Zoom indica em TV

Chromecast ou Apple TV?

Saiba mais sobre esses aparelhos e descubra se vale a pena comprar um Chromecast ou uma Apple TV.

Chromecast ou Apple TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

As empresas de tecnologia não param de nos surpreender. Apple e Google, por exemplo, estão sempre lançando novos gadgets e ferramentas para facilitar o nosso dia a dia.

Um bom exemplo disso são os aparelhinhos que "transformam" a sua televisão comum, sem acesso à internet, em uma smart TV (ou quase isso).

Isso mesmo... Estamos falando do Chromecast e da Apple TV. Eles já são bastante famosos fora do país. E os gringos ainda têm outras opções semelhantes como a Fire TV, da Amazon, e o Roku.

Mas, por enquanto, as opções no Brasil são mesmo o Chromecast e a Apple TV. E se você não sabe muito bem como esses aparelhos funcionam, fique tranquilo, porque aqui no Zoom a gente explica tudo o que você precisa saber antes de comprar qualquer um deles. Você pode assistir nosso vídeo com a batalha Chromecast vs Apple TV e conferir mais informações a seguir:

Chromecast: para abrir aplicativos e páginas da web em uma TV sem internet

O Chromecast, do Google, é bastante discreto, no formato de um pen drive. Ele deve ser conectado a uma porta HDMI da televisão. Para usar o Chromecast, você ainda vai precisar ligar o cabo de força na tomada ou em uma entrada USB da TV.

Usar o Chromecast é bastante fácil, mas você vai precisar de um computador, ou algum aparelho móvel como tablet ou smartphone com Android ou iOS. Sem eles, o Chromecast, basicamente, não serve para nada.

A boa notícia é que não precisa instalar nada na televisão. Mas, claro, os aparelhos que você for usar como "controle" do Chromecast deverão estar configurados.

Será preciso baixar o aplicativo do Chromecast para os outros apps funcionarem. Além disso, você vai ter que conectar os aparelhos na mesma rede Wi-Fi. E isso quer dizer que você vai precisar de um roteador; e é recomendado que tenha uma boa conexão com a internet também.

Passada a parte burocrática, vai ser possível espelhar na televisão as páginas da web abertas no Chrome ou os aplicativos compatíveis. No início, o Chromecast era bastante limitado, mas ele já chegou aqui no Brasil mais evoluído, com mais opções de aplicativos como Vevo, Youtube e Netflix, por exemplo.

Ou seja, com o Chromecast você vai poder assistir a vídeos e filmes diretamente da internet, além de poder ver páginas da web na telona da TV, sem que ela precise ser uma smart TV. E com alguns apps você ainda pode acessar arquivos da nuvem ou abrir fotos e vídeos armazenados na memória do celular ou tablet.

Apple TV: interface própria dispensa o uso de outros aparelhos

Diferentemente do Chromecast, a Apple TV funciona sem a necessidade de nenhum outro aparelho como um tablet ou celular, pois já vem com um controle remoto. E para ligá-la, você também vai precisar de uma TV com HDMI, e de uma boa conexão com a internet, podendo ser tanto por cabo quanto por Wi-Fi. Já a energia é fornecida por uma tomada.

Assim que você liga a Apple TV, dá de cara com uma interface cheia de opções, como por exemplo aplicativos e o iTunes. Todo o conteúdo da sua conta do iTunes fica disponível na Apple TV quando você faz o login. E, claro, dá para alugar ou comprar filmes para assistir na hora!

E apesar de não ser uma exigência, você também vai poder integrar gadgets da marca na Apple TV com o AirPlay. Assim, você vai conseguir trocar arquivos entre um iPhone, iPad ou iPod Touch com a televisão, e até espelhar a tela, para você visualizar seus jogos na TV, por exemplo, ou navegar pela internet.

Com a Apple TV você também vai poder usar aplicativos como Netflix e Youtube, além de arquivos armazenados no iCloud. Além disso, é possível acessar ao conteúdo de PCs ou Macs que tenham o iTunes instalado e estejam conectados na mesma rede Wi-Fi que a Apple TV.

Quanto ao design, a Apple TV também é bastante discreta. Com o formato de uma caixinha preta, ela é maior que o Chromecast, mas cabe na palma da mão. E assim como Chromecast, a Apple TV não armazena nenhum arquivo; tudo é exibido por streaming.

Vale a pena comprar o Chromecast ou a Apple TV?

Antes de investir em um Chromecast ou em uma Apple TV, é preciso avaliar a sua real necessidade. Por exemplo, se você já tem uma smart TV, esses aparelhos não vão acrescentar muito, já que com uma televisão com acesso à internet você também pode abrir aplicativos e até integrar outros aparelhos usando uma porta HDMI ou outras conexões.

E se você não tem uma smart TV, mas tem outro aparelho que dá acesso à web, como um Home Theater, também vale a pena pensar bem antes de comprar um Chromecast ou uma Apple TV.

Porém, se você não tem uma smart TV e nem outro equipamento para se conectar à internet, considere o investimento em um Chromecast ou Apple TV. O mesmo vale para quem tem uma televisão super moderna na sala, mas uma basiquinha na cozinha ou no quarto, e quer dar uma turbinada nelas.

Além disso, quem tem casa de praia ou vive viajando pode levar vantagem ao comprar um Chromecast ou uma Apple TV, já que vai ter seus aplicativos e arquivos seja lá onde for.

Mas qual é o melhor: Chromecast ou Apple TV?

Se você já decidiu que vai comprar um desses aparelhos, fique de olho nas funcionalidades de cada um para levar para casa o que atenda melhor as suas necessidades.

Lembre-se que a Apple TV só espelha equipamentos da mesma marca, e dá amplo acesso ao iTunes. Ou seja, se você não tem nenhum aparelho da Apple e não usa o iTunes, considere começar a usar, ou o investimento pode não compensar.

Já o Chromecast é totalmente dependente de outros equipamentos. Fique atento, porque ele só espelha páginas da web abertas no Chrome em Macs e PCs, e só é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS. Isso quer dizer que se você tem um celular Windows Phone, por exemplo, não vai poder aproveitar as vantagens do aparelho.

 

Agora que você já conhece o Chromecast e a Apple TV, que tal dar uma olhada em outros produtos? Aqui no Zoom, você ainda conta com a vantagem de poder comparar os preços para ir direto à loja mais em conta.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv