Produtos e novidades em TV

Netflix libera áudio de alta qualidade para Smart TVs com tecnologia Dolby Atmos e 5.1

Segundo a empresa, maior resolução de áudio não vai exigir mais da conexão com a internet.

tv, smart tv, netflix
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

TVS COM NETFLIX BARATAS:

A Netflix lançou um comunicado, no dia 1º de maio, que anuncia a chegada de áudio de alta qualidade em Dolby Atmos e 5.1 canais para conteúdos exibidos em Smart TVs.

Além disso, a resolução de áudio vai acompanhar a estabilidade do sinal de internet durante o streaming, como já acontece com a resolução de imagem.

Segundo a plataforma, o objetivo é levar aos assinantes um resultado que fique o mais próximo possível do cinema.

Afinal, a qualidade de áudio faz parte de experiência e imersão de um conteúdo audiovisual.

Entretanto, essa otimização de som também pode representar maior exigência na transferência de dados. Por isso, a Netflix tornou o recurso adaptável, de forma que a estabilidade do streaming não sofra em conexões de internet banda larga mais lentas.

Essa adaptação do conteúdo de acordo com a largura de banda recebida pelo dispositivo é semelhante à que já existe na parte de vídeo e qualidade de imagem.

Identificação automática e variação de taxa de bits

De acordo com as informações da Netflix, o aplicativo vai identificar a reprodução em TVs compatíveis com as tecnologias Dolby Atmos e reprodução em 5.1 canais, e a taxa de bits vai variar segundo as possibilidades da conexão de internet.

Para conteúdos com áudio 5.1, a taxa recebida pode variar de 192 kbps (para conexões mais lentas) até 640 kbps. Já nos conteúdos em Dolby Atmos, essa taxa será de 448 kbps até 768 kbps. O objetivo é que essas taxas sigam em constante evolução.

Segundo a Netflix, mesmo nas taxas mais baixas, os arquivos de áudio reproduzidos garantem uma boa experiência.

Ajustes automáticos

A segunda novidade é o ajuste automático do áudio dentro das variações de taxa de bits apresentadas. Com isso, caso o streaming comece com conexão mais lenta e melhore ao longo do tempo, a qualidade de áudio também vai ganhar em qualidade, como já acontece com a imagem.

Até agora, a configuração de som era realizada no início da reprodução e não podia ser alterada. Então, caso a conexão com a internet melhorasse ao longo da exibição, a imagem apresentava um aumento em resolução, mas o áudio continuava com a mesma qualidade mais baixa inicial.

A Netflix não informou se os conteúdos com áudio em Dolby Atmos e 5.1 canais ficarão disponíveis em dispositivos específicos, já que falou apenas em aparelhos de TV em geral. Segundo a plataforma, os filmes e séries que apresentarem os recursos vão ser identificados.

Com informações de Netflix Media Center.

Quer ler mais sobre TVs e Smart TVs? Chega mais e conheça a nossa página dedicada ao assunto!

Veja também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv