Samsung lança novo controle remoto sem pilhas e com energia solar

SolarCell chega com os novos modelos 4K e 8K de 2021

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

A Samsung, que lançou o primeiro celular alimentado por energia solar do mundo em 2009, inova mais uma vez. Agora ela apresenta o controle remoto SolarCell, que dispensa o uso de pilhas e é recarregável pela luz. O equipamento já está disponível na linha de TVs 4K e 8K 2021, como a Neo QLED QN900A, com nova tecnologia Neo QLED 8K, que chegou semana passada ao Brasil nos tamanhos de 75 e 85 polegadas.

O lançamento faz parte de uma série de iniciativas anunciadas pela Samsung no início do ano , quando a empresa, além de apresentar novos produtos, deixou clara sua preocupação com o meio ambiente. Embalagens sustentáveis reutilizáveis e redução de emissão de carbono com a adoção de materiais recicláveis são algumas delas.

O SolarCell tem um painel de células solares que fica posicionado na parte de trás. (Imagem: Divulgação/Samsung)
O SolarCell tem um painel de células solares que fica posicionado na parte de trás. (Imagem: Divulgação/Samsung)

Os esforços eco-friendly da empresa sul-coreana visando um futuro sustentável resultaram também na criação do novo controle remoto SolarCell, que não usa pilhas, que vão acompanhar as TVs Samsung. Ele tem uma bateria interna que é carregada pelo painel de células solares que fica em sua na parte de trás. Para isso, basta posicioná-lo na luz do sol ou qualquer luz artificial de dentro de casa. Ou ainda no cabo USB, caso precise de uma carga rápida.

O SolarCell, que pesa apenas 31 gramas, é feito com 28% de plástico reciclado. Segundo a fabricante, tem uma vida útil de sete anos, a média de duração de uma TV – período em que se pode evitar o descarte de 99 milhões de pilhas AA .

Várias organizações ligadas ao meio ambiente já apontam o novo controle remoto como um case de iniciativa eco-friendly de sucesso. Vale lembrar que o SolarCell é um pouco mais caro em relação a um controle comum a pilha ou bateria, mas sua contribuição para a Natureza é imensurável.

Leia também: