Como conectar o Wi-Fi na TV?

Confira o passo a passo de como colocar internet na TV

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

Com a evolução tecnológica, as televisões ficaram mais inteligentes e se tornaram smart TVs, aparelhos com acesso à internet e que permitem ao usuário interagir com aplicativos como Netflix, YouTube e Prime Vídeo.

E, ao contrário das TVs antigas, que era necessário conectar o notebook à televisão para assistir a conteúdo online, as smart TVs mais atuais já vem com Wi-Fi integrado para você assistir aos seus filmes e séries favoritos e, até mesmo, vídeos do seu celular em uma tela maior de forma mais fácil.

Mas, para colocar internet na TV, vale lembrar que o usuário precisa ter uma rede de internet em casa, em um aparelho chamado roteador. É esse aparelho que distribuirá o sinal do Wi-Fi pela residência.

Quer comprar um roteador novo? Confira os melhores modelos para você procurar.

Conectando sua TV à internet, você pode assistir filmes e séries direto na TV (Imagem: Divulgação/SEMP TCL)
Conectando sua TV à internet, você pode assistir filmes e séries direto na TV (Imagem: Divulgação/SEMP TCL)

Como conectar Wi-Fi na TV sem usar cabos

Atualmente, as smart TVs oferecem o recurso Wi-Fi integrado. Ou seja, não é preciso conectar nenhum cabo à TV e basta fazer a conexão da mesma forma que se faz pelo celular.

Na sua smart TV, vá até as "Configurações" da televisão e procure pelo ícone de Wi-Fi. A conexão também pode estar na seção "Rede" das configurações. Em seguida, procure a rede da sua internet, coloque a senha e espere até que a conexão seja concluída.

Independentemente da marca da sua TV, sempre será necessário fazer esse passo a passo.

Quer assistir aos jogos do seu time online na TV? Conheça 4 apps para assistir futebol ao vivo.

Como colocar internet na TV com cabos?

Para conectar Wi-Fi na TV com cabo basta conectar o cabo do seu roteador na entrada ethernet (cabo de rede tradicional) da televisão, presente na maior parte dos modelos. Essa entrada, geralmente, fica na lateral ou traseira dos aparelhos. A smart TV fará o reconhecimento do cabo e, em poucos instantes, a internet estará funcionando.

Uma vantagem de usar a internet com fios é que, assim, a conexão fica mais estável, evitando que o Wi-Fi falhe durante um filme e trave a cena justamente no momento de maior emoção.

Pensando em comprar uma smart TV nova? Veja aqui os melhores modelos 4K de 2021.

Confira como colocar internet na sua TV (Imagem: Divulgação/LG)
Confira como colocar internet na sua TV (Imagem: Divulgação/LG)

Assista suas séries e filmes favoritos

Depois de conectar o Wi-Fi na sua TV, você está livre para baixar novos aplicativos, utilizar os que já estão instalados e colocar todas as séries e filmes prediletos em dia. Você também pode transmitir o conteúdo do seu celular para a tela da televisão, se ambos estiverem conectados na mesma rede de Wi-Fi.

Alguns modelos também permitem conectar a smart TV a um assistente virtual, como Alexa ou Google Assistente, e controlar o aparelho por comandos de voz.

Vale lembrar que os procedimentos acima só funcionam em smart TVs. Televisões antigas não tem acesso à internet e, por isso, não realizam nenhum tipo de conexão.

Quer saber como colocar internet na TV que não é smart? Confira alguns aparelhos para transformar sua televisão em smart.