TV LG OLED C1 em rack de madeira em sala de estar luxuosa

LG C1 vs Samsung QN85A: quem ganha entre essas TVs top de linha?

Confira o comparativo entre LG C1 vs Samsung QN85A e descubra qual é a melhor TV premium

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

As TVs LG C1 e Samsung QN85A são lançamentos de 2021 e se destacam como aparelhos premium no segmento. Ambas trazem tecnologias top de linha em imagem, áudio e têm recursos varidos. A principal diferença entre elas é o tipo de tela: enquanto a Samsung possui o novo painel Neo QLED, a LG utiliza o painel tipo OLED, que está há anos no mercado.

Apesar de terem diferenças, nós selecionamos os modelos pois ambas prometem uma experiência premium para o usuário e estão sendo cada vez mais buscadas pelos consumidores. Confira mais detalhes sobre os dois modelos com nossa análise.

Que tal uma TV 4K custo-benefício? Confira nosso comparativo entre a Samsung AU8000 e a LG UP7750.

Pai e mãe com dois filhos sentados em sofá em sala de estar assistindo a um jogo de futebol na TV
Descubra, entre Samsung ou LG, qual é a TV top de linha ideal para você (Foto: Divulgação/LG)

Neo QLED vs OLED

As TVs LG C1 e Samsung QN85A são concorrentes e prometem entregar uma experiência premium para os usuários. Mas a competição não fica apenas na decisão de qual é a melhor TV 2021. A rivalidade também passa pelo tipo de tela: Neo QLED vs OLED. Neste tópico, nós iremos explicar um pouco sobre as duas tecnologias, mas se você quiser se aprofundar mais no assunto, recomendamos a leitura de um outro artigo que produzimos, Neo QLED vs OLED: quem ganha entre as resoluções?

O Neo QLED é uma nova tecnologia criada pela Samsung que usa um painel com pontos quânticos, assim como as TVs QLED convencionais, garantindo altos níveis de brilho e contraste nas imagens exibidas. A principal diferença para o QLED convencional é no painel de mini LED, com pixels 40 vezes menores que os LEDs tradicionais. Isso garante excelente detalhamento para as imagens exibidas.

Já o painel OLED utiliza diodos orgânicos para emissão de luz, garantindo excelentes níveis de brilho e contrates, além de cores 100% reais. As TVs OLED também exibem imagens pretas com pixels completamente apagados, criando o preto absoluto.

Está em dúvidas de como escolher uma smart TV? Confira nossas dicas de como escolher a smart TV certa para comprar!

Tela

TV Samsung QN85A sobre rack dourado em sala de estar luxuosa
As duas TVs têm tela de alta qualidade e design sofisticado (Foto: Divulgação/Samsung)

As TVs LG C1 e Samsung QN85A têm resolução 4K, que é o mais comum em aparelhos de tamanhos grandes - como é o caso dos dois modelos. A diferença na tela fica no tipo de painel, já que a LG C1 tem painel OLED, enquanto a Samsung QN85A usa um painel Neo QLED. Mas ambas entregam excelente qualidade, além de ótimos níveis de brilho e contraste e cores bem reais.

A LG C1 está disponível em 48, 55, 65 e até 83 polegadas. Já a Samsung QN85A é comercializada em 55, 65, 75 e 85 polegadas. Conforme o tamanho da tela aumenta, os valores também aumentam, tendo opções para diferentes tipos de público.

Os dois modelos contam com 120Hz de frequência nativa, ou seja, entregam imagens mais fluidas e não correm risco de provocar aquele efeito borrado nem em cenas de ação. Isso também faz com que elas sejam ótimas escolhas para quem joga videogame em um console de última geração.

Além destas configurações, as TVs também têm outras tecnologias de melhoria de imagem. A LG C1 possui o recurso Filmmaker Mode, que desliga a suavização das imagens e reproduz filmes no formato em que foram pensados pelo diretor. Ela também conta com Dolby Vision IQ que, de acordo com a fabricante, ajusta de forma inteligente a calibração da imagem com base no tipo de conteúdo. Por fim, a tecnologia OLED Motion reduz a desfocagem em cenas de ação.

A Samsung QN85A também tem o Modo Filme, que funciona como o Filmmaker Mode do modelo LG. Outro destaque dessa TV Samsung é o Modo Ambiente, que permite exibir fotos na tela da TV ou replicar a decoração que está atrás do aparelho quando ele não está sendo usado.

Por ter mais recursos voltados para a qualidade da imagem, a LG C1 sai um pouco na frente nesse critério.

Procurando uma smart TV de entrada? Confira o comparativo entre a Samsung TU8000 vs LG UN7310 e descubra qual delas é a melhor para você.

Design

O design dos dois modelos é um bastante refinado, com bordas superfinas e quase imperceptíveis. As duas TVs também são muito finas. A LG C1 tem apenas 4,6 centímetros de espessura e a Samsung QN85A é ainda mais fina, com apenas 2,7 centímetros.

Ambas têm base central, que deixa o visual bem elegante, caso você opte por deixá-las sobre um rack. Com tantas semelhanças, tanto o modelo da LG quanto o da Samsung contribuem para a decoração do ambiente, sendo aparelhos de TV muito bonitos. Por isso, e pelo design refinado que as duas TVs apresentam, podemos considerar que elas empatam nesse quesito.

