Melhor TV 4K em 2020: confira 7 modelos

Modelos com recursos avançados podem ser encontrados por preços que cabem no bolso.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Está em dúvida sobre qual a melhor TV 4K para comprar no momento? Pois a cada semestre acompanhamos os lançamentos e as inovações presentes nas Smart TVs 4K da Samsung, LG, TCL, entre outras, e selecionamos as melhores para te ajudar nessa decisão importante!

Mas, afinal, qual a real vantagem de uma TV 4K? Bom, principalmente para quem é fã de telonas, como televisores de 55 polegadas, a resolução 4K faz toda a diferença. Quatro vezes maior que a Full HD, o Ultra HD tem uma quantidade maior de pixels, e isso faz com que as imagens reproduzidas fiquem com muito mais detalhes e nítidas, quando comparamos com as telas Full HD e HD.

Como escolhemos as melhores TVs 4K de 2020?

Nossa busca é seletiva e feita a partir das smart TVs 4K mais buscadas, com boas avaliações aqui, no Zoom, novas no mercado e com bom custo-benefício. E por falar em preço, é bom atinar para o fato de que a maioria dos produtos estão apresentando preços mais elevados, por conta da quarentena imposta pela pandemia do COVID-9 e pela alta do dólar. Por isso, é legal ficar de olho no nosso Histórico de Preços para saber o melhor momento para finalizar a compra.

Dito isso, venha conferir nosso ranking com os modelos 4K mais recentes e com altas tecnologias presentes no mercado!

Saiba mais:

1. LG OLED CX

Telona com tecnologia OLED, ótima opção para os gamers

A melhor TV 4K do nosso ranking é a LG OLED CX. O modelo chega ao mercado como sucessora da C9 e também apresenta tecnologias premium, como a tela OLED, capaz de consumir menos energia quando comparada aos televisores com displays de LED, além de reproduzir imagens mais realistas, com pretos mais profundos e alta riqueza de detalhes.

Diferente da antecessora, a CX chega com processador AI Alfa 9 3ª geração 4K, que traz algoritmos com ajustes automáticos que analisam os conteúdos e produzem imagens e sons de altíssima qualidade sem travar. Com a inteligência Dolby Vision IQ e Dolby Atmos, a experiência imersiva está mais que garantida.

Além do processador, os comandos são mais avançados e é possível controlar todos os equipamentos da casa através da TV, e você ainda pode escolher entre dois assistente pessoais: o Google ou a Alexa. O Controle Universal inclui fácil acesso aos aplicativos, entradas e funções; botões Netflix e Amazon; microfone integrado para comando de voz; e o botão central Scroll, para uma navegação mais intuitiva.

A OLED LG é também a melhor TV 4K para games do nosso ranking, já que é protagonista em oferecer suporte compatível G-SYNC NVIDIA e frequência nativa de 120 Hz, para que a experiência jogando tenha menos transições travadas, lag e instabilidades. Ela também traz recursos como VRR, ALLM e eARC, que garantem maior taxa de frames para sincronização de conteúdos em movimentos rápidos, maior resolução e gráficos mais suaves. Outro destaque é o baixo input lag com tempo de resposta de 1ms, super rápido para jogos sem instabilidades.

Apesar de cara, esse modelo é um dos modelos mais modernos da marca, com as tecnologias mais avançadas presentes no mercado. Ela é ideal para gamers profissionais ou aqueles que apreciam as inovações tecnológicas dos televisores LG, e por isso a experiência vendo um filme ou jogando não será a mesma quando comparada com outras telas.

Ficha técnica da TV 4K LG OLED CX:

  • Tamanhos da TV: 55 e 65 polegadas
  • Tipo de tela: OLED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: WebOS
  • Frequência nativa: 120 Hz
  • Conexões: 4 HMI, Bluetooth, Wi-Fi, USB, Espelhamento de tela, LAN
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Extras: HDR, Conversor Digital Integrado e Interativo

2. Samsung QLED Q80T

Pontos quânticos e som potente em movimento nesta TV 4K

A sucessora da Q80 é um dos lançamentos mais recentes da série QLED da Samsung. Se a tecnologia de ponta é sua prioridade, essa é a melhor TV QLED de 2020! O holofote da Samsung Q80T é o Som em Movimento, uma tecnologia capaz de fazer o som transitar entre os alto-falantes espalhados pela tela, conforme o objeto se movimenta. Além de fazer com que você se sinta dentro da cena, ela ainda conta com um áudio na potência incrível de 60W, bem superior a todos os modelos citados nessa lista!

Quanto à imagem, os pontos quânticos e o processador Quantum 4K garantem uma experiência mais realista, com cores dinâmicas, contraste definido, excelente upscaling e sensor de luz inteligente, que ajusta automaticamente o brilho da TV de acordo com a luminosidade do ambiente.

Outro recurso inédito é o Multi Tela, que propicia a divisão da tela em duas, sendo uma aquela série que você não pode perder da Netflix, e outra uma conversa de trabalho no Whatsapp do smartphone espelhado. Bem interessante, não é?

Ficha técnica da TV 4k Samsung QLED Q80T:

  • Tamanhos da TV: 55, 65 e 75 polegadas
  • Tipo de tela: QLED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: Tizen
  • Frequência nativa: 120 Hz
  • Conexões: 4 HDMI, ESB, AV, RF, LAN, Optica, Bluetooth, Wi-Fi e eARC
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Extras: Modo Game, Som em Movimento, Visual Livre de Cabos e Modo Ambiente

3. LG NanoCell Nano86

TV 4K com cores mais puras graças às nanopartículas

A LG gosta de inventar e sua linha exclusiva com a tecnologia NanoCell é um desses exemplos. A smart TV Nano86 traz nanopartículas que purificam as cores para reproduzí-las mais vivas e precisas!

Outra função que melhora a experiência NanoCell é o Local Dimming, tecnologia que aprimora o contraste e é capaz de entregar imagens mais reais. Ou seja, tudo isso para melhorar a qualidade de imagem 4K e elevar aos padrões internacionais. E não precisa se preocupar caso o conteúdo não seja no formato Ultra HD, já que o processador alfa 7 3ª geração 4K consegue entregar de forma automática uma experiência singular de imagem e som.

Assim como os outros modelos da marca presentes netse ranking, a essa TV LG tem Controle Smart Magic e conta com o Painel de Controle para comandar todos os aparelhos por um só lugar! Para os amantes da 7ª arte, esse modelo traz o Filmmaker Mode, um processador que desliga, automaticamente, o recurso de suavização de movimento para que você não perca um detalhe sequer da imagem.

Os aplicativos pré-instalados incluem o Apple TV, Netflix e LG Channel. Pensando nos gamers, o Baixo Input Lag, VRR, ALLM e eARC transformam a experiência virtual em real, sem travas ou demora na resposta do jogo! O Modo HGiG também transforma as cenas dos jogos em cenas de cinema, ajustando os gráficos HDR.

Ficha técnica da TV 4K LG NanoCell Nano86:

  • Tamanhos da TV: 55 e 65 polegadas
  • Tipo de tela: NanoCell Display
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: webOS 5.0
  • Frequência nativa: 120 Hz
  • Conexões: 4 HDMI, USB, RF, Bluetooth, Digital Optica, Wi-Fi
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Extras: Modo HGiG, Modo Game, Filmmaker Mode, Local Dimming

4. Samsung Crystal TU8000

Bordas infinitas e qualquer conteúdo em resolução 4K

A melhor TV 4K 50 polegadas da nossa seleção é a Samsung TU8000 Crystal UHD, sucessora da tão conhecida RU7100. O ganho do processador Crystal 4K é o upscalling ainda mais preciso, com imagens mais realistas e detalhadas. O design super elegante de bordas infinitas propicia uma imersão cinematográfica onde estiver! Ah, uma curiosidade: ela é considerada a tela mais fina da categoria 4K de entrada.

Para melhorar ainda mais o visual do ambiente, a essa smart TV Samsung apresenta uma solução de canaletas que permite organizar os cabos e escondê-los. Outra solução bacana da marca é o Controle Remoto Único, que reconhece todos os dispositivos compatíveis conectados a TV via HDMI e passa a controlá-los também. Por meio dele, você também ativa o Comando de Voz, e consegue acessar os aplicativos, mudar os canais ou alterar o volume, além de obter respostas da TV ao perguntar como está o clima hoje ou alguma curiosidade sobre o mundo.

A Crystal UHD traz a Bixby e a Alexa integradas, para você escolher o serviço de voz que mais te agrada. Vale ressaltar que a Bixby ainda não está disponível em português, mas a Samsung já garantiu uma atualização no segundo semestre de 2020 para que ela passe a nos compreender!

A função Tap View agiliza o processo de espelhamento: basta você encostar o smartphone na TV para o conteúdo ser automaticamente espelhado na tela grande. Bem funcional né? Outras duas funções legais são o Modo Ambiente Foto, que transforma o televisor em uma galeria com suas memórias preferidas, e o Modo Game, que é ativado automaticamente após você ligar o console de videogame, acionando funções extras que minimizam a quebra das imagens e otimizam a exposição de luz nas cenas mais escuras.

No entanto nós indicamos aproveitar a conexão bluetooth da TV Samsung Crystal para as soundbars, já que o som não é de alta qualidade e conta com apenas 20W em cada um dos dois canais.

Ficha técnica da TV 4K Samsung Crystal TU8000:

  • Tamanhos da TV: 50, 55, 65, 75 e 82 polegadas
  • Tipo de tela: LED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: Tizen
  • Frequência nativa: 60Hz
  • Conexões: 3 HDMI, USB, LAN, AV, Wi-Fi, Bluetooth 4.2, Chromecast integrado e DLNA
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Extras: Controle único, Visual livre de cabos, Modo Ambiente Foto, Tap View

5. TCL P8M

Sistema Android TV na melhor TV 4K custo-benefício

A melhor TV 4K custo-benefício é, sem dúvidas, a TCL P8M, que garante sistema operacional Android TV e inteligência artificial por um preço mais acessível.

A TV 4K de entrada da marca chinesa TCL tem design elegante de bordas finas, com os pés em formato de V invertidos e um cilindro na parte inferior que causa a impressão da tela ser de rolamento e de estar saindo da base. O controle remoto inclui botões exclusivos para Netflix, GloboPlay e um atalho para o comando de voz da Google Assistente. Ele também suporta pareamento por bluetooth, uma boa opção para quando estiver longe da tela.

As conexões dessa TV TCL incluem três HDMI, saídas de áudio digital e analógica, duas USB 2.0, entrada de antena para TV digital e uma porta Ethernet. Você também pode espelhar as telas do celular ou tablet na TV já que ela conta com Chromecast integrado. Os aplicativos pré-instalados são apenas o Netflix, Globoplay e Youtube, mas você pode baixar outros através do Google Play.

Quanto à imagem, a Android TV TCL P8M conta com a tecnologia High Dynamic Range (HDR) e o Micro Dimming, os quais garantem conteúdo com um padrão superior de contraste e brilho. O som é um ponto positivo nessa TV 4K, com tecnologia Dolby Audio e dois alto-falantes de 8W cada.

Ficha técnica da TV 4K TCL P8M:

  • Tamanhos da TV: 50, 55 e 65 polegadas.
  • Tipo de tela: LED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: Android TV versão 9.0
  • Frequência nativa: 60Hz
  • Conexões: 3 HDMI, USB, LAN (Rede)
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Extras: Wi-Fi, Bluetooth, Chromecast integrado, Grava Programação

6. LG UN7300

Som surround e inteligência artificial evoluída em uma TV de 43 polegadas

A TV LG ThinQ AI é a melhor TV 4K 43 polegadas da nossa lista! Com a tecnologia avançada de Inteligência Artificial ThinQ AI da LG, essa TV te ouve, pensa, responde, e entende o histórico dos comandos para que a interação seja cada vez mais intuitiva. A Google Assistente será uma das “cabeças” pensantes para planejar sua agenda, pesquisar, ver a previsão do tempo e do trânsito, além de atender aos mais diversos pedidos, como ao comandar outros aparelhos inteligentes (que tenham suporte à Google Assistente), como ar condicionado e aspiradores de pó.

Para os usuários Apple, a LG incluiu a função Apple Air Play 2, que consegue parear os dispositivos e a partir daí fazer tudo pela telona. Ela também te dá a opção de controlar a TV com a assistente virtual Siri, através do Home Kit.

Agora se você não deseja usar algum desses assistentes virtuais, ainda resta a opção da Alexa, da Amazon, fechando a tríade da inteligência artificial. É importante destacar que os múltiplos comandos de voz são ativados pelo Controle Smart Magic, que possibilita também a criação de um intuitivo Painel de Controle para otimizar sua rotina. Mas atenção, apesar do Controle Smart não acompanhar a TV, ele pode ser adquirido a parte!

Quanto à imagem, essa smart TV LG conta com o 4K HDR Ativo, compatível com a maioria dos formatos HDR, e processador Quad Core, bem rápido e preciso que elimina os resíduos e cria cores e contrastes mais dinâmicos, melhorando inclusive imagens de baixa resolução. O som também não fica pra trás: com a ajuda da tecnologia DTS Virtual X nos alto-falantes, é possível ter a sensação de um áudio multidimensional!

Ficha técnica da TV 4K LG UN7300:

  • Tamanhos da TV: 43 e 50 polegadas
  • Tipo de tela: VA LCD
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: webOS 4,5
  • Frequência nativa: 60 Hz
  • Conexões: 4 HDMI, USB, RF CABO, RF DIGITAL, LAN, Digital Optica, Bluetooth, Wi-Fi
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Extras: DTS Virtual X, Aplicativo LG TV Plus, Controle Smart Magic

7. Sony X805G

Recursos mais básicos quando comparada com as concorrentes

Na sétima posição da nossa lista de melhores TVs 4K temos a Sony X805G, que traz HDR sem processador de imagem, mas com aprimoramento da nitidez através do 4K X-Reality PRO, onde cada imagem é ajustada e aprimorada em tempo real. As cores tornam-se mais vivas e dinâmicas com a tecnologia Live Colours e tela Triluminos. Já o contraste fica por conta do recurso Dynamic Contrast Enhancer.

O realçador de movimentos MotionFlow XR 240 é uma tecnologia inovadora que cria e insere quadros adicionais entre os originais. Ou seja, com ela é possível ter imagens mais fluidas e sem borrões, já que a frequência é de 60Hz.

Quanto ao áudio, nós indicamos a combinação com soundbars, já que essa TV Sony conta com apenas dois canais com potência de 10W em cada, além do processamento de som Clear Audio+. As funções extra são poucas e incluem o visual de cabos escondidos e organizados, além de vir com a Google Assistente integrada.

Ficha técnica da TV 4K Sony X805G:

  • Tamanhos da TV: 49, 55, 65 e 75 polegadas
  • Tipo de tela: LCD
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: AndroidTV
  • Frequência nativa: 60 Hz
  • Conexões: 4 HDMI, USB, ARC, RF, Wi-Fi, Bluetooth, Ethernet e Chromecast integrado
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Extras: Visual Cabos escondidos e organizados

Leia também: