Veja como fazer videoconferência através da TV

Integrar a TV ao celular, tablet ou ao notebook é fácil e permite encontros com familiares e amigos, ou até reuniões

Veja como fazer videoconferência através da TV
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Você já entrou para a galera que faz videoconferência? O recurso está cada vez mais popular, seja pela praticidade que proporciona para os encontros de família, amigos e até mesmo para reuniões de negócios. Em tempo de COVID-19, já que não podemos ir até os encontros, podemos utilizar a tecnologia a nosso favor para nos aproximar das pessoas.

Mesmo entre os adeptos dos encontros por vídeo há quem já conheça programas como Skype e Hangouts, ou até as chamadas por vídeo do WhatsApp, mas que ainda não usa o recurso na TV. Por isso nós montamos este tutorial para você integrar o celular, tablet ou notebook à sua smart TV e não ficar isolado da galera. Se liga nas dicas!

Leia também:

Por que fazer videoconferência pela TV?

A maior vantagem de uma videoconferência espelhada na TV é usar uma tela grande e facilitar a comunicação quando você está em uma ligação com muitas pessoas. Já quando a videoconferência é para uma reunião de negócios, a tela grande permite uma visualização bem melhor de detalhes. Dados pequenos que geram dificuldades de visualização em displays menores não serão problemas na TV.

Como espelhar notebook na TV para fazer uma videoconferência?

Se você estiver usando um notebook para a videoconferência e quiser espelhar a imagem na TV, o bom e velho cabo HDMI é a ferramenta certa. Basta ligar a saída do seu computador à entrada HDMI da smart TV e pronto. Não se esqueça de mudar a fonte (source) da imagem.

Em alguns casos é necessário fazer um ajuste no formato de tela. Escolha a função “Just Scan”, no computador, para que a imagem do computador preencha toda a tela da TV.

Os dispositivos Samsung têm uma facilidade a mais. É só conectar o notebook e a smart TV na mesma rede Wi-Fi e acionar o comando FN+F4 no computador. Na tela “Conectar a dispositivo sem Fio”, você deve procurar pelo nome da sua TV.

Como espelhar celular e tablet na TV para fazer uma videoconferência?

No caso de celulares ou tablets, há diferentes maneiras de fazer o espelhamento da tela para a TV. O mais tradicional é por meio de um cabo USB, mas não é o único (para entender como conectar o USB na TV, clique aqui). As principais fabricantes tem soluções bem práticas para isso.

No caso da Samsung, há aparelhos que contam com o recurso SmartView e outros que contam com o SmarThings. Em ambos os casos os comandos são simples e não exigem grandes conhecimentos técnicos.

As TVs LG e Sony contam com tecnologia MiraCast/WiDi, a AOC tem o Digital Media Renderer, e a Philco conta com o MidiaCast. Cada um destes recursos são semelhantes aos da Samsung e permitem o espelhamento do dispositivo móvel Android à TV sem grandes complicações.

Se você tiver um iPhone ou iPad, sem problemas! O sistema iOS tem os recursos como o AirPlay e o AirPlay 2 que também facilitam o processo de espelhamento.

Ainda há outras maneiras de conectar os aparelhos, tanto os Android quando os iOS, como o Chromecast (veja como instalar o chromecast na TV clicando aqui) e aplicativos como o Screen Mirror ou o AllCast, que podem ser encontrados nas principais lojas virtuais.

Seja qual for a sua escolha, aproveite os seus dispositivos e faça as reuniões de negócio ficarem mais eficientes e os encontros com familiares e amigos ainda mais animados!

Leia também: