Alexa na TV Samsung: como conectar a assistente e comandar a TV por voz

Veja como conectar a Alexa na TV Samsung e os possíveis problemas ue podem ocorrer no processo

Maria Paula BrunoEstagiária

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Quando o assunto é conectar a Alexa na TV Samsung, existem duas possibilidades: configurar a assistente embutida no aparelho, no caso das TVs Samsung com Alexa integrada, e conectar as caixinhas de som inteligentes da Amazon à televisão. Se o controle remoto da sua Samsung tem um ícone de microfone, provavelmente ela é uma TV com Alexa embutida. Senão, talvez ela seja apenas compatível com a assistente.

A grande diferença é que, no primeiro caso, você pode solicitar a previsão do tempo ou programar lembretes direto na TV, enquanto as demais permitem apenas a integração com dispositivos que funcionem com a Alexa. Como por aqui fazemos o serviço completo, montamos um passo a passo detalhado para ambos os casos, assim ninguém deixa de conectar a assistente. Dê um Zoom!

Se quiser entender melhor como funcionam as TVs com comando de voz, a gente explica mais nesse outro artigo.

Conectar a Alexa na TV Samsung com assistente embutida

Em uma TV com Alexa integrada você consegue acessar a assistente diretamente na tela. (Imagem: Divulgação/Samsung)
Em uma TV com Alexa integrada você consegue acessar a assistente diretamente na tela. (Imagem: Divulgação/Samsung)

As TVs da Samsung mais modernas, como a Samsung TU8000, por exemplo, já chegam com a Alexa Built-In, isto é, com a assistente virtual integrada ao aparelho. Dessa forma, todas as funções presentes em uma caixinha de som inteligente passam a fazer parte da TV. Você pode programar lembretes, pesquisar músicas, abrir seus apps favoritos, dentre outras funções - e o melhor, tudo sem precisar digitar!

Para isso, é preciso conectar a Alexa na sua TV Samsung e depois acioná-la através do microfone do controle remoto.

Confira o passo a passo para usar sua TV com Alexa integrada:

  • Passo 1: Em primeiro lugar é preciso criar uma conta na Amazon;
  • Passo 2: Com a conta criada, clique no ícone da casinha no controle remoto;
  • Passo 3: Siga com o cursor até a aba "Apps", busque o ícone da Alexa no menu e clique sob ele;
  • Passo 4: Selecione "Vamos começar" na tela que abrirá na sequência;
  • Passo 5: Agora faça o login na sua conta Amazon, entre no link que aparece na TV e insira o código de autorização ou posicione a câmera sob o código QR;
  • Passo 6: Pronto, agora basta apertar o ícone do microfone no controle remoto e solicitar os comandos à assistente, como indica o guia que irá aparecer na TV.

Ah, vale lembrar que para conectar a Alexa na TV Samsung dessa forma, nas TVs com a assistente embutida, não é preciso ter uma caixinha inteligente da Amazon. A assistente funcionará normalmente na televisão.

Integrar a caixinha de som com Alexa na TV Samsung

Conectar a Alexa na TV Samsung através da caixa de som inteligente permite o uso da assistente de outra maneira. Aqui, os comandos utilizados são para os controles básicos da TV, como, por exemplo, ligar e desligar o aparelho por comando de voz, alterar o canal da televisão pela fala, dentre outras possibilidades.

Por isso, até para quem já conta com a Alexa embutida na TV, o smart speaker é interessante, afinal, aumenta as possibilidades de automação. Se quiser saber mais sobre esse assunto, a gente explica um pouco mais sobre o que é automação residencial aqui.

Veja o passo a passo de como integrar a caixa de som com Alexa na TV Samsung:

  • Passo 1: Em primeiro lugar, é preciso que o smart speaker já esteja registrado e cadastrado na sua conta Amazon - tudo feito através do app da Alexa;
  • Passo 2: Feito isso, baixe o app SmartThings no seu celular e crie uma conta;
  • Passo 3: Agora, clique no sinal "+" no canto superior direito da tela principal do app SmartThings e selecione "Dispositivo";
No app SmartThings, selecione o "+" e cadastre sua TV. (Imagem: Captura de tela/Maria Paula Bruno)
No app SmartThings, selecione o "+" e cadastre sua TV. (Imagem: Captura de tela/Maria Paula Bruno)
  • Passo 4: Escolha "TV", selecione "Samsung", "TV" novamente e "iniciar";
  • Passo 5: Ligue a TV e espere que o celular encontre o seu aparelho;
Espere o celular encontrar a sua TV e finalize o cadastro. (Imagem: Captura de tela/Maria Paula Bruno)
Espere o celular encontrar a sua TV e finalize o cadastro. (Imagem: Captura de tela/Maria Paula Bruno)
  • Passo 6: Digite no celular o código que irá aparecer no canto superior direito da sua TV;
  • Passo 7: Finalize o cadastro da sua TV no app SmartThings e vá para o aplicativo da Alexa;
  • Passo 8: Ative a skill SmartThings na Alexa, clique em "Dispositivos" e, em seguida, no "+" no canto superior direito;
  • Passo 9: Selecione "TV", "Outros", "Detectar dispositivos", configure a TV e pronto, Alexa conectada na TV Samsung.
Agora conecte a sua TV Samsung à Alexa através do aplicativo. (Imagem: Captura de tela/Maria Paula Bruno)
Agora conecte a sua TV Samsung à Alexa através do aplicativo. (Imagem: Captura de tela/Maria Paula Bruno)

