TV apoiada em móvel branco com menu de tarefas aberto na tela

Como saber se a TV é smart?

Dicas valem para TVs de marcas como Samsung, LG, Philco, SEMP TCL e AOC

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Quer saber se a sua TV é smart? Neste guia, ensinamos como descobrir se uma televisão é inteligente e tem acesso à Internet. As dicas valem para modelos de diferentes marcas, como Samsung, LG, Philco, SEMP TCL e AOC. Também explicamos o que é, como funciona e como transformar uma TV em smart. Confira esse guia para depois aproveitar apps como Netflix, YouTube e Disney Plus direto do seu televisor.

Quer uma TV 4K? Confira os modelos de TV 4K com melhor custo-benefício de 2021

TV apoiada sobre móvel branco com menu inferior de aplicativos aberto na tela
Abaixo, explicamos como saber se a TV é smart ou não (Imagem: Divulgação/LG)

O que é smart TV?

A TV smart nada mais é do que um televisor com a capacidade de se conectar à Internet. A conexão pode ser feita por meio de um cabo de rede direto ou pelo Wi-Fi. Esse recurso possibilita baixar e instalar aplicativos de streaming como Netflix, Disney Plus, Star Plus, Amazon Prime, entre outros, diretamente na TV.

Além disso, também é possível fazer download de jogos, aplicativos de áudio e acessar sites pelo navegador disponível. Alguns modelos de smart TVs ainda disponibilizam recursos de comando de voz e inteligência artificial.

Confira nosso artigo para entender como funcionam smart TVs com comando de voz

A Samsung TU8000 é um ótimo exemplo de Smart TV com bom custo-benefício disponível no mercado. O modelo tem inteligência artificial integrada, controle remoto inteligente e resolução 4K. Além disso, está disponível em diversos tamanhos, de 50” até 82”.

Um outro modelo com grande potencial é a LG Nano86, um televisor com resolução 4K, inteligência artificial e compatibilidade com as assistentes virtuais Alexa e Google Assistente. Além disso, ela apresenta outras funções modernas que vão garantir mais praticidade no seu dia a dia, como Filmmaker Mode, que permite assistir aos vídeos no formato que foram filmados, e o Modo Game.

Como saber se a TV é smart?

Para quem não está acostumado com os detalhes técnicos dos televisores, comprar uma TV nova pode gerar muitas dúvidas. Afinal, como saber se a TV é smart? Em grande parte das lojas, seja online ou física, muitas TVs já são anunciadas como smarts. Essa informação vem até mesmo no nome do produto, o que acaba facilitando bastante para quem não domina o assunto.

Caso essa informação não esteja no nome do televisor, uma opção é checar a ficha técnica do modelo específico que você está interessado. Esse processo é bem simples: basta uma busca rápida no portal oficial da marca ou aqui em nosso site. Assim, você terá uma informação segura e confiável de que o modelo escolhido é smart.

Se você acabou de adquirir uma TV nova e quer checar se o modelo é smart, confira a nossa dica. Ao ligar o seu aparelho, confira se você tem acesso a um menu com ícones de aplicativos, como YouTube, Netflix e um navegador próprio. Se sim, ponto positivo! Pode ter certeza que ela é um modelo inteligente.

TV instalada em parede cinza com programa de notícias passando na tela e menu inferior de aplicativos aberto
Se ao ligar, sua TV apresentar um menu como o da tela acima, ponto! É uma smart TV (Imagem: Divulgação/Samsung)

Inclusive, se você quiser aprender como baixar aplicativo na smart TV, confira o passo a passo para a TV Samsung ou este outro para modelos LG.

Caso as opções de teste acima não funcionem, você pode ir até as configurações da sua TV usando o controle remoto e procurar pela opção “Rede”. Se a opção estiver disponível, o seu televisor é smart. Caso contrário, o aparelho não tem acesso à Internet.

Como transformar TV em smart?

Descobriu que a TV que você acabou de comprar não é smart ou tem um modelo mais antigo em casa e não sabe o que fazer? Não desanime! Nós trouxemos algumas opções que podem te ajudar.

A TV Box e o Chromecast são aparelhos que transformam televisores comuns em smart. Para isso, basta conectar um desses mini aparelhos na sua TV, pela entrada HDMI, e à Internet, simultaneamente. Ambos os aparelhos têm um bom custo-benefício e estão disponíveis em diversos modelos no mercado, com preços variados. Confira alguns abaixo:

Confira também o nosso review sobre o Chromecast 3. Aproveite e confira também o review sobre a TV Box Mi TV Stick