vintage é uma boa opção para quem busca um aparelho mais completo. Com três velocidades de rotação, ela também traz rádio FM e conexão via USB, cartão SD, e Bluetooth.

Essa também é uma vitrola com design vintage, e o acabamento em madeira é um diferencial de seu visual. A Sonata Studio também permite que o usuário grave o áudio de seus LPs em formato digital através da conexão USB.

Veja aqui algumas ofertas da vitrola Sonata Stadio!

5. Vicini VC-285

A VC-285 é uma vitrola da Vicini portátil e com função de gravação

Vicini VC-285 (Imagem: Divulgação/Vicini)
Vicini VC-285 (Imagem: Divulgação/Vicini)

A vitrola Vicini VC-285 é uma vitrola portátil com conexão Bluetooth e rádio FM, sendo mais uma opção de vitrola maleta dessa lista (e também a mais completa entre os outros modelos similares). Ela possui entrada para áudio auxiliar e USB com função de gravação e entrada para cartão SD.

Outro recurso interessante da Vicini VC-285 é que, apesar de ter apenas duas velocidades de rotação (33,75 e 78RPM), essa vitrola portátil vem com adaptador para vinil de 45RPM. Ela está disponível em duas cores diferentes, com acabamento em prata ou preto.

Confira aqui algumas ofertas da vitrola Vicini VC-285!

6. Pulse Berry Retrô

A Berry Retrô é uma vitrola da Pulse compacta e com design vintage

Pulse Berry Retrô ((Imagem: Divulgação/Pulse)
Pulse Berry Retrô ((Imagem: Divulgação/Pulse)

A vitrola Pulse Berry Retrô é uma vitrola maleta com a portabilidade que os usuários buscam na hora de escolher uma vitrola ou toca-discos. Essa praticidade, somada ao preço atraente, torna a Pulse Berry Retrô uma das mais buscadas por quem deseja uma nova vitrola.

A Pulse Berry Retrô, ou SP364, é um modelo com características bem similares às outras vitrolas maleta dessa lista. Ela possui conexão Bluetooth e entradas USB e cabo auxiliar, além da cor caramelo, que contribui para o design retrô dessa vitrola vintage.

Veja aqui algumas ofertas da vitrola Pulse Berry Retrô!

7. Ribeiro e Pavani Tennessee

O Tennessee é um toca-discos da Ribeiro e Pavani em formato de maleta

Ribeiro e Pavani Tennessee (Imagem: Divulgação/Ribeiro e Pavani)
Ribeiro e Pavani Tennessee (Imagem: Divulgação/Ribeiro e Pavani)

A última vitrola da nossa lista das melhores de 2021 é um toca-discos maleta, modelo campeão de buscas na internet quando o assunto é toca-discos moderno. No caso do toca-discos Ribeiro e Pavani Tennessee, o grande diferencial é a marca por trás dessa vitrola: a Ribeiro e Pavani é uma tradicional marca de decoração presente há mais de 50 anos no mercado brasileiro.

Apesar de ter caixas de som embutidas, o fabricante indica que esse toca-discos seja usado com amplificadores para garantir uma melhor reprodução de áudio. A Ribeiro e Pavani Tenessee possui saídas para cabo auxiliar, três velocidade de rotação e está disponível na cores preto, marrom e turquesa, que dá um toque vintage a esse toca-discos retrô.

Confira aqui algumas ofertas do toca-discos Ribeiro e Pavani Tennessee!

Leia também: