Entenda antes de comprar em TV

O que é HDMI?

Descubra o que é HDMI e como você pode aproveitar essa entrada na TV.

O que é HDMI
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A tecnologia dos eletrônicos evolui muito rápido, mas se você forçar um pouco a memória ainda vai lembrar daquele emaranhado de fios usados para conectar aparelhos de videocassete, DVDs e outros produtos à TV de tubo.

Pois é, a tendência hoje é reduzir essa quantidade de cabos e facilitar as conexões, o que pode tornar tudo mais prático para você transferir conteúdos entre diferentes aparelhos. E isso pode ser visto inclusive nas TVs e em alguns dos seus recursos, como no caso da entrada HDMI.

E você sabe o que é HDMI (High-Definition Multimedia Interface)? Bom, se você vai comprar uma TV, é interessante que você entenda tudo sobre essa entrada, para saber como e quando usar. E aqui você pode descobrir tudinho. Olha só:

Afinal, o que é HDMI?

HDMI é uma porta que dá acesso a todos os recursos de áudio e imagem que você deseja transmitir à sua televisão. Assim, se lá no passado, para conectar seu DVD na TV era necessário usar de dois a três fios. Agora, com uma TV HDMI, você precisa ligar apenas um cabo que já transmite áudio e vídeo juntos, conectando a TV a um produto compatível.

Preços | Televisores com HDMI

Na hora de escolher a sua TV com entrada HDMI, você vai encontrar uma variedade de modelos. Só para você ter uma ideia, a entrada HDMI está presente nos mais diferentes tipos de tela, como em modelos de TV LED.

E você quer uma TV grande para sala? Então também vai encontrar modelos que vêm com entradas HDMI. Enfim, as opções são muitas, e variam desde diferentes marcas até o preço do produto.

Um dos maiores diferenciais desse sistema é que ele é totalmente digital. Desta forma, ao conectar o cabo de uma TV HDMI a um Blu-Ray Player, por exemplo, a qualidade das imagens será bem superior se comparado a um sistema analógico.

Existem televisores com uma ou duas entradas HDMI, mas o recomendável é optar por modelos que tenham pelo menos três portas. Assim você pode jogar, ouvir, ver e interagir na sua TV sem precisar desligar e trocar os cabos a todo o momento.

Mais detalhes sobre a entrada HDMI

Vale lembrar que, para que a tecnologia funcione, é necessário que todos os aparelhos conectados tenham também entrada HDMI. Mas será que HDMI é igual em qualquer equipamento?

Existem dois tipos de conexões HDMI – o tipo A e o tipo B – sendo que o primeiro é mais conhecido e também o mais utilizado.

O HDMI tipo A possui 19 pinos e é compatível com a tecnologia DVI-D, semelhante ao HDMI, mas inferior em termos de qualidade. Já o HDMI tipo B funciona com o sistema dual link e é indicado para quem procura resoluções com excelente qualidade.

HDMI para TV e muitos outros produtos

Além do Blu-Ray, você pode encontrar câmeras digitais, videogames, notebooks, entre outros, com HDMI. Na hora de comprar um desses aparelhos, fique de olho nas especificações para ter a certeza de que o produto escolhido vem com HDMI.

Com um produto compatível, você vai poder conectá-lo em uma TV com HDMI e ver conteúdos com muita qualidade de som e imagem.

Então, gostou de saber o que é HDMI e suas vantagens? Agora você já pode escolher sua TV nova, e não se esqueça: observe a quantidade HDMI que ela oferece. Com 3 entradas ou mais, será bem prático conectar diferentes aparelhos no seu televisor. 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv