LG SM8100 vale a pena em 2020? Analisamos essa smart TV

Tecnologia Nano Cell e recursos de Inteligência Artificial são os destaques desse modelo

LG SM8100 vale a pena em 2020? Analisamos essa smart TV
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Bom, se você chegou até aqui é porque quer saber se vale realmente a pena apostar na smart TV LG SM8100, certo? Podemos adiantar que sim, vale! Mas com uma condição: se você procura um aparelho intermediário, visto que a tela é em Nano Cell, e não OLED (mais nova tecnologia de qualidade de imagem da marca), e com melhor custo-benefício, então essa TV vai te atender super bem.

De primeira, podemos destacar que ela entrega uma ótima qualidade de imagem. E boa parte desse desempenho é uma combinação da tela com resolução 4K e da tecnologia Nano Cell, mas essa não é a única explicação.

Analisando com um pouco mais de calma, também é possível perceber que a Inteligência Artificial, o sistema operacional e outros recursos fazem com que esse aparelho seja uma excelente opção de compra.

Bom, vamos ao que interessa? Fique com a gente que vamos te explicar tudo sobre a tela, poder de processamento, como funciona o comando de voz e outros recursos de IA dessa smart TV LG.

Ficha técnica da TV LG SM8100:

  • Lançamento: 2019
  • Tamanhos: 55” | 65
  • Processador: Quad Core
  • Sistema operacional: webOS 4.5
  • Tela: NanoCell IPS LCD 4K
  • Áudio: DTS Virtual X, ultra surround, 20 W de potência RMS (2 canais)
  • Frequência Nativa: 60 Hz
  • Tecnologia LG ThinQ AI (Inteligência Artificial) com Reconhecimento de Voz em Português
  • Suporte ao Google Assistente e Amazon Alexa
  • Controle Remoto Smart Magic
  • Conectividade: 4x HDMI | 2x USB | 1x RF para TV a cabo | 1x RF para TV digital | 1x LAN | 1x saída digital óptica

Leia também:

LG SM8100: tela Nano Cell de alta qualidade, mas não é top de linha

Em primeiro lugar é preciso entender o que é a tecnologia Nano Cell. Esse tipo de tela se baseia em pontos quânticos, que são pequenas partículas condutoras, com menos de um nanômetro de diâmetro.

Cada um destes minúsculos cristais está aplicado diretamente no display e pode ser controlado individualmente, o que torna as cores bem mais vivas e brilhantes.

Ele é capaz de trazer uma qualidade melhor do que as telas de LED, sem que custe muito mais por isso. No entanto tem qualidade inferior às TVs OLED, que são bem mais caras.

Outro ponto importante é que alguns recursos ajudam a tornar a tela ainda melhor. A LG SM 8100 conta com pixels RGB, que usam apenas as cores vermelha, verde e azul (algumas telas também usam o branco) e isso representa ganho de qualidade.

Ainda há o True Color Accuracy, que oferece cores mais ricas e realistas, e o 4K HDR Ativo, que é o Alto Alcance Dinâmico, recurso que aumenta a qualidade de imagem, com melhores resultados em brilho e contraste.

A frequência nativa, no entanto, é de 60 Hz (poderia ser melhor!). Essa é a taxa de atualização das imagens na tela. Quem curte games ou filmes com cenas de ação mais movimentadas pode sentir as imagens perdendo a fluidez em alguns momentos.

Recursos de IA permitem que a LG SM8100 controle outros dispositivos da casa inteligente (Divulgação LG)
Recursos de IA permitem que a LG SM8100 controle outros dispositivos da casa inteligente (Divulgação LG)

Comando de voz e IA da SM8100 modernizam a sua casa

“OK Google, apagar a luz da sala”. Já pensou dizer isso para o controle remoto antes de começar um filme que merece ser assistido no escurinho? Pois essa é uma funcionalidade do Google Assistente integrado à LG SM8100.

O recurso permite que a TV controle diversos produtos para a casa inteligente. O Google Assistente tem outras funcionalidades, como por exemplo criar uma rotina para vários aparelhos. Por exemplo, com um só comando você pode ligar a TV no telejornal da manhã, o ar condicionado na temperatura correta para a manhã, e ainda coloca a cafeteira para funcionar. Prático, né? Só vale lembrar que, para isso acontecer, todos os outros aparelhos também precisam também vir com o Google Assistente integrado.

A smart TV LG tem ainda suporte para a Alexa, a caixa de som inteligente da Amazon (que tem os mesmos recursos do Google Assistente) e suporte ao Aple Air Play 2, que facilita o pareamento de iPhones e iPads e ainda oferece a possibilidade de controlar a TV usando a Siri, a assistente virtual da Apple.

Desempenho e sistema operacional da LG SM8100: tudo bem intuitivo

Produzir alta qualidade de imagem e operar bem todos os recursos de Inteligência Artificial exige um bom poder de processamento. No caso da LG SM8100, ela vem com um processador Quad Core, que suporta bem as necessidades.

O sistema operacional é o WebOs 4.5, considerado por alguns como o melhor nessa categoria e que tem uma forte aposta nos recursos de inteligência artificial que já citamos antes. A navegação é bem intuitiva e mesmo usuários de primeira viagem conseguem se virar bem sem maiores problemas.

Esse sistema permite fácil acesso à aplicativos como Netflix e Youtube, entre outros. Sobra tempo para preparar uma pipoca antes do próximo filme!

No quesito conectividade, ela vem com: 4 entradas HDMI, 2 entradas USB, Entradas RF para TV a cabo e TV digital e entrada LAN.

Design: LG SM8100 ter bordas finas e base em curva (Divulgação LG)
Design: LG SM8100 ter bordas finas e base em curva (Divulgação LG)

Som e design da LG SM8100 oferecem mais imersão

Cada vez mais as smart TVS apresentam bordas bem finas que mais se parecem molduras de um quadro quando o aparelho está instalado na parede. Essa é uma característica de design da LG SM8100 que gera uma sensação maior de imersão no conteúdo.

Quando a TV fica em um rack, a base é em forma de arco, ocupando todo o espaço embaixo do aparelho. Outros modelos têm os pés nas laterais, possibilitando a instalação de uma soundbar ali. De qualquer forma, não é uma característica que chega a incomodar.

Outro ponto importante para a imersão é o som. O áudio é o DTS Virtual X de 20 W de potência, que oferece uma boa experiência para o dia a dia. No entanto, quando você reunir a galera para uma festa, é bom contar com um home theater para ganhar mais potência.

Afinal, a LG SM8100 vale a pena em 2020? Se você espera um aparelho topo de linha, esse não é o modelo certo para você, uma vez que o display Nano Cell tem uma qualidade inferior se comparado com uma TV OLED.

No entanto, estamos falando sobre níveis muito altos de qualidade e a experiência que essa smart TV oferece é excelente, com uma grande vantagem: o preço!

Por apresentar excelência de imagens, ótimos recursos de Inteligência Artificial, controle de voz e um sistema operacional realmente bacana, por um preço bem mais em conta que uma TV OLED, vale a pena apostar na LG SM8100 em 2020!

Dê um Zoom nas ofertas da LG SM8100:

Saiba mais!

Quer saber mais sobre novos produtos? Então se liga no nosso canal no YouTube e também na nossa página especial dedicada às smart TVs.

Conheça também as novidades do mercado de samart TVs:

Entenda antes de comprar!