Como escolher torradeira: 5 dicas para investir na melhor opção

Veja o que é importante estar atento na hora de comprar uma torradeira

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Escolher a melhor torradeira elétrica para a sua casa é uma tarefa que envolve muitas pesquisas e conhecimento sobre esse eletrodoméstico, e por isso, nós preparamos um guia de compras para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a saber como escolher aquela ideal.

Saiba como escolher uma torradeira elétrica para a sua casa! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Saiba como escolher uma torradeira elétrica para a sua casa! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Uma torradeira elétrica é um item muito prático para ter na sua cozinha, que te ajuda a preparar cafés da manhã e lanches mais diferenciados e saborosos para a sua família. Ela pode preparar de 2 a 4 fatias de forma simultânea, alguns modelos inclusive trazem fendas mais largas para caber qualquer tipo de pão.

Além disso, a escolha da torradeira elétrica ideal envolve outros recursos do produto. Para te ajudar, confira abaixo o nosso guia de compras com dicas e saiba como escolher a torradeira ideal!

Leia também: Melhor torradeira elétrica de 2021!

Material

Um dos pontos que deve ser avaliado antes de escolher a sua torradeira elétrica é o material dela, lembrando que esse eletrodoméstico pode ser feito em metal ou plástico, com diferença em relação a durabilidade e peso.

Torradeira de metal

Essas torradeiras elétricas são mais pesadas e resistentes, mas em compensação mais caras. Elas também contam com acabamento fosco ou brilhoso, sendo que o fosco garante uma maior durabilidade, já que o material brilhoso pode deixar muitas marcas de dedos durante o uso.

Torradeira de plástico

Já as torradeiras de plástico são modelos mais leves e também mais baratos, encontrada em uma grande variedade de cores. Vale lembrar que ambos os modelos contam com o seu interior em metal, independente do material de fora.

Conheça os modelos de torradeira da KitchenAid e veja as 6 melhores opções da marca

Potência

Outro ponto de atenção ao escolher a sua torradeira elétrica é a potência, que pode variar entre 600 e 1.600 watts de forma geral, mas alguns modelos ainda apresentam uma potência total maior. O que deve ser pensado aqui é que, produtos com maior potência preparam o alimento de forma mais rápida, mas ao mesmo tempo consomem mais energia elétrica. Vale a pena avaliar, em relação a isso, o que faz mais sentido para a sua casa.

Compartimentos

Confira qual torradeira elétrica é a melhor para sua família! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira qual torradeira elétrica é a melhor para sua família! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os compartimentos são aquelas fendas onde os pães são colocados, e aqui é importante levar em conta a quantidade e também o tamanho. Se você tiver uma família grande, vale a pena optar por um modelo maior, mas levando em conta que vai ocupar mais espaço.

As torradeiras contam com 2 ou 4 compartimentos, que trazem espessuras mais finas ou mais grossas. Fendas mais grossas comportam todos os tipos de pães, enquanto fendas mais finas comportam apenas pães de forma.

Outro ponto para levar em consideração aqui é a profundidade dessas fendas, porque modelos com esse espaço muito fundo podem fazer com que o pão não volte até a borda e você precise da ajuda de um pegador para retirar o alimento de dentro dela.

A Britânia tem 3 opções de torradeira excelentes para a sua cozinha, confira nesse artigo

Níveis de Tostagem

Quanto mais níveis de tostagem disponíveis, mais você consegue personalizar uma torrada do jeitinho que você ou qualquer pessoa da sua família gosta. Há inclusive modelos que te permitem ajustar a temperatura em cada fenda, ou seja, cada pão ser tostado de uma forma ou até tostar apenas um dos dois lados do pão.

A maioria dos modelos de torradeira elétrica que você vai encontrar contam com até 7 níveis de tostagem, mas alguns mais diferenciados trazem até 9 níveis.

Recursos e Funções Extras

Conheça os recursos para escolher sua torradeira elétrica (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Conheça os recursos para escolher sua torradeira elétrica (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Hoje em dia é possível encontrar diversos modelos de torradeira elétrica e consequentemente, diversos recursos diferentes em cada uma delas, para que você escolha aquela que mais faz sentido para a sua rotina.

Dentre esses recursos, você vai encontrar a função de descongelar, reaquecer, observar, bagel, centralizar e desligamento automático. Abaixo nós vamos explicar como cada funcão dessa funciona:

Descongelar

Essa função é ótima para aquelas pessoas que gostam de deixar o pão, tostado ou não, no congelador para facilitar nos próximos dias ou para durar mais. Ela funciona apenas descongelando o pão na torradeira, sem tostar ainda mais, e sem prejudicar o sabor ou textura da torrada.

Reaquecer

Se você fez suas torradas e não teve tempo de consumir naquela hora, ou fez além do que você precisa naquele momento, essa função te ajuda a esquentar novamente a torrada, sem tostar ainda mais e sem perder a sua crocância.

Observar

Essa função te permite acompanhar o processo de forma mais simples, podendo conferir se o seu pão está no ponto de tostagem que você quer, sem precisar parar o funcionamento. Você consegue levantar a fatia para observação sem interromper o processo.

Bagel

Essa opção te ajuda a tostar apenas um dos lados da fatia de pão, ou seja, você consegue obter uma fatia de pão com a casquinha crocante por fora e macio por dentro.

Centralizar

Essa função te ajuda a colocar o pão na posição certa dentro da torradeira, permitindo assim que todos os lados do pão assem da mesma forma.

Desligamento Automático

Os modelos que trazem essa função te ajudam a saber quanto o processo de tostagem finalizou. Alguns deles ainda trazem um aviso sonoro ao final do preparo, facilitando assim a sua rotina.

Display Digital

Algumas torradeiras contam com um display digital para facilitar a visualização do modo escolhido e também o tempo restante daquele preparo, para seu tempo na cozinha ser mais prático.

Vale lembrar que nem todos os modelos trazem todas essas funções, e que quanto mais recursos uma torradeira elétrica tem, mais alto é o seu custo. Aqui vale a pena avaliar quais recursos mais combinam com a sua família e buscar os modelos que melhor atendam.

Confira as 3 torradeiras Electrolux e saiba qual escolher, clicando aqui

Dicas extras para escolher uma torradeira elétrica

  • Busque sempre por um modelo com controle de temperatura e potência para que você possa escolher como gosta da sua torrada e personalizar mais o preparo
  • Independente do material, verifique se aquela torradeira elétrica conta com isolamento térmico. Isso garante que a superfície externa continue fria durante o funcionamento e evita possíveis acidentes
  • Antes de escolher a sua torradeira, verifique quais tipos de pães você pode preparar nela, já que em alguns modelos, com entradas menores, apenas pães de forma são comportados
  • Para facilitar a limpeza e garantir o bom funcionamento, uma torradeira elétrica com bandeja de migalhas removível pode ajudar bastante
  • Uma torradeira de qualidade deve torrar de forma uniforme, e para isso, é importante que ela seja profunda e espaçosa para acomodar os mais variados tipos de pães e garantir uma boa tostagem

Torradeira Cadence é boa? Conheça as opções da marca