Como limpar controle remoto, para se manter livre do coronavírus?

Um paninho umedecido em álcool já é suficiente para higienizar o controle remoto corretamente.

Como limpar controle remoto, para se manter livre do coronavírus?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Em tempo de coronavírus, muita gente tem se lembrado de higienizar o smartphone e o notebook, o que é muito importante. Mas você já parou para pensar quantas vezes o controle remoto da TV passa pelas mãos das pessoas da sua casa ao longo do dia?

E para evitar a Covid-19, deixar a casa sempre limpa é uma preocupação constante. Mas alguns cuidados se tornam essenciais. Entre eles, claro, lavar bem as mãos e manter a higienização de objetos do dia a dia. Mas alguns detalhes podem passar direto — por exemplo, lembrar de limpar o controle remoto.

Ah, vale lembrar que, se você puder, a recomendação é isolamento social, ou seja, ficar em casa! Mas caso não seja possível, não esqueça o álcool em gel para fazer a higienização das mãos.

Voltando à limpeza dos controles remotos… Diversos especialistas têm chamado atenção para a importância da higienização desses objetos. Afinal, estudos mostram que o coronavírus pode sobreviver nessas superfícies por períodos que vão de algumas horas a alguns dias.

Leia também:

A boa notícia é que manter o uso seguro do controle remoto é bem simples, como mostra o passo a passo que preparamos:

Algumas dicas sobre como limpar o controle remoto

Em situações normais, um paninho umedecido em água e sabão neutro já é suficiente para deixar o controle remoto limpo.

Claro, lembrando que, assim como outros aparelhos eletrônicos, os controles são formados por vários circuitos e peças. Logo, esse pano deve ser apenas levemente umedecido, e não encharcado, já que água em excesso pode "entrar" no controle e causar danos ao seu funcionamento.

Mas como vamos focar na higienização do controle remoto na prevenção contra o coronavírus, vale a indicação de uma limpeza com o famoso álcool com concentração de 70%.

Nesse caso, o ideal é usar álcool isopropílico 70%, indicado para limpeza de eletroeletrônicos variados. Mas, caso você não tenha esse produto, pode ser álcool comum 70 ou álcool em gel 70.

Passo a passo de como limpar o controle remoto:

1. Tire as pilhas do controle remoto.

2. Vire os botões para baixo e bata levemente com as mãos algumas vezes. Isso vai tirar o excesso de partículas maiores presas entre os botões.

3. Passe um pano umedecido em álcool pela estrutura do controle remoto.

4. Para uma limpeza mais minuciosa, umedeça a ponta de um cotonete com o álcool e passe nos cantinhos próximos aos botões e outras partes mais difíceis de alcançar. Só deixe de fora os conectores de pilhas e sensores, para evitar danos.

5. Após a limpeza, espere alguns momentos até que o controle remoto esteja totalmente seco. Coloque as pilhas de volta e prontinho!

Como limpar controle de ar condicionado

Produtos químico não podem ser colocados diretamente no visor do controle do ar condicionado. / Reprodução: Shutterstock
Produtos químico não podem ser colocados diretamente no visor do controle do ar condicionado. / Reprodução: Shutterstock

Nada como poder ajustar a temperatura do ar condicionado sem precisar sair do aconchego da sua cama ou sofá. Mas, lembre-se: o controle remoto do ar também precisa ser higienizado.

Dessa vez, é preciso tomar mais cuidado com a limpeza, pois o controle remoto do ar condicionado costuma apresentar um display e outros elementos. Por isso, dessa vez o uso do álcool isopropílico 70% é a opção mais segura.

Caso faça uso do álcool gel ou do álcool etílico, tome cuidado para não passar o produto diretamente no display ou em sensores.

O passo a passo para a limpeza do controle remoto de ar condicionado é o mesmo do falado anteriormente, só é importante ficar atento à suas particularidades.

O que NÃO devemos utilizar na limpeza do controle remoto:

  • Substâncias abrasivas, como a água sanitária, que podem apagar as inscrições do controle e seus botões, ou até mesmo arranhar.
  • Substâncias que tenham como base acetona, amônia, benzina ou cloro.
  • Água em excesso. O uso de muito líquido pode ir parar no interior do controle e causar danos ao seu funcionamento.
  • Panos ou papel de material áspero. Mais uma vez, isso pode apagar as inscrições do controle remoto ou deixar arranhões no acessório.
  • Produtos químicos diretamente nos conectores da pilha ou sensores. O pano umedecido em álcool até pode encostar nessas superfícies, mas muito levemente.
  • Qualquer produto borrifado diretamente no controle remoto. Faça sempre uso de um pano, pedaço de algodão ou cotonete.

E para finalizar: com toda essa crise causada pelo coronavírus, é muito importante se manter sempre bem informado e longe das fake news. Por isso, fique sempre ligado nas informações das OMS (Organização Mundial de Saúde) e nos procedimentos que são recomendados pela Secretária de Saúde. Lembre-se sempre de lavar as mãos várias vezes ao do dia com água e sabão e evite lugares muito cheios!

Fontes: Consumer Reports, Huffpost, Today.com e Reviewed.com