Entenda antes de comprar em TV

Como usar o USB na TV?

Veja como conectar o USB na sua TV e quais as vantagens.

TV com USB, como usar usb na tv
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A tecnologia USB ainda é a mais comum nos dispositivos, incluindo notebooks e celulares (no caso micro USB). A maioria das TVs, hoje em dia, também vem com portas USB, o que permite que você acesse arquivos que estão em outros aparelhos para assistir a vídeos ou ouvir músicas, por exemplo.

Se você quer saber como fazer para conectar um aparelho à televisão por USB, confira o nosso pequeno passo a passo!

 

Leia também: Melhores TVs do Momento

1. Comece conferindo o manual da sua TV

Escolha sua TV com USB

O que antes só era possível com a ajuda das mídias compactas, como CDs ou DVDs, agora pode ser facilmente realizado em uma televisão com USB. Mas é importante saber, no entanto, que cada TV tem especificações únicas e, antes de conectar seu pen drive ou HD externo na esperança de assistir aos filmes guardados lá, você precisa conferir no manual da televisão quais os formatos de vídeo e imagem ela aceita e exibe.

Por exemplo, há TV com USB que reproduz fotos e músicas, mas nenhum tipo de vídeo. Já outros modelos de televisão transmitem facilmente seus vídeos, mas somente aqueles de determinado formato (extensão do arquivo). Algumas TVs mais modernas ainda disponibilizam recursos mais diversificados, como apresentação de slides em Power Point e extensões variadas.

Outro ponto importante é sobre a própria entrada USB em si, pois existem TVs que têm uma entrada igual a USB, mas que serve apenas para configuração e atualização do sistema. Elas geralmente têm na descrição a palavra "Service", então, para não confundir, saiba que as entradas USBs comuns são nomeadas como USB1, USB2 ou contam apenas com o símbolo USB.

Símbolo do USB na TV

2. Conecte o dispositivo na TV utilizando a porta USB

Se for um pen drive, fica tudo mais fácil ainda: é só conectar, e pronto!

Já com outros dispositivos, como celulares e HDs externos, você vai precisar de um cabo que de um lado seja USB e do outro seja compatível com a entrada do dispositivo. Mas não se preocupe, pois a maioria desses equipamentos já vem com o cabo.

3. O próximo passo é verificar se a TV reconheceu o dispositivo

Na maioria das TV atuais, quando você conecta algum dispositivo pela porta USB, ela já reconhece imediatamente. Geralmente aparece na tela uma janela com as opções de Vídeos, Músicas ou Fotos, como acontece nas TVs LG.

Em outros casos, você vai precisar entrar no Menu da TV para selecionar essa opção. E existem duas formas de fazer isso:

A primeira é acessando o Menu Principal diretamente no controle remoto. Aí, basta escolher a opção USB que aparece disponível logo de cara.

Já a outra opção é indo na tela do menu de conexões. Para chegar lá você só precisa apertar a tecla Source/Input/Entradas do seu controle remoto, que uma tela com várias opções de conexão, inclusive a opção USB, vai aparecer.

Tela menu de conexões

4. Reproduzindo os arquivos

Depois de acessar o dispositivo conectado via USB, basta escolher o arquivo que você quer reproduzir na TV e selecioná-lo. Pronto! É só aproveitar o conteúdo que você quiser.

Possíveis problemas na hora de usar o USB na TV

No geral, o passo a passo acima para conectar o USB na TV costuma funcionar. Mas há algumas exceções. Por exemplo, se aparecer alguma mensagem como "Dispositivo USB não suportado", é porque a sua televisão não é compatível com o dispositivo que você está tentando integrar a ela.

Também pode ser que nada aconteça quando você conectar um dispositivo Android. Nesse caso, vá nas configurações do aparelho e clique em "sobre o dispositivo/telefone", encontre o "número de compilação/versão" e clique sete vezes sobre essa opção. Volte para as configurações e clique nas "opções do desenvolvedor" ou "programador". Ative essa opção e, em seguida, role até encontrar e marcar a opção "depuração de USB", e tente conectar o seu dispositivo Android à TV por USB novamente.

Outros problemas de incompatibilidade também podem acontecer. Mas, na maioria dos casos, essas dicas são o suficiente para você conseguir conectar um aparelho pelo USB da TV.

 

Leia também: Melhores TVs 4K Custo/Benefício

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv