Como limpar TV para se proteger do coronavírus

Saiba qual a forma correta de limpar a TV sem causar danos na tela e em outros componentes do aparelho.

Como limpar TV para se proteger do coronavírus
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Em tempo de quarentena por conta do coronavírus, imagino que a famosa “mania de limpeza” tomou conta da maioria dos brasileiros nas últimas semanas, certo? Deixar tudo bem limpinho hoje é, mais do que nunca, uma questão de saúde.

Além dos cuidados amplamente divulgados pela Secretaria de Saúde e pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como lavar bem as mãos com água e sabão, usar álcool gel quando estiver fora de casa e evitar aglomerações, a nossa casa também merece atenção. Apesar de muitos não encostarmos em muitos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, é importante mantermos a higienização desses aparelhos em dia.

Porém, algumas dúvidas podem aparecer. Por exemplo, como limpar TVs e Smart TVs em tempos de coronavírus, sem causar dano ao equipamento?

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como fazer a limpeza correta da TV, para evitar a propagação do coronavírus e outros microorganismos que ninguém quer que se proliferem dentro de casa. Vamos lá?

Leia também:

Veja dicas de como limpar a TV

Assim como acontece em outros aparelhos eletrônicos, como smartphones e notebooks, a limpeza da smart TV pede alguns cuidados específicos, principalmente em relação à tela. Ninguém quer ficar com uma mancha no display que atrapalha na hora de assistir à filmes e séries justamente agora, certo?

Sendo assim, em primeiro lugar é importante saber que não é qualquer produto que pode ser usado na limpeza da TV. Então nada de passar aquele desinfetante ou sabão que você aplica no resto da casa, certo?

O produto mais indicado para limpeza da tela é o álcool isopropílico 70%. Sim, a mesma classificação do álcool em gel que ouvimos tanto falar em tempos de coronavírus. A diferença é que o álcool isopropílico é o produto usado por profissionais de limpeza de eletroeletrônicos, por ter uma composição que vai afetar menos os componentes desses equipamentos.

A tela da TV é a parte que exige mais cuidados na hora da limpeza. Mas a estrutura também não pode ser limpa com qualquer substância. O ideal é o uso do próprio álcool isopropílico, como forma de evitar qualquer mancha ou outros problemas.

Até o material do paninho escolhido faz diferença. Use materiais macios e que não soltem fiapos. Uma boa alternativa são os panos de microfibra, os mais indicados pelos fabricantes de TVs e Smart TVs.

Passo a passo de como limpar a tela LED da TV

Álcool isopropílico é o material indicado na limpeza das telas de TV. / Divulgação: Samsung
Álcool isopropílico é o material indicado na limpeza das telas de TV. / Divulgação: Samsung

1. Antes de qualquer coisa, desligue a TV da tomada e retire todos os cabos e conexões do aparelho.

2. Para limpar a tela da TV, umedeça levemente o pano de microfibra com o álcool isopropílico 70% e passe no display. Faça movimentos leves, retos e em uma única direção.

3. Para retirar marcas de dedos ou manchas mais resistentes, passe o paninho com álcool isopropílico várias vezes no mesmo local, mas sem pressionar.

Passo a passo de como limpar a estrutura da TV

Estrutura da TV também deve ser limpa com álcool isopropílico 70% | Reprodução: Shutterstock
Estrutura da TV também deve ser limpa com álcool isopropílico 70% | Reprodução: Shutterstock

Normalmente, a limpeza da TV não pede uso de nenhum produto especial. Apenas um pano macio para tirar a poeira costuma ser suficiente. Para tirar manchas de dedos e marcas engorduradas, outra alternativa é a água destilada.

Porém, vamos indicar, aqui, o uso do mesmo álcool isopropílico 70% aplicado da tela, já que o álcool é a substância indicada para o combate a proliferação do coronavírus.

1. Mantenha a TV desligada.

2. Para limpar a estrutura de plástico da TV, umedeça levemente o pano de microfibra com álcool isopropílico 70% e passe em toda a TV, também com movimentos leves. Para limpar as portas e conexões, é indicado o uso de um cotonete seco, sem aplicação de nenhuma substância.

3. Lembre-se de passar o paninho também nos cabos que ficam conectados ao aparelho e, principalmente, no controle remoto.

Posso usar álcool 70 na limpeza da TV?

O álcool etílico 70% e o álcool em gel 70% nunca foram tão lembrados quanto nessas últimas semanas. Sem dúvidas, são grandes aliados na higienização das mãos e outros objetos, como as chaves de casa, por exemplo.

Mas ele não deve ser utilizado na limpeza da TV. Como dissemos anteriormente, essas substâncias abrasivas podem causar danos ao display, como manchas e marcas permanentes.

Um paninho com esses tipos de álcool podem ser usados, por exemplo, na limpeza dos cabos e do controle remoto.

Saiba mais detalhes de: Como limpar controle remoto, para se manter livre do coronavírus?

O que NÃO devemos utilizar na limpeza da TV

Panos ásperos e produtos corrosivos não devem ser usados na limpeza da TV. / Markus Spiske no Unsplash
Panos ásperos e produtos corrosivos não devem ser usados na limpeza da TV. / Markus Spiske no Unsplash

É sempre bom reforçar o que não podemos fazer na hora de higienizar e limpar a TV:

  • Não use panos ásperos ou que soltem fios, para evitar arranhões na tela. Além da microfibra, outras opções são aqueles paninhos de limpeza de óculos ou de câmeras fotográficas.
  • Não use os seguintes produtos: desinfetante, limpa-vidros, cera, polidor de automóveis e substâncias com acetona, amônia, benzina, cloro e tolueno.
  • Nunca jogue nenhum produto, nem água ou álcool isopropílico, diretamente na TV, seja na tela ou no restante da estrutura.
  • Não encha o pano de álcool ou água. Esse paninho deve ser apenas levemente umedecido.

Fontes: Consumer Reports, Digital Trends, Tech Radar, Samsung, LG e Magazine Luiza