Mas fique atento: para que o processo funcione bem, é preciso que a TV, a caixa de som inteligente e o celular estejam conectados à mesma rede Wi-Fi. Além disso, se a sua TV contar com a Alexa integrada, é necessário que a conta da Amazon utilizada seja a mesma cadastrada no smart speaker.

Alexa travando nas TVs Samsung

Infelizmente, não é raro achar comentários negativos sobre o funcionamento da assistente nas TVs Samsung. Entre as reclamações, muitos dizem não conseguir ligar ou desligar a TV por comando de voz através da caixinha de som inteligente. Quando conectados à mesma rede Wi-Fi, o esperado era que a integração entre os aparelhos fosse suficiente, pelos menos, para ligar e desligar a tela.

Como muitos usuários pontuam, isto não acontece e, portanto, uma alternativa para solucionar o problema é adquirir um controle remoto infravermelho. A partir do pedido na caixa de som inteligente, o controle infravermelho direciona o comando para o eletrodoméstico através de ondas infravermelhas, de maneira mais certeira do que acontece via sinal de Wi-Fi. Enquanto a tecnologia não é aperfeiçoada pela fabricante, o dispositivo irá garantir o funcionamento da Alexa na TV Samsung.

Agora sobre a Alexa embutida nas TVs, o comentário mais frequente é sobre a assistente não conseguir completar as frases e nem executar os comandos, quando solicitada pelo controle remoto. Quanto a isso, o indicado é cadastrar novamente a sua conta da Amazon na TV e certificar-se de que a assistente de voz escolhida nas configurações da TV é, de fato, a Alexa. Vá em “Configurações”, “Assistente de voz” e selecione “Amazon Alexa”. Caso não funcione, entre em contato com a assistência técnica da Samsung, nesse artigo te explicamos como!

Ainda não conhecia o controle remoto infravermelho? Confira nosso guia completo da casa inteligente e saiba tudo sobre o aparelho.

Conheça algumas opções de smart TV com Alexa integrada

Se quiser, você pode conferir nossa lista com as melhores smart TVs Samsung. Mas, se o que você procura é uma televisão com Alexa integrada, separamos alguns modelos que podem ser exatamente o que você procura. Confira, a seguir algumas opções:

Samsung TU8000

Para quem busca uma smart TV Samsung com bom custo-benefício e Alexa integrada, a TU8000 é um dos modelos mais indicados. Ela tem tela LED e resolução 4K, além de inteligência artificial, som Dolby Digital Plus e recursos avançados, como o Modo Ambiente e o Modo Game.

Além de ser uma TV com Alexa, ela ainda é compatível com Google Assistente e tem uma terceira assistente virtual: A Bixby, da própria Samsung.

Samsung Q70T

A Samsung Q70T é uma smart TV indicada para quem, além de excelente qualidade de imagem, procura um aparelho que atenda bem às exigências de um console de videogame atual. Isso porque ela tem 120 Hz de frequência, o que deixa as imagens mais fluidas durantes os jogos, além de contar com outros recursos, como o Modo Game e o Motion Xcelerator Turbo+, que reduz o tempo de resposta.

E é claro que não poderia faltar a Alexa integrada, para deixar o aparelho mais conectado e permitir que você dê comandos de voz à TV, né? Como na maior parte dos modelos recentes, a Q70T também é compatível com Google Assistente e Bixby.

Samsung QN85A

Se o que você busca é a tecnologia mais recente possível, a QN85A faz parte dos lançamentos de 2021 da Samsung e traz ainda mais qualidade de imagem. Com o QLED, que tem pixels até 40 vezes menores que o QLED tradicional, ela proporciona tons escuros mais puros, além de brilho e contraste mais intensos.

Além disso, ela também é um modelo com Alexa integrada, o que permite controlar o aparelho por comandos de voz. Ela ainda tem frequência de 120 Hz e recursos variados.