Desempenho

Homem branco sentado em frente à TV Samsung QN85A acessando menu de jogo na tela
As duas TVs premium têm sistemas fluidos e processadores potentes (Foto: Divulgação/Samsung)

Tanto a LG quanto a Samsung possuem sistemas operacionais próprios que estão instalados nestes modelos de TV. A LG C1 conta com o sistema webOS 6.0, enquanto a Samsung QN85A possui o sistema Tizen.

Os dois ecossistemas são muito fluidos e rápidos e desempenham suas funções com efetividade, sendo possível instalar diversos aplicativos nas TVs. Quem ama assistir streamings, vai gostar dos dois sistemas. Isso porque eles possuem aplicativos variados, como Netflix, Youtube, Disney Plus, Amazon Prime Video, Star Plus e HBO Max, entre outros.

Destacamos, também, os processadores dos dois modelos. Na Samsung QN85A, o processador Neo Quantum 4K é aperfeiçoado por deep learning, que passa a entender o comportamento de uso do usuário e possibilita um melhor desempenho.

A LG C1 tem o processador α9 Gen4 AI 4K. Ele conta com AI Picture Pro e AI Sound Pro, que trabalham em conjunto para dar estabilidade ao sistema e, ao mesmo tempo, oferecer ótima performance.

E, para quem busca uma smart TV 4K com bom custo-benefício, nós testamos 5 TVs que valem a pena! Confira e tire suas dúvidas!

Conexões

As conexões são detalhes importantes para qualquer modelo de TV, afinal, o usuário deseja conectar todos os seus acessórios para melhorar a experiência, como home theaters, soundbar e video games.No quesito de conexão, os dois modelos oferecem um número interessante de opções.

A LG C1 possui as seguintes conexões:

  • 4 HDMI 2.1
  • 3 USB 2.0
  • Entrada RF
  • Saída de áudio digital (Óptica)
  • Wi-Fi
  • Bluetooth

Já a Samsung QN85A possui as seguintes conexões:

  • 4 HDMI 2.1
  • 2 USB 2.0
  • Entrada para Ethernet
  • Entrada RF
  • Entrada AV
  • Saída de áudio digital (Óptica)
  • Wi-Fi
  • Bluetooth

Além disso, os dois modelos são compatíveis com as assistentes virtuais Alexa e Google Assistente. O aparelho da Samsung ainda conta com a Bisby, assistente virtual da própria marca. Isso permite dar comandos de voz às TVs, além de usá-las como uma central de comandos, controlando outros dispositivos inteligentes que estejam conectados às assistentes virtuais.

Por isso, temos mais um empate técnico entre os dois modelos.

Áudio

Quem gosta de acompanhar os filmes e séries com máxima fidelidade e qualidade de som vai encontrar na LG C1 e na Samsung QN85A modelos ideais que entregam ótima qualidade sonora.

A LG C1 possui o recurso AI Sound, que transforma faixas de som estéreas em Dolby Atmos 5.1, que possui uma melhor qualidade. Desta forma, os sons produzidos pela TV são mais fieis aos sons reais. A potência de 40W completa o conjunto de som do televisor.

A Samsung QN85A possui suporte ao Dolby Digital Plus, além de também contar com um decodificador de Dolby 5.1, trazendo mais realismo aos sons da TV. Com 60W de potência de som, este modelo consegue entregar uma experiência de cinema no sofá de casa.

Extras

Close em duas mãos segurando controle remoto de videogame em frente à TV LG C1
A TV LG C1 tem recursos voltados especialmente para os gamers (Foto: Divulgação/LG)

Além de todas as configurações que apresentamos, existem alguns recursos extras nos televisores que valem a pena ser conferidos também. A LG C1 vem com o Sports Alert, por exemplo, que emite um aviso na tela quando os jogos do seu time favorito estão perto de começar - e ainda tem avisa sobre o resultado. Ela também tem certificação Eye Comfort, que reduz os níveis de luz azul e brilhos desconfortáveis na tela, deixando a visualização mais confortável.

Essa smart TV LG ainda conta com recursos voltados para os gamers de plantão, como o OLED Gaming, recurso que proporciona resposta rápidas e jogabilidade suave e fluida a todos os gamers. Inclusive, a TV tem certificações G-Sync e FreeSync, que dão a garantia de melhor experiência para jogos. Além disso, ela tem tempo de resposta inferior a 1ms e é compatível com Dolby Vision HDR em 4K a 120 Hz para videogames.

Já a Samsung QN85A vem com o Samsung TV Plus, sistema de IPTV da fabricante que dá acesso gratuito a diversos canais. Quando aos recursos gamers, ela tem tela Ultra-wide, que permite configura a exibição dos jogos para 21:9 ou 32:9. A QN85A também conta com menu de jogo intuitivo, ajudando a consultar e controlar o input lag, FPS, HDR e outras informações importantes durante o jogo.

Nós temos um texto especial onde analisamos a ficha técnica da LG C1, vale a pena conferir para mais detalhes!

Encontre as melhores ofertas para as duas smart TVs premium

Samsung Neo QLED QN85A

LG OLED C1