Como conectar o celular na TV Samsung?

Confira as diversas possibilidades de conectar celular na TV Samsung

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O espelhamento do celular na tela da TV é algo que vem sendo procurado com frequência, já que nada melhor do que usar uma telona para conferir seus aplicativos favoritos ou até mesmo para mostrar as fotos de uma viagem para os familiares, não é mesmo?

Nesse conteúdo vamos mostrar alguns métodos simples e fáceis de conectar o celular na televisão - como Screen Mirroing, Smart View e Tap View -, mas é importante lembrar que os processos vão variar de acordo com o modelo da TV Samsung. Por isso, fique atento e tente todos eles.

Se você está em busca de uma TV nova para o quarto, conheça as melhores televisões Samsung de 32 polegadas.

Vamos lá? Confira como conectar o celular na TV Samsung com:

Screen Mirroing

Em aparelhos mais antigos, é possível encontrar o recurso Screen Mirroring que, muitas vezes, é o único disponível que faça funcionar o espelhamento da tela do celular na Samsung.

Vale dizer que, em modelos mais novos de TVs Samsung esse método já não é mais utilizado. Mas uma das vantagens do Screen Mirroring é que você não precisa baixar nenhum aplicativo.

Na Smart TV Samsung:

  • Conecte a TV Samsung e o smartphone na mesma rede Wi-Fi;
  • Pressione o botão "Source" que vem no controle remoto da marca;
  • Escolha a opção Sreen Mirroring.
Como conectar o celular na TV Samsung passos
Como mostra a imagem, é essa tela que vai aparecer na TV quando o botão "Source" for acionado (Foto: Reprodução/Samsung)

No smartphone:

  • Vá nas Configurações e selecione a opção Conexões.
  • Selecione Screen Mirroring.
  • O celular vai fazer a busca de TVs disponíveis. Espere aparecer a sua TV na tela e selecione.
  • Aguarde o aviso de "Conectado".
  • Pronto, você vai ver a tela do seu smartphone na TV Samsung. Agora é só navegar pelas funções compatíveis.

Smart View

Outra maneira de conectar o smartphone na TV Samsung é através do aplicativo Smart View, que pode ser baixado tanto em aparelhos Android quanto iOS. Através dele que vai ser possível a comunicação entre os dois aparelhos escolhidos.

Como conectar o celular na TV Samsung passo a passo
Aplicativo Smart View, da Samsung, pode ser baixado tanto no smartphone Android quanto no iOS (Foto: Reprodução/Samsung)
  • Conecte a Smart TV Samsung e o smartphone na mesma rede Wi-Fi.
  • Baixe o aplicativo Smart View (disponível no Google Play e na App Store).
  • Siga as instruções de configuração do aplicativo e navegue pelas funções compatíveis.
Como conectar o celular na TV Samsung terceiro passo
Instruções do aplicativo vão te ajudar a conectar a TV Samsung com o celular de maneira rápida e prática; (Foto: Reprodução/Samsung)

Para quem está em busca da melhor TV Samsung, preparamos uma lista com os melhores modelos para comprar em 2021.

Tap View

Nos aparelhos mais novos da marca, como na Samsung TU8000 - aparelho 4K de entrada com inteligência artificial - ou na Samsung Q70T - aparelho QLED intermediário da marca - é possível encontrar um meio ainda mais prático de conectar o celular na TV Samsung, principalmente se o seu aparelho móvel for um da marca.

Isso porque, para deixar todos os aparelhos da fabricante ainda mais conectados, a Samsung chegou com o Tap View, que faz com que celulares Android sejam espelhados na tela da TV com apenas um toque na borda. Para utilizar tal método, é necessário ter o aplicativo SmartThings, próprio da marca, instalado no celular.

Imagem mostra o passo a passo de como ativar a opção Tap View no smartphone (Foto: Reprodução/Samsung)
Imagem mostra o passo a passo de como ativar a opção Tap View no smartphone (Foto: Reprodução/Samsung)
  • No smartphone Android, abra o aplicativo SmartThings e clique em Menu - as três linhas horizontais;
  • Entre em Configurações, deslize até a opção Tap View e clique em ativar;

Feito isso, encoste o celular na borda da TV e, assim que aparecer uma notificação na tela do aparelho móvel, clique em Permitir.

Ponto de atenção: esse método só funciona em celular com Android 8.1 ou superior e o aplicativo SmartThings, da marca, precisa estar atualizado nas versões 1.7.45 ou superior.

Você pode ver aqui outros métodos de como conectar o celular Android na TV.

Sem acesso à internet

Se o seu caso é um pouco mais complicado, pois você não tem internet sem fio, também tem como conectar o celular na TV com cabo USB ou HDMI, desde que eles tenham adaptadores para smartphones. Essa forma de conexão também é útil para quem quer saber como conectar o celular na TV que não é smart.

Essa maneira pode ser mais simples para muitos, principalmente para quem já está familiarizado em conectar o notebook na TV - caso queira também saber como fazer essa conexão, a gente te conta aqui.

Com Chromecast

Essa opção é muito útil para quem tem TV que não é smart, mas também pode ser usada nas smart TVs. O Chromecast permite espelhar qualquer conteúdo do seu smartphone - seja ele Android ou iPhone - para a tela da televisão em poucos passos. Para usar o Chromecast, você só precisa que a TV tenha uma entrada HDMI.

Para fazer a conexão pela primeira vez, é só baixar o app Google Home no seu celular e seguir o passo a passo do aplicativo para conectar o Chromecast à internet. Depois, é só se certificar que o smartphone esteja ligado à mesma rede de Wi-Fi e pronto, você pode transmitir conteúdos para a TV apenas apertando o botão de transmissão em vídeos, fotos e outros aplicativos.

Quer saber como funciona o Chromecast? A gente te explica mais sobre ele aqui!

E quem tem smartphone Apple?

Pode ficar tranquilo! As novas TVs Samsung lançadas de 2019 para frente já chegar com o recurso Apple AirPlay 2. Com ele, você vai ser capaz de transmitir na TV vídeos, músicas e fotos diretamente de um iPhone, ou de qualquer outro produto Apple, como um Mac, por exemplo!

Esse método é bem fácil. Basta abrir a parte de notificações do iPhone e clicar em Espelhar a Tela - como mostra a imagem abaixo. A seguir, você escolhe qual a TV Samsung que você está querendo espelhar e clica no nome. Assim que ambos os aparelhos se reconhecerem, um código vai aparecer na tela da TV. Coloque-o no celular e, pronto!

Passo a passo de como conectar iPhone na TV Samsung (Foto: Reprodução/Apple)
Passo a passo de como conectar iPhone na TV Samsung (Foto: Reprodução/Apple)

E não para por aí. Essas novas TVs da Samsung chegam ao mercado com o iTunes instalado, ou seja, vai ser possível assistir aos lançamentos de filmes e séries, em alta definição, no televisor.

Saiba mais sobre TVs em nosso canal do YouTube: