Zoom indica em TV

Como usar o Chromecast? Veja dicas e truques do dispositivo!

Saiba mais sobre o Chromecast, aparelho simples que oferece novos recursos à sua TV.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Você já deve ter ouvido falar do Chromecast, aparelho que "transforma" a sua TV em uma Smart TV. Mas é legal saber em mais detalhes como usar o Chromecast e quais são suas funções mais interessantes.

Para começar, é importante saber que o Chromecast deve ser usado com um smartphone, que vai enviar os dados dos aplicativos, através da conexão Wi-Fi, para o aparelho, que fica conectado na porta HDMI da TV (e na porta USB para alimentação de energia elétrica).

Ah, sim, você também vai precisar baixar os aplicativos compatíveis com o Chromecast no seu smartphone Android ou iPhone.

Descubra como usar o Chromecast e algumas das possibilidades mais legais que ele oferece:

Como usar o Chromecast

O smartphone e o Chromecast devem estar conectados na mesma rede Wi-Fi.

O Wi-Fi do smartphone precisa estar ativo e configurado na mesma conexão que o Chromecast.
Instalar, no smartphone, aplicativos compatíveis com o Chromecast.

Após as configurações necessárias, você pode usar o Chromecast para acessar diversos aplicativos de vídeos em streaming, esportes, músicas e outros recursos do seu smartphone.

Veja Netflix na TV

Um dos principais usos do Chromecast é acessar a Netflix através do smartphone e exibir na sua TV. E se prepare para fazer maratonas das séries preferidas, já que a reprodução do capítulo seguinte é automática. Para escolher os programas ou filmes, fazer buscas, dar play ou pausar a reprodução, você vai usar o smartphone como controle remoto.

Faça playlists no YouTube

Outro aplicativo muito usado com o Chromecast é o YouTube. Além de realizar buscas de vídeo, iniciar ou pausar a reprodução, você também pode montar uma playlist com vários vídeos para ver em seguida.

Ouça música no Spotify e outros apps de streaming

Nem só de vídeos vive a internet! O Spotify oferece milhões de músicas em acervo e a possibilidade de baixar álbuns inteiros e de montar playlists variadas com suas músicas preferidas. Com o Chromecast, a sua TV vira seu player de música enquanto você se diverte com os amigos ou faz outras coisas pela casa.
Outros aplicativos de streaming, como o Deezer e o Soundcloud, também são compatíveis com o Chromecast.

Ouça podcasts

Você também pode acessar seus aplicativos de podcasts e ouvir as gravações na sua TV.

Jogue na TV

Além de vídeos e músicas, você também pode exibir jogos na TV através do Chromecast. Transforme seu smartphone em um controle e divirta-se em tela grande!

Acesse a programação de canais de TV

Cada vez mais, os canais da TV aberta e da TV por assinatura apostam em conteúdo on demand, para ver quando quiser, ou na transmissão da programação ao vivo em seus aplicativos.

Assim, mesmo longe de casa você pode acompanhar suas séries preferidas, acessar várias opções de filmes, ver novela, telejornais, aquele jogo decisivo e outros programas dos canais de TV.

Acompanhe partidas esportivas

Além dos canais de esporte, algumas ligas desenvolveram aplicativos compatíveis com o Chromecast. Quer acompanhar a NBA? Ou ver o Superbowl com os amigos? E saber as últimas notícias do esporte em diferentes lugares do mundo? Acesse tudo isso através do Chromecast!

Levar todo o conteúdo em viagens e passeios

Um dos pontos mais legais do Chromecast é a mobilidade, já que o aparelho é bem compacto e só precisa de uma rede Wi-Fi e do seu smartphone para funcionar (além da TV com HDMI, claro).
Assim, você pode levar o Chromecast para onde quiser e ter acesso aos filmes, programas de TV, séries, músicas e esportes preferidos longe de casa e da sua TV por assinatura.

Crie redes de visitantes

Quando os amigos estiverem na sua casa, você pode abrir uma Rede de Visitantes para que eles também possam escolher vídeos e músicas para exibir no Chromecast da sua TV, sem precisar na senha do Wi-Fi.
Espelhar a tela do seu smartphone na TV

Alguns smartphones Android permitem que você faça o espelhamento de tela na TV através do Chromecast, seja para navegar na tela maior, mostrar um vídeo do Facebook ou a sua galeria de fotos.

Veja fotos, vídeos e slides do Google Fotos

Dependendo do modelo do smartphone, não será possível fazer o espelhamento completo. Mas com o app Google Fotos, você pode mostrar as fotos e os vídeos de sua galeria na TV.

Entretenha as crianças

Muitos apps de conteúdo infantil são compatíveis com o Chromecast. Assim, você pode exibir os preferidos dos pequenos na TV e continuar usando o seu celular normalmente enquanto eles se divertem.
Descobrir mais e mais recursos disponíveis

Com o aplicativo Google Home, usado desde a instalação do Chromecast, você pode descobrir novos aplicativos compatíveis e receber sugestões de uso.

Além disso, vale procurar este ícone nos seus aplicativos. É ele que indica que o app é compatível com o Chromecast e permite a exibição do conteúdo na sua TV.

Veja ofertas do Chromecast:


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv