Zoom indica em TV

A tecnologia 3D faz mal à saúde?

Mitos e verdades para você assistir seus filmes tranquilamente.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se assistir TV de perto era considerado perigoso para os olhos, o que dizer de imagens "projetadas próximas aos seus olhos"? Problemas como náuseas, tonturas, dores de cabeça podem acontecer em TVs 3D também?

TV 3D pode fazer mal aos olhosAs perguntas são muitas, e estudos têm sido conduzidos em várias partes do mundo para comprovar verdades e mitos acerca da tecnologia 3D para televisores.

Os possíveis efeitos geralmente listados são doenças de visão, tonturas, contrações oculares ou musculares involuntárias e náuseas.

Uma das maiores vantagens da TV 3D sobre a projeção de cinema de mesma tecnologia é a redução da cintilação (quantidade) de luz e imagens, que causa incômodo visual, podendo resultar em dor de cabeça e eventuais tonturas.

Algumas pessoas podem assistir à TV 3D por muitas horas, mas o recomendado é não ultrapassar às 3 horas de uso direto. Até mesmo as TVs LED possuem essa recomendação de horas de uso.

Cuidados de uso de TVs 3D

Pessoas com astigmatismo, fotofobia e labirintite devem evitar passar muito tempo assistindo TVs 3D. Bem como crianças menores de sete anos.

No caso de astigmatas, que naturalmente tem problemas para gerar uma imagem focada para o cérebro, a imagem dupla e sobreposta das TVs 3D além de poder não ser observada com perfeição, pode causar enjoo e incômodo visual. Os fotofóbicos podem ficar muito irritadiços com as explosões de luz de uma projeção 3D muito próxima aos olhos.

Já a labirintite é uma inflamação no labirinto que causa problemas de equilíbrio e percepção correta do espaço em volta, a imagem sobreposta das projeções em 3D pode desencadear pequenas crises nessas pessoas.

Assista tranquilamente

Vale lembrar que casos de desmaios ou descolamentos de retina são absolutamente isolados e extremos. Na maioria dos casos, as consequências de um determinado desconforto são bem leves como dor de cabeça ou cansaço nos olhos.

Apesar de todas essas objeções, a TV 3D é incrivelmente fantástica, e com certeza um marco na tecnologia de transmissão de imagens. Tendo conhecimento e observando essas recomendações acima é possível aproveitar com plenitude e alegria os filmes e jogos favoritos no conforto de sua casa sem maiores preocupações.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv