Biblioteca de aplicativos para TV aberta na tela de uma televisão.

Aptoide TV: o que é, quais os riscos e alternativas seguras

Entenda a função do Aptoide TV e conheça alternativas mais seguras para substituir o serviço

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O Aptoide TV é um serviço alternativo e grátis que promete liberar uma série de aplicativos no televisor. Desta forma, o recurso permite assistir à programas e filmes via streming, jogar online e até acessar a Internet. Mas, afinal, baixar e instalar o APK é seguro? A seguir, entenda o que é Aptoide TV, para o que ele serve, os riscos que envolvem o seu download e veja ainda alternativas mais seguras.

Conheça os aparelhos que podem transformar a sua televisão antiga em uma smart TV lotada de aplicativos

O que é Aptoide TV e ele como funciona?

Aptoide nada mais é do que um serviço alternativo de compartilhamento de aplicativos para o sistema operacional Android. Além de permitir baixar aplicativos, ele oferece outros recursos, como o controle das versões instaladas no seu aparelho, descartando possíveis atualizações e o agendamento de downloads quando não há conexão ativa.

Aptoide TV aberto em uma televisão.
O Aptoide TV é uma biblioteca alternativa de aplicativos para TV (Imagem: Divulgação/Aptoide)

Agora, essa funcionalidade deixou de ser exclusiva dos smartphones e está disponível também para TV, é o Aptoide TV. Mas como ele funciona? Em televisores, ele também serve para fazer o download de aplicativos de forma completamente gratuita. Além disso, o usuário pode gerenciar sua própria loja de apps e compartilhar com os demais usuários.

Um diferencial é que esse recurso é criado e pensado para ser acessado por controle remoto, o que o torna mais prático e funcional.

Aptoide é seguro?

Por ser um programa de contribuição pública onde qualquer um pode gerenciar e compartilhar suas lojas e devidos aplicativos, o serviço está sujeito a pirataria, a arquivos de procedência duvidosa e demais fatores que podem ser um tanto arriscados.

Se um desenvolvedor de aplicativo fizer uma denúncia de direitos autorais, por exemplo, o Aptoide TV pode remover o aplicativo da plataforma, tirando ele do ar.

Em busca de mais aplicativos para TVs? Veja algumas alternativas

Se você está buscando alternativas seguras para acessar os mais diversos aplicativos para TV, confira as dicas abaixo:

Chromecast

Um dos dispositivos mais procurados para transformar qualquer TV em Smart é o Chromecast. Além de ter um preço acessível, o aparelho da fabricante Google é compacto e pode ser conectado a qualquer TV com entrada HDMI.

Depois de conectar e instalar o eletônico, é possível espelhar smarthphones e seus aplicativos no televisor. Sua compatibilidade com aplicativos é imensa: vai de plataformas de streaming até aplicativos de foto, áudio, notícias e até jogos.

Quer saber mais sobre esse aparelho e seus benefícios? Confira o review que preparamos

TV box

A TV Box também é uma ótima opção para quem não tem uma Smart TV e está em busca de um aparelho com bom custo-benefício que transforme o seu televisor e dê acesso aos mais diversos aplicativos. Confira a seguir!

Confira opções de aplicativos para baixar na TV Box

Mi TV Stick

A Mi TV Stick é uma opção de TV box que traz recursos de uma smart TV com resolução full HD e alta compatibilidade com diversos aplicativos. Da marca chinesa Xiaomi, o modelo tem as funções do Chromecast, além de sistema Android TV integrado, o que oferece maior gama de aplicativos na Play Store, e suporte para Google Assistente, que permite conectar demais aparelhos smart que tenham a mesma funcionalidade.

Quer saber mais sobre ela? Confira a ficha técnica completa da Mi TV Stick

MXQ Pro

Outra opção com bom custo-benefício é a MXQ Pro, que apesar de ser um modelo pouco conhecido no Brasil, promete oferecer um ótimo serviço. Essa TV Box tem sistema operacional Android, o que permite acesso a Google Play Store, e por sua vez, o download dos mais diversos aplicativos disponíveis na plataforma.

Não gostou desses modelos? Confira a lista com os melhores modelos de Android TV Box do ano

TVs com sistema Android

Agora, se você busca o Aptoide TV por conta da galeria vasta de aplicativos, saiba que uma televisão com sistema Android pode te atender bem. Os modelos com esse sistema têm ampla compatibilidade com aplicativos, inclusive com vários disponíveis em smartphones, e são seguros. Confira alguns modelos de TV Android disponíveis no Brasil:

Smart TV LED TCL 32S6500

A Smart TV TCL 32S6500 é um exemplo de televisor que vem com o sistema Android instalado. Apesar de ser de 32 polegadas, o modelo se destaca pela imagem com resolução 4K e definição HD, navegação por voz no controle remoto, inteligência artificial, Chromecast integrado, Google Assistente e conexão via Bluetooth.

Smart TV LED TCL 50P715

Este modelo de 50 polegadas da TCL se destaca por ser uma Android TV com resolução 4K, inteligência artificial e comando de voz. Além disso, ela tem conexão Bluetooth, Wi-Fi integrado, controle por smartphone e também grava a programação. O modelo ainda tem um ótimo custo-benefício.

Smart TV Semp 32S5300

Também em tamanho de 32 polegadas, este modelo da Semp vem com sistema operacional Android. Ele se destaca por ser HDR, ter controle com comando de voz, assistente pessoal, conexão Bluetooth e conversor digital integrado.

Quer conferir mais modelos? Confira o artigo que preparamos com os melhores modelos de TV com sistema Android