Zoom indica em TV

Como aproveitar o Blu Ray na sua TV?

Descubra o melhor em definição de imagem com o Blu Ray.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os filmes em Blu Ray são especialmente desenhados para serem assistidos em TVs de alta definição. Quando você os vê em uma TV como essa, é o mais próximo que você pode chegar da experiência no cinema. Mas como tirar proveito dessa tecnologia? É bem simples.

Os discos Blu Ray são a nova geração dos DVDs. Eles possuem um formato bem similar, mas com uma grande diferença. Enquanto os DVDs comuns carregam até 8GB de dados, os discos Blu Ray conseguem armazenar até 50GB. O que isso significa na prática? Significa mais qualidade de imagem.

Enquanto os DVDs comuns conseguem armazenar um filme em definição comum, os Blu Rays conseguem armazenar um filme na mais alta definição, uma qualidade de imagem próxima à do cinema. Qualidade essa, onde é possível enxergar os mínimos detalhes de uma cena. As imagens são mais cristalinas e o som, muito mais vívido.

Essa qualidade de imagem na mais alta definição tem nome e sobrenome, uma sigla comum de ser lida quando estamos comprando uma TV nova: chama-se Full HD (em Português, alta definição total), e pode ser encontrado nas TVs Full HD.

Para que você assista à um filme em alta definição total, a televisão precisa atender à estes critérios:

  • Precisa ter entrada HDMI (TV HDMI)
  • Precisa ser compatível com imagens Full HD

 

A entrada HDMI (High Definition Multimedia Interface ou Interface Multimídia de Alta Definição, em Português) é uma conexão digital que transmite vídeo e áudio de um tocador de discos Blu Ray (Blu Ray Player) com a máxima qualidade. Essa conexão, por ser digital, não tem perda de sinal no caminho. Por isso, você assiste às imagens com a máxima definição.

Praticamente todas as TVs LCD e as TVs LED à venda possuem pelo menos uma entrada HDMI, ou seja, são capazes de exibir filmes Blu Ray em alta qualidade. E todos os Blu Ray Players também contam com a saída HDMI.

Mas nem todas as TVs LCD e LED são compatíveis com o formato Full HD. Algumas só são capazes de exibir imagens em HD (alta definição). São as chamadas HD-ready. A diferença é que a qualidade da resolução é um pouquinho menor do que a Full HD.

Vale lembrar que você consegue assistir aos filmes Blu Ray em uma TV que seja apenas HD. Contudo, você não terá a qualidade máxima de imagem que o Blu Ray pode oferecer.

Você também pode assistir aos filmes Blu Ray usando outras conexões comuns em muitas TVs: as entradas de vídeo composto e vídeo componente. Porém, você não tira vantagem da excelência de imagem da conexão HDMI. Ou seja, você exibe os filmes em uma qualidade mais baixa.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv