Sala de estar com smart TV e um homem e uma mulher fazendo videochamada pela TV com outra mulher

5 funções de smart TVs que você precisa conhecer

Televisões inteligentes permitem até controlar outros aparelhos conectados da sua casa; veja nossa seleção do editor

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você tem uma smart TV em casa, provavelmente já usa o aparelho para ter acesso a plataformas de streaming e outros aplicativos, como Netflix e YouTube, apps de música ou mesmo jogos. Mas você sabia que as televisões têm funções que vão além de dar acesso a aplicativos variados?

Por aqui, eu já testei alguns recursos menos conhecidos dos aparelhos e posso garantir: conhecer essas funções pode deixar seu dia a dia bem mais prático. Mas atenção! É importante conferir se as funções citadas aqui estão presentes na sua smart TV, já que algumas delas podem estar disponíveis apenas em modelos mais atuais. Confira, a seguir, a nossa seleção com funções das smart TVs que você precisa conhecer.

Se a sua smart TV já é antiga, confira nossas dicas para acertar na escolha da sua próxima televisão

Escritório com notebook Samsung sobre escrivaninha e smart TV na parede exibindo planilhas e gráficos
Transmitir a tela do computador para a smart TV é apenas uma das funções que podem deixar seu dia a dia mais prático (Foto: Divulgação/Samsung)

1. Controle outros dispositivos inteligentes pela sua smart TV

A maior parte dos modelos lançados nos últimos anos têm compatibilidade com assistentes virtuais - ou até já vêm com uma assistente integrada. Você provavelmente já sabe que isso permite dar comandos de voz para a TV para controlar o volume, canal ou mesmo abrir aplicativos. Mas sabia que você pode usar sua smart TV para dar comandos a outros dispositivos inteligentes conectados às assistentes virtuais?

Aqui em casa, por exemplo, eu uso lâmpadas inteligentes, que são conectadas à Alexa. Como a minha TV também está conectada à mesma assistente virtual, eu consigo controlar a iluminação da sala por comando de voz pelo controle remoto da televisão. Isso, desde que o aparelho esteja ligado, é claro! E, se você tiver outros dispositivos, fica ainda mais fácil controlar tudo em um único lugar.

2. Assista aos conteúdos do seu celular na tela grande da smart TV

Isso vale especialmente para as TVs com Chromecast integrado, mas smart TVs sem esse recurso também costumam ter tecnologias variadas para facilitar o espelhamento de conteúdos do smartphone na tela da televisão. Os aparelhos Samsung, por exemplo, vêm com a tecnologia Tap View, que permite exibir a tela do celular na televisão com apenas um toque.

Essa função já é bem conhecida, mas a novidade que talvez você ainda não saiba é que, depois de transmitir o conteúdo para a tela da sua smart TV, é possível controlá-lo com o controle remoto. Pois é, se o controle remoto da sua TV tem botões de play e pause, você consegue, por exemplo, pausar um vídeo que está sendo transmitido diretamente do seu celular sem precisar desbloquear o aparelho, procurar o aplicativo que está sendo usado e pausar o vídeo. Prático, né?

Você pode assistir a conteúdos do seu celular na tela grande da TV (Foto: Divulgação/TCL)
Você pode assistir a conteúdos do seu celular na tela grande da TV (Foto: Divulgação/TCL)

3. Aproveite a tela da smart TV para organizar o seu dia

As smart TVs, hoje em dia, vão muito além do entretenimento e também podem ser usadas para auxiliar na sua organização ou mesmo no trabalho. Em vez de organizar a sua agenda pela tela pequena do celular, que tal acessá-la pela televisão? A Google Agenda está disponível na maior parte dos modelos atuais e você pode usá-la para gerenciar os compromissos do dia.

Além disso, com auxílio das assistentes virtuais, é possível ter noção das condições do trânsito, previsão do tempo e outras informações sobre a sua cidade. Alguns modelos também permitem exibir a tela do computador na TV - ou mesmo controlá-lo remotamente, o que é ideal para quem busca uma tela grande para fazer apresentações ou quer visualizar mais dados em uma planilha de uma só vez.

4. Assista a mais de um conteúdo na tela ao mesmo tempo

Se você é daquelas pessoas que adora estar por dentro de tudo que acontece ao mesmo tempo, essa função pode ser muito útil para você. Algumas marcas de TV permitem dividir a tela para assistir a mais de um conteúdo ao mesmo tempo. Ou seja, se você quer assistir a um programa, mas não quer deixar de acompanhar o jogo do seu time do coração, dá para manter tudo isso na tela da sua smart TV.

O recurso vai variar de fabricante para fabricante. Na Samsung, por exemplo, você pode assistir a até quatro conteúdos de uma só vez. Já na LG, a tela só pode ser dividida em dois. Em ambos os casos, você deve escolher uma programação principal para assistir com som e as demais são exibidas apenas com imagens.

5. Faça videochamadas com amigos e familiares

Desde o início da pandemia do Coronavírus, as videochamadas se tornaram ainda mais presentes no nosso dia a dia. Seja para conversar com amigos e parentes, ou mesmo na comunicação com colegas de trabalho, as videochamadas se tornaram indispensáveis. Mas sabia que é possível fazer ligações de vídeo em grupo pela sua smart TV? A maior parte dos modelos atuais vem com Google Duo, aplicativo que permite se conectar a até 32 pessoas de uma só vez.

A vantagem de fazer isso pela TV, e não pelo seu computador ou celular, é a possibilidade de visualizar mais pessoas ao mesmo tempo, já que a tela é maior. Já o lado negativo é que você precisa conectar uma webcam à smart TV para fazer isso, enquanto em notebooks e smartphones a câmera já vem integrada.

E aí, gostou das dicas? Confira mais novidades e dicas sobre smart TVs na nossa página de conteúdo.

Confira alguns modelos de smart TV para testar essas funções

Se a sua TV já está antiga e você pretende comprar uma smart TV nova para aproveitar essas e outras funções do aparelho, confira nossa seleção com alguns modelos que valem a pena comprar.

LG UP7550

Lançamento de 2021, a UP7550 é a TV 4K de entrada da LG. Ela traz Alexa e Google Assistente integradas e permite controle com comando de voz. Além disso, o aparelho tem Chromecast integrado, facilitando a integração entre seu smartphone - ou mesmo o notebook - e a smart TV.

Samsung AU8000

Outra ótima opção é a AU8000, da Samsung, que faz parte da linha 2021 da marca. Ela tem Alexa, Google Assistente e Bixby - a assistente virtual da Samsung -, permitindo controlar outros dispositivos inteligentes pela smart TV. A AU8000 ainda conta com Tap View, para conectar o smartphone à TV, e recursos variados.

TCL P615

Se você busca uma smart TV mais acessível, mas que tenha recursos variados, como Google Assistente e Chromecast integrados, além de uma grande variedade de aplicativos disponíveis, a P615, smart TV de entrada da TCL, é uma ótima escolha. Por ter sistema Android TV, esse aparelho também tem ótima integração com os apps Google.