Quando é o Dia do Consumidor 2019?

Dia do Consumidor em 2019 será comemorado em 13 de março

Quando é o Dia do Consumidor 2019?
ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

O Dia do Consumidor vem ganhando cada vez mais importância no calendário do varejo no Brasil, com lojas físicas e online oferecendo diversas promoções e outras vantagens na compra, como frete grátis ou parcelamento com juros menores.

Dia do Consumidor em 2019 será comemorado em 13 de março, quarta-feira

Oficialmente, segundo foi decretado pela ONU - Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é comemorado anualmente em 15 de março.

Mas, como uma estratégia para oferecer mais ofertas e promoções, as lojas no Brasil estabeleceram a quarta-feira da semana do dia 15 como o Dia do Consumidor, com várias promoções e ofertas disponíveis. Com isso, o Dia do Consumidor em 2019 será dia 13 de março.

Leia também:

Uma semana de promoções e ofertas

Vale a pena começar a pesquisa com alguns dias de antecedência! Em primeiro lugar, porque muitas lojas instituem o que ficou conhecido como a Semana do Consumidor no Brasil. Ou seja, desde a segunda-feira anterior, dia 11 de março, até o domingo seguinte, dia 17 de março, você pode encontrar boas ofertas no e-commerce ou em lojas físicas.

Com mais tempo de pesquisa, você também pode tirar todas as suas dúvidas com os Especialistas do Zoom, que estão sempre prontos para te ajudar a descobrir quais as melhores indicações para você.

Aliás, só para lembrar, nossos especialistas estão por aqui no ano inteiro, tá? Não precisa esperar nenhuma data especial para falar com eles!

História do Dia do Consumidor

A ONU não escolheu o dia 15 de março sem motivos. A data marca o discurso de John Kennedy, que era presidente dos Estados Unidos, realizado nesse dia em 1962. Kennedy reforçou a importância de quatro princípios básicos dos direitos e interesses dos consumidores: direito à segurança, à informação, à escolha e o direito de ser ouvido.

Pouco mais de 20 anos depois, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu 15 de março como o Dia Mundial do Direito do Consumidor.

No Brasil, esses direitos estão previstos no Código do Consumidor, na Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor no mês de março do ano seguinte. Entre algumas medidas apresentadas pela lei, está à criação do Procon - Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, presente em todos os estados brasileiros.

Confira as melhores ofertas da Semana do Consumidor no aqui, no Zoom:

Leia também: